STJD pede para CBF alterar regra da punição aos clubes

STJD pede para CBF alterar regra da punição aos clubes

STJD pede para CBF alterar regra da punição aos clubes

STJD pede para CBF alterar regra da punição aos clubes

Rio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) - O procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, encaminhou nesta quarta-feira ao presidente da CBF, José Maria Marin, um ofício no qual solicita que a entidade altere o Regulamento Geral de Competições (RGC) para 2014 a fim de incluir as sanções previstas pela Fifa em casos de perdas de mando de campo - jogos com portões fechados, de uma torcida só e até mesmo banimento de um estádio.

O STJD está em campanha para que casos como brigas de torcidas nos estádios resultem em punições mais severas, como forma de coibir a violência nas arquibancadas. Atualmente, o RGC prevê que os clubes punidos com perda de mando de campo, em virtude de distúrbios iniciados por seus torcedores, façam seus jogos a 100km de sua cidade-sede.

'Essa forma de punição não tem eficácia nenhuma. Temos assistido a uma escalada astronômica de violência nos estádios', critica Paulo Schmitt, que utilizou como um de seus argumentos para a solicitação a obrigatoriedade de aplicação das normas da Fifa pelas confederações filiadas, como a CBF.

'O jogo entre Corinthians e Vasco (em Brasília, no fim de agosto) deveria ter sido um bom exemplo. Mas, com essa punição fraca, vimos vários casos semelhantes nas últimas rodadas (do Campeonato Brasileiro)', destacou o procurador.

Paulo Schmitt disse que pretende provocar uma reunião com os dirigentes da CBF para discutir o tema. Além do ofício encaminhado nesta quarta-feira à entidade, o procurador vai compilar mais documentos e imagens para reforçar o pedido do STJD, que também está em conversas com os ministérios públicos estaduais em busca de formas mais duras de punição no campo cível e criminal.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Carille comandou o treino do Corinthians deste sábado, no CT Joaquim Grava

    Pablo treina, e Carille define escalação do Corinthians contra o Atlético-GO

    ver detalhes
  • Clayson foi relacionado pela primeira vez no Corinthians

    Com estreia de Clayson e Pablo, Corinthians relaciona 22 contra Atlético-GO

    ver detalhes
  • Roberto (à esq.) está pessimista por negócio com Cicinho

    Roberto de Andrade esclarece especulações, vê Cicinho distante e abre o jogo sobre Nenê

    ver detalhes
  • Nenê foi oferecido nos últimos dias para a diretoria do Corinthians

    Nenê é oferecido ao Corinthians; até troca com dois jogadores alvinegros é sugerida

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes