Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians 0 x 0 Atlético-MG - Brasileirão 2024

Brasileirão 2024 - Corinthians 0 x 0 Atlético-MG

Partida de futebol entre Corinthians 0 x 0 Atlético-MG nBrasileirão 2024

https://www.meutimao.com.br/jogo/8043/brasileirao_2024/corinthians-0-x-0-atletico-mg

02:00

2024-04-14T16:00:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 0 X 0 Atlético-MG

Brasileirão 2024
14 de abril de 2024, 16:00
Corinthians 0 x 0 Atlético-MG
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 112 de 112 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians não aproveita superioridade numérica e tropeça em casa na estreia do Brasileirão

O Corinthians tropeçou na estreia do Brasileirão. O Timão ficou só no empate sem gols contra o Atlético-MG, na tarde deste domingo, na Neo Química Arena, mesmo com um jogador a mais no segundo tempo inteiro em duelo válido pela primeira rodada do campeonato. Battaglia foi expulso na reta final da etapa inicial com segundo cartão amarelo após impedir ataque de Yuri Alberto.

O primeiro tempo começou com pressão do Corinthians, que tentou sufocar o Atlético-MG para tentar roubar a bola no campo de ataque, mas sem sucesso. O adversário igualou o nível da partida e até chegou a balançar as redes de Cássio com Saravia, mas o lance foi anulado pela arbitragem por impedimento. No último minuto dos acréscimos, Battaglia recebeu o segundo cartão amarelo por falta em Yuri Alberto e foi expulso.

A etapa final foi de pressão do Corinthians, que apesar de ficar mais presente no campo de ataque, pouco conseguiu criar chances claras de gol e ficou só no empate na Neo Química Arena na estreia do Brasileirão.

Agenda do Timão: o próximo compromisso do Corinthians será nesta quarta-feira, quando enfrenta o Juventude fora de casa pela segunda rodada do Brasileirão. A bola vai rolar às 20h, no Alfredo Jaconi, no município de Caxias do Sul.

Escalação

A escalação do Corinthians na estreia do Brasileirão foi a mesma do jogo contra o Nacional, do Paraguai, pela Sul-Americana. Logo, os estrangeiros Fausto Vera e Romero ganharam sequência no time titular de António Oliveira nas vagas de Breno Bidon e Pedro Raul, respectivamente.

Os 11 iniciais do Timão para enfrentar o Atlético-MG foi formado por: Cássio; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Fausto Vera e Rodrigo Garro; Wesley, Romero e Yuri Alberto - veja a formação abaixo.

A escalação do Corinthians para enfrentar o Atlético-MG na estreia do Brasileirão

Meu Timão

No banco de reservas, Maycon foi a novidade. O volante se recuperou de uma lesão na coxa direita e voltou a ser opção para António Oliveira, que além dele conta com os seguintes atletas para o confronto: Carlos Miguel, Matheuzinho, Maycon, Paulinho, Pedro Henrique, Gustavo Silva, Pedro Raul, Matheus Bidu, Cacá, Breno Bidon, Raul Gustavo e Igor Coronado.

O Atlético-MG, por sua vez, foi escalado assim pelo treinador argentino Gabriel Milito: Everson; Saraiva, Maurício Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia, Zaracho e Igor Gomes; Paulinho e Hulk.

O jogo

Primeiro tempo

Logo antes do primeiro minuto de jogo, Yuri Alberto recebeu passe enfiado de Romero e foi derrubado na entrada da grande área. Na cobrança, Rodrigo Garro chutou colocado, mas sem tanta força e viu Everson fazer a primeira defesa da partida sem dificuldades.

Depois foi a vez de Rodrigo Garro sofrer falta no meio-campo após roubada de bola e arrancada ao ataque. O próprio argentino cobrou e lançou a bola na segunda trave, onde estava Raniele em jogada ensaiada e o volante tentou rebater para o meio da grande área, mas a defesa do time visitante fez o corte.

Os primeiros dez minutos foram de pressão do Corinthians, que subiu as linhas e encurtou o espaço do Atlético-MG para sair jogando por passes curtos. Com a defesa alta corinthiana, o adversário chegou pela primeira vez ao ataque com uma enfiada de bola para Hulk nas costas do zagueiro. O camisa 7 atleticano chegou até a grande área, encarou Cássio e chutou rasteiro para ninguém. A arbitragem, porém, já tinha assinalado impedimento no lance.

Cássio trabalhou pela primeira vez aos 13 minutos. Paulinho recebeu passe enfiado nas costas da defesa do Corinthians e tocou em diagonal para a grande área, onde estava Igor Gomes, que bateu mesclado após a chegada da marcação corinthiana e o camisa 12 não teve problemas para agarrar a finalização.

A pressão inicial do Corinthians foi bem controlada pelo Atlético-MG, que passou a ter mais posse de bola no campo de defesa do Timão. A equipe corinthiana reduziu as linhas e segurou as investidas do oponente para sair no contra-ataque.

E foi no contra-ataque que o Corinthians voltou a pisar na grande área do Atlético-MG. Yuri Alberto ganhou de Maurício Lemos na corrida e cruzou rasteiro em diagonal para Romero, que puxou para a perna esquerda e arriscou a finalização no meio da defesa adversária.

O jogo ficou mais veloz na metade do primeiro tempo. Depois de perder a bola no meio-campo, o Corinthians viu o Atlético-MG lançar bola para Paulinho no ataque. O atacante tinha Hulk como opção e ficou contra dois defensores do Timão, sendo um deles Félix Torres, que controlou bem a profundidade e induziu o adversário a passar a bola errado, ficando sob posse do equatoriano.

A partida ficou marcada por bastantes faltas. Antes dos 30 minutos, o Corinthians já tinha três jogadores amarelados: Fagner, Raniele e Romero; contra dois do Atlético-MG: Jemerson e Battaglia.

A meta corinthiana voltou a sofrer finalizações por volta dos 36 minutos. Após cobrança do Atlético-MG para ninguém na grande área, Guilherme Arana pegou a sobra no lado oposto e lançou novamente na defesa do Timão, onde estava Maurício Lemos, que cabeceou por cima do travessão.

Aos 40 minutos, o Atlético-MG balançou as redes do Corinthians, mas o lance foi invalidado. Em lançamento para Saravia, o lateral-direito desviou de cabeça e marcou, mas a arbitragem assinalou posição irregular dele e confirmou após checagem obrigatória no árbitro de vídeo.

No último lance do primeiro tempo, Yuri Alberto foi lançado em profundidade ao ataque e foi derrubado por Battaglia. O árbitro assinalou falta, mas a princípio não advertiu o volante adversário, que já tinha cartão amarelo. O bandeirinha, no entanto, orientou que a infração foi para advertência, e o juiz expulsou o jogador do Atlético-MG.

O juiz autorizou o reinício de jogo após o protesto do Atlético-MG pela expulsão,e Garro lançou a bola na grande área nas mãos de Everson. O lance marcou o fim do primeiro tempo e o Corinthians foi para o intervalo com um jogador a mais.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, António Oliveira sacou o já amarelado Fagner para promover a entrada de Matheuzinho na lateral direita. O Atlético-MG, por sua vez, substituiu o meia Igor Gomes para escalar Igor Rabello e ter mais um zagueiro na defesa.

Mesmo com um a menos, o Atlético-MG não ficou esperando o Corinthians no campo de defesa no início da etapa final e explorava os lados do campo com Arana, que conseguiu escanteio aos três minutos, cobrado por Hulk para Zaracho na entrada da grande área. O meia atleticano, contudo, isolou a finalização da jogada ensaiada.

A primeira investida contundente do Corinthians ocorreu aos oito minutos. Romero recebeu enfiada de bola no lado direito do ataque e sofreu falta. Na cobrança, Garro cruzou na segunda trave, onde não tinha nenhum companheiro naquele setor.

