Após ser responsabilizado por torcedores, Corinthians solta nota oficial de repúdio

10 mil visualizações 64 comentários

Por Meu Timão

Corinthians divulgou nota de repúdio às punições sofridas pelo clube

Corinthians divulgou nota de repúdio às punições sofridas pelo clube

Gazeta Press

Com uma das maiores torcidas do Brasil, e também uma das maiores torcidas organizadas, o Corinthians tem sofrido punições exemplares por atos de violência de seus próprios torcedores - uniformizados ou não - praticados dentro do estádio.

Mesmo quando os atos acontecem fora da Arena Corinthians ou de estádios onde o time é o mandante, o clube é duramente penalizado - ignorando-se a impossibilidade do clube de atuar na revista de torcedores ou na organização da segurança do local.

Por essa razão, o Corinthians publicou nesta quarta-feira uma nota de repúdio à aplicação da lei da Resposabilidade Objetiva, que pune as agremiações pelo comportamento dos torcedores - mesmo quando os infratores são identificados e poderiam responder pela autoria de seus atos.

Confira a nota oficial do clube:

O Sport Club Corinthians Paulista, inconformado com a continuidade da aplicação da Responsabilidade Objetiva (aquela sem culpa) dos clubes esportivos por atos praticados por torcedores, apresenta estudo elaborado por seu Departamento Jurídico e encaminhado a todas autoridades desportivas e poderes constituídos do país em dezembro de 2013, onde demonstramos que a conduta ilícita deve recair tão somente sobre o seu autor, havendo recursos técnicos a serem utilizados nas praças esportivas que possibilitam sua identificação, aplicando-se, após comprovação da conduta ilícita, pena restritiva de frequentar os estádios pelo prazo de três meses a três anos, permanecendo durante as partidas em repartição policial, bastando, para tanto, que as autoridades de nosso país apliquem na íntegra o art. 41-B da Lei nº 10.671/03 (Estatuto do Torcedor).

O Corinthians ainda relembrou um estudo feito ainda em 2013 pelo departamento jurídico do clube, que apontava as incoerências da lei. Um dos pontos levantados pelo clube é exatamente sobre o critério de punição, que designa a responsabilidade para o clube quando este "não tomar as providências capazes de reprimir ou previnir" sem indicar quais seriam essas.

Veja Mais:

  • Corinthians negocia venda de 70% dos direitos de Varanda ao Red Bull Bragantino

    Corinthians negocia venda dos direitos de Rodrigo Varanda para o Red Bull Bragantino; veja detalhes

    ver detalhes
  • Mantuan é uma das esperanças da torcida do Corinthians

    Gustavo Mantuan faz treino inteiro com o elenco e fica perto de voltar a jogar no Corinthians

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito em treino do Corinthians nesta quarta-feira

    Corinthians dá sequência aos treinos para enfrentar o Flamengo com atividade de marcação

    ver detalhes
  • Giuliano foi o primeiro reforço do Corinthians na temporada

    Giuliano diz onde pode jogar no Corinthians com Sylvinho e revela: 'Sempre fui corinthiano'

    ver detalhes
  • Roger Guedes pode estar próximo de acerto com o Corinthians

    Roberto de Andrade comenta situação de Roger Guedes; Corinthians espera liberação

    ver detalhes
  • No primeiro compromisso do Corinthians em 2021, em janeiro, ainda pelo Brasileirão 2020, uma inesperada goleada por 5 a 0, na Neo Química Arena

    Corinthians ganhou apenas duas vezes de times considerados grandes em 2021; Flamengo vem aí

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 467º

    Fernando 2616 comentários

    @fernando.cortezzi em

    Já falei mil vezes e repito: quem tem que ser penalizado é o torcedor e não o clube... Vários clubes já foram penalizados e nada, absolutamente nada mudou... Tem que punir o torcedor que cometeu o ato... E claro que o clube tem que parar de bancar estes caras né...

  • Foto do perfil de Galinho

    Ranking: 34º

    Galinho 17716 comentários

    @galinho.paulista em

    Olha... Na minha humilde opinião... Não tem castigo pior para quem curte alguma coisa de coração... Do que ficar de fora! Tirar dinheiro não vai tirar... Ir preso eu duvido... Agora proibe de entrar pra tú ver se neguinho não fica chateado? !

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de sergio

    Ranking: 44º

    Sergio 13714 comentários

    64º. @serginho.fut em

    Acredito se o time estivesse jogando o que tinha que jogar não haveria tantas brigas na torcida assim. Mas concordo que esta lei é uma comédia, porque acredito que o clube não pode ser responsabilizados em muitos casos por atos da torcida.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de welber

    Ranking: 429º

    Welber 2786 comentários

    63º. @pra.cima.timao em

    Eai? Vai ficar só em nota? Porquê não acionar as entidades na justiça comum pelo prejuízo causado ao clube pelo erro de julgamento? Não precisa questionar pontos perdidos, ou punições de atletas e sim provar apenas e tão somente a má fé do STJD em seus julgados, exemplos de dois pesos e duas medidas é o que não falta para provar tantos desvios de caráter dessa corja. Aliás, algum clube já acionou o STJD para afastar o seu Procurador de cifras eternizado no cargo por lá?

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 822º

    Marcos 1724 comentários

    62º. @marcopreto em

    Tão fácil...só punir os culpados, colocar as fotos deles em todos os lugares e não deixar entrar nos estádios...

  • Foto do perfil de Everton

    Everton 10 comentários

    61º. @everton.rodrigues.de em

    STJD E máfia de dinheiro.
    Punir torcedor não da dinheiros por isso que esses corruptos do futebol não punem os torcedores. Eles vão punir o clube isso da dinheiro cada mutinha e 50mil 100mil. E mais eles fazem questão de deixar o torcedor vandalo solto nos estádios porque? Porque ele vai cometer mais um vandalismo e a máfia DO STJD vai multar o clube novamente e encher o bolso meia cueca desses safados. Amigos isso nunca vai mudar infelizmente!

  • Foto do perfil de ROGERIO

    Ranking: 4016º

    Rogerio 420 comentários

    60º. @rogerionicola em

    E digo mais... A Arena não tem como identificar pessoas?
    Se tem, porque não começa ela mesmo a punir os torcedores, não deixando os que atrapalham e prejudicam o Corinthians sem poder entrar na Arena. Se pela lei não pode fazer isso, ao menos identifique e passe isso para a polícia.
    O clube não é parceiro das organizadas? Quem pariu Mateus que cuide...

  • Foto do perfil de ROGERIO

    Ranking: 4016º

    Rogerio 420 comentários

    59º. @rogerionicola em

    Se tiver certeza (não tenho) que o Corinthians não dá, não paga, não financia, não ajuda as torcidas organizadas eu acho correto o time não ser responsabilizado.
    Agora se, de alguma forma, o time estiver com as torcidas (financeiramente e logisticamente) é responsável ou cúmplice. Infelizmente!

  • Foto do perfil de Ricardo

    Ranking: 821º

    Ricardo 1725 comentários

    58º. @ricardo.felippi em

    é impressão minha ou o "rapaz" está segurando o corrimão? Será que este infeliz "rapaz" deve voltar à Arena com os privilégios de torcedor uniformizado? Tá difícil de identifica-lo... Temos que impedir a entrada de pessoas como estas

  • Foto do perfil de Edgar

    Ranking: 2059º

    Edgar 832 comentários

    57º. @juniortaz em

    O que o Corinthians quer não intereça ao stjd, o que esses oportunistas quer é o dinheiro do Corinthians, e 50,1oo mil de vez em guando. Há acharam a galinha dos ovos de ouro né, vocês acham que esses lasrões do stjd vão querer perde essa boquinha, lá tá todo mundo bonitinho rindo atoa as custa do troxa do Corinthians ao comando do mario dorme!

x