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12 perguntas do Meu Timão aos candidatos à presidência do Corinthians

Com a ajuda da torcida do Corinthians, através do Fórum do Meu Timão, formulamos 12 perguntas aos candidatos à presidencia do clube, com o efeito de comparação entre as ideias e os ideais dos candidatos. Com a retirada da chapa de Ilmar Schiavenato, sobraram apenas Roberto de Andrade e Antônio Roque Citadini. Confira as respostas do candidatos:

1. Qual sua visão sobre as estratégias de marketing do Corinthians? Como pretende explorar a marca Corinthians em prol do clube e quais são os projetos de internacionalização e ampliação da marca?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

Tenho em minha campanha as pessoas de maior êxito nos trabalhos de marketing recente do Corinthians.

O vice Luis Paulo Rosemberg, por exemplo, vem apresentando um conjunto de medidas para valorizar nossa marca e conseguir mais recursos para o Clube.

Espero poder contar com as melhores cabeça para que o clube retome uma posição de destaque nesta àrea.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Desde 2007, quando afastamos o Dualib, o grupo “Renovação e Transparência”, do qual faço parte, revolucionou o marketing do Corinthians.

Hoje temos mais de 110 lojas da Poderoso Timão, que nem sequer existiam antes. Temos mais de mil produtos licenciados.

Estamos investindo muito na exploração da marca por meio das redes sociais. No ano passado, nosso Facebook passou de 4 milhões para mais de 10 milhões de seguidores, alcançando o primeiro lugar das Américas.

A pré-temporada feita nos Estados Unidos, nesse ano, além de ser um sucesso esportivo, foi uma ótima medida para internacionalização da marca. Precisamos repetir.

Mas, evidentemente, há ainda muito a fazer. O trabalho não pode parar. Por isso, elegemos como chave de toda a nossa campanha a palavra “evolução”. É preciso reconhecer os êxitos, mas é preciso ter ciência de que precisamos continuar evoluindo. Não queremos voltar pra trás! Queremos seguir em frente.

Especificamente quanto ao marketing, nossa proposta, além da evolução do trabalho já feito, tem um trunfo muito valioso: Ronaldo Fenômeno. Ele já disse expressamente que, se vencermos as eleições, ele voltará para ajudar a explorar a nossa marca. Estou muito confiante na evolução do nosso marketing.

2. Qual é o projeto/proposta para reverter o déficit orçamentário do Corinthians em 2014? Quais são suas estratégias? É possível o clube se reerguer financeiramente já em 2015? Qual é a projeção para restabelecer as finanças do clube?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

Vivemos uma difícil situação financeira que enfrequece toda as ações do clube: na contratação de atletas e nas renovações de contratado.

O clube precisa gastar de forma melhor. Os gastos dos últimos anos foram improdutivos e prejudicaram fortemente o caixa do clube.

Gastar melhor e trabalhar para aumentar a receita é o caminho para chegarmos a um equilibrio orçamentário. E com finanças em dia o Corinthians terá grandes times e será imbativel.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Não há milagre, nem solução mágica. O caminho é o óbvio: é preciso reduzir gastos e aumentar a receita.

Quanto fui diretor administrativo, na gestão do Andrés Sanchez, fiz um profundo e exitoso trabalho de saneamento das despesas.

Mas é preciso reconhecer que houve alguns excessos ultimamente. Precisamos retomar aquele trabalho de formiguinha e reanalisar todos os contratos.

Além disso, precisamos evoluir no trabalho de marketing, como dito acima, e na exploração econômica do estádio.

O ano de 2015 será difícil, de muito trabalho, mas não são cabíveis algumas projeções catastróficas que tenho ouvido. Nada disso. Estou otimista. O Corinthians é gigante e, com disciplina, método, profissionalismo, resolveremos essa questão.

3. Você é a favor do voto de sócios do futebol (fiel torcedores) nas eleições do clube? E o que você acha da participação política dos torcedores?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

O programa fiel-torcedor foi um passo importante no clube. Infelizmente apresenta falhas em medidas recentes. Terá que sofrer alterações que corrijam os erros atuais.

O clube precisa estabelecer um programa claro e factível, que permita a migraçãos do FT para sócio do clube e outro na mesma, mão que permita ao sócio ter acesso ao projeto fiel torcedor.

Esse caminho de integração será importante para os dois: FT e sócios patrimoniais.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Para o Fiel Torcedor participar das eleições é necessária uma alteração estatutária. Essa é uma discussão que cabe ao Conselho Deliberativo e à Assembleia Geral dos associados.

Eu penso que todo o Corinthiano deveria participar dos destinos do clube. Foi o nosso grupo, “Renovação e Transparência”, que conquistou para os associados o direito de votar para Presidente. Nós implantamos as eleições diretas.

Se não houver alteração estatutária, penso que cabe à Diretoria facilitar ao máximo para que os Corinthianos tornem-se sócios do clube.

4. Quais são as suas ideias para crescer o programa de sócios? Pretende criar algum programa de sócio exclusivo para torcedores que vivem longe da capital (e por isso não frequentam a Arena)?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

Como disse, o atual programa fiel-torcedor necessita de reformas.

Vamos propor ao debate várias medidas que atendam os torcedores (inclusive os de fora de SP).

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Há um grande projeto já em estudo para o aumento do número de sócios. O Corinthians tem torcedores do país inteiro. Todos devem ter acesso.

Independentemente da mudança estatutária, a Diretoria tem liberdade para dar descontos e fazer promoções especiais, levando em consideração as características particulares de cada torcedor. Vamos implantar facilidades, sim. É preciso ser flexível e ágil para atender a diferentes necessidades/interesses.

5. Quais são suas ideias sobre a otimização de arrecadação na Arena (ingressos, tours, lojas e outras formas de monetização)? Sobre os ingressos, acredita ser necessário rever a política de preços da Arena?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

A nossa nova Arena precisa de um projeto moderno e arrojado para otimizar a arrecadação.

Os americanos são especialistas em encontrar esses caminhos.

Vamos inovar e ser arrojado. Com isso teremos melhores resultados na Arena (inclusive) na venda de ingressos.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Temos um orgulho imenso em, enfim, depois de mais e 100 anos de história, termos entregado ao nosso torcedor a lindíssima Arena Corinthians. É um estádio moderno, bonito, a altura do torcedor Corinthiano.

E, como tudo que é novo, é preciso um período para acerto de detalhes.

A pergunta, muito bem feita, já traz a resposta. É necessário explorar economicamente cada espaço da arena. Precisamos criar o hábito do torcedor viver uma experiência de todo um dia no estádio. O jogo é apenas uma parcela do evento. O torcedor tem que ter o prazer de chegar cedo ao estádio, almoçar, passear, fazer compras. Enfim, curtir um passeio que extrapole os 90 minutos da partida.

Além disso, a estrutura tem que ser mantida para utilização dos habitantes e trabalhadores da região independentemente dos dias de jogos.

E, claro, o estádio tem que estar preparado para receber torcedores que desejarem conhece-lo todos os dias do ano. Tem que ser um verdadeiro santuário do bando de loucos!

Sobre ingressos, creio que não podemos ter posições fixas, inegociáveis. É preciso estar atento às alterações contextuais. Creio que os ajustes devem ocorrer naturalmente. É preciso ter sensibilidade para adequar preços à realidade dos torcedores.

6. Qual sua opinião sobre a influência da CBF e FPF no futebol? E o STJD? Como essas entidades podem prejudicar ou apoiar o Corinthians e qual será sua conduta em relação a elas?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

Essas entidades (Federações e CBF) são tradicionalmente contrárias a qualquer mudança no futebol.

Vamos propor mudanças em todas as àreas (inclusive na organização de nosso futebol).

Não creio que qualquer entendidade vá querer prejudicar o Corinthians. Seria uma luta de malucos.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Creio que o Corinthians precisa criar um departamento específico para suas relações institucionais.

Hoje, pela nossa grandeza, já somos extremamente respeitados pelos órgãos diretivos do futebol. Mas uma assessoria específica fortaleceria essa relação.

7. Qual a visão sobre a profissionalização da gestão esportiva? Pretende contratar profissionais especializados ou prefere ter nomes de “confiança” nesses departamento?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

Não vejo contradição.

O Departamento de futebol deve ser profissional e moderno, mas deve ser de confiaça do clube senão os "agentes" tomam conta, como já ocorre em muitos clubes.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

A gestão no futebol já é totalmente profissionalizada. Falo, sem medo de errar, que temos a melhor de equipe de profissionais do país.

Por imposição do estatuto, o cargo de diretor de futebol não é remunerado. Essa é a única função que não é profissional. Mas logo abaixo dele toda a estrutura deve e é feita por profissionais do mais alto nível.

8. No futebol, temos exemplos de dois grandes clubes que atuam de forma muito diferente em relação a categorias de base: Barcelona e Real Madrid. Enquanto o primeiro investe pesado na base, o segundo prefere investir em contratações caras mas já “garantidas”. Qual das duas estratégias seria melhor para o Corinthians?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

Acho que devemos fazer grandes refomas em nossa base.

Devemos investir na formação de atleta até porque o Corinthians e o futebol brasileiro precisam muito.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Evidentemente, a máxima utilização de “pratas da casa” é política muito mais barata e que deve ser explorada.

Nosso trabalho no Departamento de Formação de Atletas é extraordinário. Somos os atuais Campeões Paulista, Brasileiro e da Taça São Paulo no sub/20. Somos os maiores vencedores da Taça São Paulo. Dos nove títulos conquistados em toda nossa história, três, um terço, aconteceram na gestão do nosso grupo.

E ficaremos ainda mais fortes com a finalização do Centro de Treinamento das categorias de base!

Cabe à Diretoria cobrar da comissão técnica maior prestígio aos atletas feitos em casa.

9. Ainda sobre a equipe, o que o Corinthians deve fazer para acabar com o rombo na folha salarial causado por contratos de jogadores que já não atuam mais pelo clube?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

Precisamos acabar com esta enxurrada de contratações que no final apresenta um grande número de jogadores emprestados a outros clubes. Foi um grave erro desta atual gestão.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Contratos em vigor têm que ser cumpridos. Não há outra alternativa.

Para o futuro, é necessário retomar a política de contenção de gastos.

10. E qual sua visão sobre empresários e empresas que detém os direitos econômicos dos jogadores? O quanto essa prática pode ser benéfica ou prejudicial para o clube?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

A norma da Fifa deve ser aplicada. Todos os atletas que entrarem serão 100% do Corinthians.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

O empresário sempre foi uma realidade. Não adianta enganar o torcedor com discursos de pureza absoluta.

De qualquer forma, com a nova regulamentação da Fifa, a partir de 01/05 direitos econômicos não poderão mais ser cedidos a terceiros.

11. Qual será sua política de transparência de gestão? Quais são suas propostas e promessas para a torcida em relação à divulgação de informações a respeito de contratação, salários de jogadores, contratos com empresas, adiantamentos e patrocínios?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

O clube deve estabelecer um conjunto de medidas de transparências de seus atos. É preciso criar uma Controladoria Interna que democratize as informações.

Aqueles atos que dependerem de sigilo, o clube deverá afirmar de forma clara.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Acredito que nosso grupo revolucionou essa questão da transparência. Nosso site deve ser o mais completo nesse quesito.

Mas há informações que são sigilosas, por força de contrato. E contrato se cumpre.

Ademais, em relação a salários, sou contra a divulgação. Não se pode expor pessoas nos dias de hoje.

12. Por fim, como você vê o cenário do futebol no Brasil nos próximos 3 anos, e como o Corinthians pode se sobressair perante os outros clubes uma vez que tem a torcida mais engajada do Brasil?

Antônio Roque Citadini

Antônio Roque Citadini

O clube precisa equilibrar suas finanças.

Se fizer isso será um time imbatível em qualquer competição. E é isso que faremos.

Roberto de Andrade

Roberto de Andrade

Repito o que disse lá em cima: o Corinthians precisa continuar evoluindo. Não pode voltar para trás. Não pode parar.

Quando fui diretor de futebol, conquistamos tudo: Brasileiro, Libertadores, Mundial, Paulista e Recopa.

É preciso continuar subindo degraus. E os objetivos têm que ser os mesmos.

Com o nosso estádio, que se mostrou ser um caldeirão pé quente, e juntos com o nosso maior patrimônio, a nossa torcida, estou convencido de que logo estaremos no topo novamente.