Corinthians tem quatro rivais para 'secar' e ser o 2º melhor da fase de grupos

Corinthians tem quatro rivais para 'secar' e ser o 2º melhor da fase de grupos

O Corinthians terminou a fase de grupos da Libertadores como queria: líder do grupo 5. A vitória por 3 a 0 sobre o San José coloca o time de Tite momentaneamente como o segundo melhor desta fase atrás apenas do Atlético-MG. Tem 13 pontos contra 15 dos mineiros. Porém, como seis grupos ainda estão abertos, a situação privilegiada dos corintianos pode estar ameaçada.

Leia também: Sem hipocrisia, Corinthians não quer pegar brasileiros nas oitavas

Nacional, Libertad, Olimpia e Santa Fé podem superar o Corinthians e jogá-lo para a sexta melhor campanha da fase de grupos, o que comprometeria as pretensões do clube de trazer para o Pacaembu os jogos de volta de mata-mata a partir das quartas de final. Nas oitavas essa vantagem está assegurada.

Na Libertadores as campanhas da fase de grupos são levadas para as etapas seguintes. Assim, quem soma mais pontos nesta primeira parte do campeonato ganha o direito de decidir em casa os duelos contra rivais que fizeram menos pontos. É o caso do Atlético-MG, que com 100% de aproveitamento em cinco jogos já é o melhor time do torneio até aqui e poderá jogar a partida de volta das partidas eliminiatórias em Belo Horizonte.

Em 2012 o Corinthians teve a segunda melhor campanha da fase de grupos. O Fluminense foi o primeiro. Como o time carioca caiu para o Boca Juniors nas quartas de final, o Corinthians passou a ser o time com melhor campanha e, consequentemente, teve para o direito de decidir os confrontos em casa até a final .

Veja a situação de cada clube que pode ultrapassar o Corinthians

Nacional
Lidera o grupo 1 com 10 pontos. Pode chegar a 13, mesma pontuação do Corinthians, se vencer o Barcelona na última rodada em Guayaquil, dia 17. Porém, para ultrapassar o time brasileiro, os uruguaios terão de vencer por três gols de diferença e assim igualar o saldo, hoje 8 a 5 a favor dos corintianos. Como o segundo critério de desempate é o número de gols marcados, o Nacional ultrapassaria o Corinthians. Os dois times têm 10 gols.

Libertad
Líder do grupo 2 com 8 pontos. Pode chegar a 14 se vencer o Palmeiras - nesta quinta-feira no Pacaembu - e o Tigre, dia 18, em Assunção.

Independiente Santa Fé
Líder do grupo 6 com 11 pontos. Para ultrapassar o Corinthians basta vencer o Real Garcilaso em Bogotá no dia 16.

Olimpia
Lidera o grupo 7 com 10 pontos. Situação parecida ao do Nacional. Precisa de vitória por dois gols contra o Newell's Old Boys, nesta quinta-feira, para superar o saldo do Corinthians

Fonte: Ig

Veja Mais:

  • Rodriguinho enfrenta o Patriotas na Colômbia; fora Gabriel, Carille promove quatro novidades

    Em treino na Colômbia, Carille define escalação do Corinthians para jogo da Sul-Americana

    ver detalhes
  • Cássio ergue taça de campeão paulista 2017; jogador está perto de atingir 300 jogos

    Perto dos 300 jogos, Cássio elege Corinthians de 2017 o melhor grupo do qual fez parte

    ver detalhes
  • Da arquibancada para o campo: estádio de adversário do Corinthians não tem alambrado; veja vídeo

    Da arquibancada para o campo: estádio de adversário do Corinthians não tem alambrado; veja vídeo

    ver detalhes
  • Romarinho foi protagonista da final da Libertadores há cinco anos

    Viraliza na web versão de gol do Romarinho narrado por Galvão Bueno; assista

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes