STJD pede para CBF alterar regra da punição aos clubes

STJD pede para CBF alterar regra da punição aos clubes

STJD pede para CBF alterar regra da punição aos clubes

STJD pede para CBF alterar regra da punição aos clubes

Rio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) - O procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, encaminhou nesta quarta-feira ao presidente da CBF, José Maria Marin, um ofício no qual solicita que a entidade altere o Regulamento Geral de Competições (RGC) para 2014 a fim de incluir as sanções previstas pela Fifa em casos de perdas de mando de campo - jogos com portões fechados, de uma torcida só e até mesmo banimento de um estádio.

O STJD está em campanha para que casos como brigas de torcidas nos estádios resultem em punições mais severas, como forma de coibir a violência nas arquibancadas. Atualmente, o RGC prevê que os clubes punidos com perda de mando de campo, em virtude de distúrbios iniciados por seus torcedores, façam seus jogos a 100km de sua cidade-sede.

'Essa forma de punição não tem eficácia nenhuma. Temos assistido a uma escalada astronômica de violência nos estádios', critica Paulo Schmitt, que utilizou como um de seus argumentos para a solicitação a obrigatoriedade de aplicação das normas da Fifa pelas confederações filiadas, como a CBF.

'O jogo entre Corinthians e Vasco (em Brasília, no fim de agosto) deveria ter sido um bom exemplo. Mas, com essa punição fraca, vimos vários casos semelhantes nas últimas rodadas (do Campeonato Brasileiro)', destacou o procurador.

Paulo Schmitt disse que pretende provocar uma reunião com os dirigentes da CBF para discutir o tema. Além do ofício encaminhado nesta quarta-feira à entidade, o procurador vai compilar mais documentos e imagens para reforçar o pedido do STJD, que também está em conversas com os ministérios públicos estaduais em busca de formas mais duras de punição no campo cível e criminal.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Michel (à esq.) e o sobrinho foram ao Maracanã naquele 23 de outubro

    Terceiro corinthiano solto no Rio desabafa: 'Fui pra ver o jogo, não pra brigar'

    ver detalhes
  • Torcedores na Arena poderão adicionar patch da Chapecoense em camisas

    Loja da Arena irá personalizar grátis camisas em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Corinthians já definiu profissionais que devem permanecer e ser negociados

    Isaac, Mendoza, Oswaldo... Confira quem chega e quem sai do Corinthians

    ver detalhes
  • É tudo política, estúpido!

    [Marco Bello] É tudo política, estúpido!

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes