Comitê Popular da Copa negociará com torcida do Corinthians para protestar no entorno da Arena

Comitê Popular da Copa negociará com torcida do Corinthians para protestar no entorno da Arena

Arena Corinthians já vai ganhando gramado

Arena Corinthians já vai ganhando gramado

Foto: Divulgação

O Comitê Popular da Copa em São Paulo, entidade da sociedade civil que reivindica maior participação popular no planejamento e o fim das desapropriações de residências em virtude de obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014, irá divulgar nos próximos dias uma carta aberta às torcidas de futebol, especialmente à do Corinthians, reiterando seu direito de livre manifestação e explicando que o comitê não milita contra o clube alvinegro ou contra a construção do estádio corintiano em Itaquera.

A iniciativa da entidade tem como objetivo evitar qualquer tipo de incidente em eventuais manifestações que sejam realizadas nas áreas próximas ao estádio, que está sendo construído para receber a partida de abertura da Copa de 2014. "O problema não é o estádio, é o Estado", resume Juliana Brito, membro do Comitê Popular.

Segundo ela, um dos principais itens da pauta de reivindicações do comitê é o fim das desapropriações em virtude de obras da Copa. De acordo com um estudo divulgado pela organização nacional do movimento, 250 mil famílias já perderam ou correm o risco de perder suas casas por causa das intervenções.

"O pior é que os processos de desapropriação não são executados como se deveria. As pessoas demoram para receber a indenização, passam a receber auxílio-aluguel insuficientes ou são deslocadas para regiões distantes de onde moravam", argumenta a ativista.

É dentro deste contexto que o Comitê Popular enxerga o entorno do estádio corintiano como uma área problemática. "Para realizar obras de trânsito em volta da arena, a Favela da Paz será destruída. O processo está sendo preparado sem que a população do local seja minimamente informada de prazos e condições", afirma Juliana Brito. Cerca de 5.000 famílias deverão ser removidas do local até o final do ano.

Além da carta aberta, o comitê pretende marcar reuniões com líderes de torcidas organizadas do Corinthians para explicar a situação. "Queremos exercer nosso direito de protestar nas ruas que quisermos, mas compreendemos que os torcedores corintianos zelem pelo estádio que está sendo construído. Por isso vamos conversar com eles (torcedores organizados), para mostrar que não pretendemos causar qualquer dano ao estádio, apenas protestar por uma Copa do Mundo mais democrática".

O UOL Esporte conversou com membros da torcida Gaviões da Fiel na última quarta-feira e ouviu dos torcedores que ainda não foram contatados por nenhuma entidade para tratar do assunto manifestações, e que é disposição geral dos corintianos garantir a segurança do estádio.

Já o delegado Mario Gobbi, presidente do Corinthians, acredita que a série de manifestações ocorridas durante a Copa das Confederações por conta dos gastos em estádios não chegará ao Itaquerão. De acordo com o cartola, existe uma certa implicância em relação ao clube quando se trata desse assunto.

"O Corinthians ia fazer o estádio dele. Foi escolhido para ser o da Copa. Todos os estádios da Copa ganharam incentivos fiscais, não foi só o nosso. É que só falam da gente. Vai levar para Zona Leste, que é uma região carente, que precisa de emprego, desenvolvimento, o estádio vai levar isso para lá. Todos tiveram incentivos. Agora o Corinthians não pode. Porque os outros não vendem jornal, o que dá audiência é falar do Corinthians", disse, em entrevista ao UOL Esporte no último dia 4.

Fonte: UOL Copa

Veja Mais:

  • Cerca de 200 integrantes de organizadas foram ao Pacaembu neste domingo

    Ato de organizadas tem gritos de 'Vamo Chape' e pedido por liberdade nos estádios

    ver detalhes
  • Kalil, à direita de Roberto de Andrade, pediu licença de 60 dias

    Vice-presidente solicita licença do cargo e dispara contra diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Bruno César anotou o segundo gol na vitória por 2 a 0

    Ex-jogador do Corinthians marca golaço de falta e dedica à Chapecoense; veja o vídeo

    ver detalhes
  • Filha dá resposta sensacional ao pai palmeirense: 'Vai, Corinthians'

    Pai força garotinha a cantar música do Palmeiras, e ela surpreende com um 'Vai, Corinthians!'

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Renan

    Ranking: 363º

    Renan 1273 comentários

    por @renan.costa6

    Acredito nas boas intenções desses organizadores. Mas o problema é que eles não conseguem controlar os protestos e com toda a certeza vândalos irão se infiltrar pra tentar destruir o patrimônio do clube.