Mais participativo no segundo tempo, Wesley começou a sessão de dribles no ataque. O jovem atacante cortou Saravia no lado esquerdo da grande área do Atlético-MG e ainda driblou Paulinho entre as pernas antes de encher o pé. A finalização foi defendida por Everson, que viu a defesa atleticana afastar a bola para escanteio.

Quatro minutos depois, Garro recuperou a bola no campo de defesa do Corinthians e fez lançamento em profundidade para Yuri Alberto nas costas da defesa do Atlético-MG. Contudo, antes do camisa 9 chegou Everson para rifar a bola para a lateral e impedir uma grande chance do Timão de abrir o placar.

Com maior presença do Corinthians no campo do adversário, o Atlético-MG tinha os contra-ataques como arma. O Timão, entretanto, tinha êxito em retomar a posse de bola logo após a perda e tentava aproveitar os espaços para se lançar em velocidade, mas não conseguia finalizar ao gol.

Aos 25 minutos, António Oliveira fez duas alterações no Corinthians. Fausto Vera e Gustavo Henrique deixaram o campo para as entradas de Maycon e Paulinho. Apesar da saída do zagueiro, Raniele quem recuou para formar dupla de zaga com Félix Torres, enquanto os substitutos preencheram o meio-campo.

Pouco tempo depois, foi a vez de Igor Coronado entrar em campo. O meia substituiu o argentino e companheiro de posição Rodrigo Garro.

E por pouco Igor Coronado não deu uma assistência para Romero aos 31 minutos. O meia cruzou na cabeça do paraguaio, que não conseguiu desviar efetivamente para o gol e desperdiçou a chance de abrir o placar para o Corinthians.

Foi a última tentativa do camisa 11 de fazer a diferença no jogo, já que ele foi substituído por Pedro Raul pouco depois do lance. O centroavante passou a formar dupla de ataque com Yuri Alberto no sistema ofensivo do Timão.

Nos 15 minutos finais do jogo, Cássio voltou a sofrer perigo. Em cruzamento fechado de Hulk na grande área, o ex-Corinthians Jemerson por pouco não desviou de cabeça para o gol e acabou chocando a barriga na trave, mas seguiu jogando normalmente.

Antes dos acréscimos, Hugo por pouco não marcou um golaço. O lateral-esquerdo aproveitou sobra no meio-campo e emendou uma finalização de pé esquerdo que passou próximo da trave esquerda de Everson.

Na reta final do jogo, Gustavo Scarpa sofreu falta na entrada da grande área que gerou bastante reclamação do Corinthians. Ele mesmo cobrou no canto de Cássio e o ídolo corinthiano se esticou todo para fazer a defesa e manter o placar zerado.

As polêmicas de arbitragem tomou conta da reta final da partida. Com muitas paralisações, houve reclamações generalizadas de ambos os times e a partida terminou empatada sem gols na Neo Química Arena.

Ficha técnica de Corinthians 0 x 0 Atlético-MG

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 14 de abril de 2024 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins
Cartões amarelos: Fagner, Hugo, Raniele, Yuri Alberto, Romero, Matheus França e Maycon (Corinthians); Everson, Saravia, Jemerson, Battaglia e Hulk (Atlético-MG)
Cartão vermelho: Battaglia (Atlético-MG)
Público: 44.285 pagantes (público total: 44.597)
Renda: R$ 2.784.292,50

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Matheus França), Félix Torres, Gustavo Henrique (Maycon) e Hugo; Raniele, Fausto (Paulinho) e Rodrigo Garro (Igor Coronado); Wesley, Yuri Alberto e Romero (Pedro Raul).
Técnico: António Oliveira

ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia, Zaracho (Alan Franco) e Igor Gomes (Igor Rabello); Paulinho (Scarpa) e Hulk (Vargas).
Técnico: Gabriel Milito

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a partida: Corinthians 0 x 0 Atlético-MG