Buscando mais transparência, CBF quer saber com que dinheiro os clubes contratam
1.6 mil visualizações 68 comentários
Por Meu Timão

Marin quer mais transparência dos clubes com relação à compra e venda de jogadores
No começo de 2015, algumas coisas devem mudar no futebol brasileiro. A primeira grande mudança deverá vir da CBF que pretende mostrar um novo documento para os clubes do país.
Na nova determinação, os clubes deverão prestar contas sobre o registro e a transferência de atletas. Além de tirar todas as dúvidas sobre o que pode e que não pode, a entidade quer criar medidas específicas para dar transparência nas negociações dos atletas. As informações são do portal da ESPN e da repórter Camila Mattoso.
Uma comissão formada por diretores de Marin e de alguns presidentes das federações foi formada para discutir a ideia. Do que já foi debatido, a ideia é obrigar os times de futebol a divulgarem os valores das transações, como elas foram feitas e com quais empresários.
- É uma coisa que está sendo discutida com o objetivo único de dar transparência para o futebol brasileiro. Os clubes vão ter que dizer quanto pagaram para ter tal jogador, como foi a compra e quais foram os empresários que participaram do negócio. Essas são apenas algumas das coisas que eles terão de mostrar com o novo regulamento - afirmou Mauro Carmélio, presidente da federação cearense, em contato com a reportagem.
- Ainda não terminamos. Mas isso deve constar no documento final da comissão. Se será aprovado, eu já não sei dizer, mas acredito que sim - completou.
De acordo com Reinaldo Buzzoni, que comanda agora o departamento de registros da CBF, a intenção é também diminuir as confusões nos campeonatos.
- Além de querer mais transparência dos clubes na questão das transferências, o documento vai ajudar os diretores dos times a saberem o que podem ou não fazer. Muitas vezes eles têm dúvidas e não há em nenhum lugar informações sobre isso. A partir do ano que vem, eles terão. Vai ser uma medida muito importante - disse.
- Queremos que haja mais transparência nas negociações e nas contratações. A gente precisa ter regras para isso e vamos criá-las - finalizou.
O diretor da entidade ainda explicou que o documento final será enviado para a Fifa, para que ela autorize as novas regras que serão criadas para a temporada de 2015.
- Vamos acabar o novo regulamento e enviaremos para a Fifa. Ela pede que seja assim e precisa aprovar as nossas intenções. Especialmente na parte das transferências. Pelo que sabemos, ela tem acordo com o que estamos elaborando e não deve ser um problema. Isso certamente estará pronto para 2015 - finalizou Buzzoni.