  • Foto do perfil de Galinho

    Ranking: 9º

    Galinho 17691 comentários

    por @galinho.paulista

    Itaquerão é o cassete! E quem tem C.Ú tem medo... As manifestações são livres... Mas se for pra fazer zona na área do estádio... Eu... Da minha parte não concordo! A cidade de São Paulo é grande... O estado de São Paulo é maior ainda... O Brasil então... Lugar pra manifestação não falta... Se for pra zuar... Vão pra frente da prefeitura... Na frente do Palácio dos Bandeirantes... Ou do Planalto... SE LIGA! VAI CORINTHIANS!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 6º

    Marquinhos 19003 comentários

    56º. por @lhpmarquinhos

    Itaquerão e o c#$%@&*, podem manifestar a vontade, mais se vieram a querer, planejar ou somente tentar depredar e invadir o bicho vai pegar.

  • Foto do perfil de Ricelly

    Ranking: 4082º

    Ricelly 121 comentários

    55º. por @ricelly.luiz

    Como se eles conseguissem controlar os vândalos que andam junto nestes protestos, não tem que ser bonzinho nada, se marcarem fua em nosso estádio meter #$!@%da mesmo pra defender o que é nosso!

  • Foto do perfil de Reinaldo

    Ranking: 414º

    Reinaldo 1155 comentários

    54º. por @reizinho

    Vai protestar na casa do carvalho. Aqui é Corinthians, se for lá perto a torcida tem que estar presente e proteger nosso patrimônio.

  • Foto do perfil de J@A

    Ranking: 412º

    [email protected] 1161 comentários

    53º. por @joaquim

    Vale a verdade. Esse pessoal nunca lembrou que existe a zona leste, principalmente Itaquera, agora que está sendo algum tipo de investimento vem com essa conversa. Vão protestar na Paulista; Brooklin; Jardim Leonor; etc. Pergunto: as desapropriações para o Monotrilho? Ninguém fala nada?

  • Foto do perfil de David

    David 3 comentários

    52º. por @david.harper

    Uol e R7, rede record são todos sensacionalistas. Não checam a notícia antes de publicar. Lixo!

  • Foto do perfil de Ed

    Ed 34 comentários

    51º. por @edpaitl

    Se tem gente sendo despejada, não é para a construção da Arena Corinthians, provavelmente nem deve ter escritura do terreno, muito paga imposto, fala pra mim uma favela que está legalizada. Na porta do nosso Estádio NÃO terá bagunça. Vai Corinthians.

  • Foto do perfil de Rogerio

    Ranking: 41º

    Rogerio 6173 comentários

    50º. por @rsavio

    Primeiro, Itaquerão é a Puta que Pariu.
    Segundo, perto da Arena Corinthians esses caras nem podem chegar, vamos nos unir e enfrenta-los se insistirem com isso.

  • Foto do perfil de Gabriel

    Ranking: 2351º

    Gabriel 246 comentários

    49º. por @gabriel.nmv

    Eu já falei 100 vezes para tirarem as matérias do UOL daqui, ELES SÃO ANTIS E SÓ SABEM FAZER POLEMICA COM O CORINTHIANS! ITAQUERAO É A SUA MAE #$!@%, O NOME É Arena Corinthians! Eu sou a favor de protestos pacíficos, afinal, precisamos de mudanças nesse país! Mas não acho que perto do estádio é lugar de fazer isso, se for protestar na paz tá tudo certo, agora se for para fazer quebra-quebra vão arrumar pra cabeça. E não se esqueçam UOL = LIXO!

  • Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 3504º

    Marcelo 150 comentários

    48º. por @marcelochocos

    Em Curitiba quiseram tocar o regaço na Arena da Baixada e meia dúzia dos fanáticos botaram pra correr.
    Aqui o negócio e mais embaixo. Exército Alvinegro no mínimo com 10 mil em prontidão.
    Bom. Recado tá dado né.

  • Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 1459º

    Marcelo 405 comentários

    47º. por @marcelo.mahfuz

    Vão protestar na porta da prefeitura e do governo do Estado. Temos que ficar de olho pois os anti vão querer agir para provocar confusão principalmente incitados por essa mídia (vide o que esse UOL tá fazendo) Já coloquei em outros tópicos o Estádio é do Corinthians; nós não pedimos para ser o Estádio da cidade de São Paulo que sediará a Copa.