Venha fazer parte da KTO
x

Dirigente diz que encontrou falta de qualidade na base do Corinthians

4.2 mil visualizações 35 comentários Reportar erro

Marcelo Rospide chegou ao Corinthians em outubro do ano passado e é, desde então, o superintendente-técnico da base do clube, com a missão de recuperar o departamento, muito criticado pela falta de revelações de peso nos últimos anos. Em poucos meses, ele promoveu trocas de treinadores, contratou mais profissionais para as comissões técnicas e foi ao mercado buscar promessas. Os reforços chegaram ao Parque São Jorge justamente porque ele entendeu, ao avaliar o que tinha em mãos, que precisava melhorar o nível dos atletas.
"Um dos diagnósticos que a gente fez, em termos gerais, é de que tínhamos de agregar qualidade nas nossas equipes", disse Marcelo Rospide, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.
No primeiro semestre, o clube trouxe cinco jogadores para o seu time sub-20. Nas últimas semanas, fechou com dois meias para as equipes sub-17 e sub-15, entre outras contratações pontuais. A tática tem como objetivo fortalecer todas as equipes para o ano que vem, quando poderá cobrar resultados de seus subordinados, depois de um ano tentando implantar sua filosofia.
Rospide é gaúcho e trabalhou no Grêmio por 17 anos, tendo começado na base e atingido os profissionais em 2009, quando chegou a comandar a equipe de forma interina. Agora, sua missão é fazer o clube que mais vezes levantou a taça da Copa São Paulo voltar a ganhar títulos e revelar talentos, o que não tem acontecido nos últimos anos.
Confira abaixo a entrevista completa do superintendente:
UOL Esporte: Você chegou ao Corinthians no ano passado. O que você encontrou e o que conseguiu fazer desde então?
Marcelo Rospide: Eu fui contratado para após a saída do [ex-jogador] Marcelinho Paulista. Quando conversaram comigo, a proposta era de médio a longo prazo, de outubro de 2012 até o fim da atual gestão. O que eu me propus a fazer? Primeiro, eu cheguei para fazer um diagnóstico do momento do clube. Evitei qualquer grande intervenção e meu papel foi observar e ir pensando em situações para a gente tentar transformar para esse ano. Tudo que havia sido planejado em 2012, como a Copa São Paulo desse ano, foi mantido. A partir daí, a gente delimitou, em conjunto com a coordenação, uma nova linha metodológica. Procuramos direcionar as categorias menores, sub-13, sub-11, para um trabalho mais voltado para fundamentos, deixando questões táticas e mais complexas mais adiante no processo.
UOL Esporte: Dentro dessa metodologia, não me parece ocasional que o seu técnico do sub-17 seja o Rodrigo Leitão, que é elogiado por montar equipes com aplicação tática. A ideia é que nessas equipes mais velhas a questão tática seja mais importante?
Marcelo Rospide: Acho que o Rodrigo tem esse perfil. No inicio do ano eu fui atrás do Osmar [Loss, hoje técnico do time sub-20], e ele ficou no Inter. Daí passamos a ir atrás do Emerson [Ávila, ex-técnico da seleção sub-20, contratado no início de 2013 e demitido há cerca de um mês]. Quando eu trago um treinador desse quilate para o sub-20, obviamente eu estou visando não só a formação, mas também conquistar alguma coisa mais concreta, mas não deu o encaixe. Infelizmente o momento do Emerson aqui não fechou. Agora estamos trazendo o Osmar, que já era uma ideia inicial. As equipes do Osmar são mais competitivas, independentemente da qualidade.
UOL Esporte: Neste ano, a gente viu o Corinthians contratando jogadores na base. Foi uma leitura sua de que precisava agregar qualidade?
Marcelo Rospide: Foi. Um dos diagnósticos que a gente fez, em termos gerais, é de que tínhamos de agregar qualidade nas nossas equipes. É óbvio que nem sempre no mercado é possível trazer todos que você quer, e às vezes temos de apostar em quem está aqui. Mas eu entendi, desde o início da temporada, que era fundamental nós agregarmos valores nas equipes, principalmente a partir do sub-15. E foi o que a gente fez. Foi uma politica que a gente resolveu adotar e a direção deu todo o apoio.

Fonte: Uol

Veja Mais:

  • Corinthians entrará na oitava rodada do Brasileirão figurando na zona de rebaixamento

    Veja situação do Corinthians na tabela do Campeonato Brasileiro após fim da sétima rodada

    ver detalhes
  • Rodrigo Garro, Cacá e Raniele são três dos favoritos a assumirem a responsabilidade de capitão sem os líderes do elenco

    Sem líderes à disposição, quem deve ser o capitão do Corinthians? Vote na enquete do Meu Timão

    ver detalhes
  • António Olivera garantiu que o Corinthians terá novidades na próxima janela de transferências

    Corinthians prepara 'novidades' para o elenco na janela de transferências do meio do ano

    ver detalhes
  • Fagner atualmente se recupera de uma lesão na parte posterior da coxa direita

    António Oliveira cita importância de Fagner ao Corinthians e busca soluções após lesão do lateral

    ver detalhes
  • António Oliveira tratou Fagner, Carlos Miguel e Romero como as principais referências no grupo alvinegro

    António Oliveira cita três nomes e vê outros dois novatos com potencial de líderes no Corinthians

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo foi relacionado pela primeira vez pelo Corinthians nesta temporada no último sábado

    Saiba como vai ser a reintegração de Moscardo no elenco do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: