UOL se rende à Arena Corinthians

UOL se rende à Arena Corinthians

Por Meu Timão

Portal UOL publicou matéria destacando pontos fortes da Arena Corinthians

Portal UOL publicou matéria destacando pontos fortes da Arena Corinthians

Foto: Reprodução Internet

Tudo bem que eles ainda chamam de "Itaquerão", mas o portal UOL se rendeu à Arena Corinthians em matéria publicada na manhã desse sábado. Às vésperas do confronto contra o Mogi Mirim, na nova casa alvinegra, o Timão ostenta uma aproveitamento invejável como mandante: são 22 partidas sem perder - 16 vitórias e seis empates.

Aproveitamento que, segundo o UOL, acontece por causa de "elementos que, de fato, fazem o estádio recentemente construído jogar a favor do Corinthians".

Para comprovar esse dado, mesmo que não seja objetivo, o portal citou três fatores "peculiares" que "provocam efeito moral no time corintiano".

Acústica que impulsiona os jogadores

A matéria cita a acústica da Arena Corinthians como um dos pontos que jogam a favor do Timão. "De acordo com o projeto feito, a intenção era de o Itaquerão produzisse a sensação sonora dobrada em relação ao Pacaembu. E para isso, não se pensou apenas no efeito moral para o Corinthians, mas também no conforto da vizinhança do estádio. Para que o som fosse abafado, quatro camadas de absorção do som foram instaladas na cobertura. O formato da camada inferior foi pensado para que o som batesse e voltasse ao gramado.

Antes das partidas do Corinthians, mesmo quando ainda há pouco público, a sensação sonora é de que o estádio está mais cheio do que na sensação visual. No projeto do Itaquerão, 113 decibéis era o ápice previsto, justamente no momento dos gols corintianos".

Gramado que incomoda adversários

"A bola corre mais rápido que na grande maioria dos campos brasileiros e dificulta as coisas para os adversários em alguns momentos. O fato foi apontado por são-paulinos como Rogério Ceni no último duelo pela Copa Libertadores, e fez com que diversos escorregões acontecessem. Habituado, inclusive por treinar por lá, o Corinthians acaba por tirar alguma vantagem.

Chamado pelo meia Alex de o melhor do Brasil, o gramado corintiano foi importado de Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos e plantado no próprio Itaquerão em junho de 2013. A inspiração do modelo está nos ingleses Wembley e Emirates Stadium, mas com peculiaridades. O sistema de refrigeração custou R$ 1,5 milhão para colocar ar e água gelados na grama. Há uma máquina de iluminação artificial especial".

Torcida que enche o estádio

"São 23 partidas na nova casa, se contado o amistoso com o Corinthian Casuals-ING. Lá, o Corinthians conseguiu média de público superior a 30 mil pagantes por jogo desde a inauguração. De acordo com dados do clube, mais de 700 mil ingressos já foram vendidos, e a Libertadores têm feito aumentar a presença de torcida.

Contra o São Paulo, há dez dias, o recorde do Itaquerão foi quebrado com a presença de 38487 pagantes. Essa renda ajuda o clube a se preparar para as parcelas mensais de R$ 6 milhões a serem pagas ao BNDES no segundo semestre".

Veja Mais:

  • Anderson Martins, Leandro Castán e Enzo Roco foram especulado no Corinthians

    Com 50% dos votos, zagueiro é escolhido pela Fiel entre os especulados no Corinthians

    ver detalhes
  • Sem oportunidades, Bruno Paulo está próximo de deixar o Corinthians

    Fora dos planos do Corinthians, Bruno Paulo negocia com time pernambucano

    ver detalhes
  • Balbuena saiu lesionado do jogo contra o Vitória, na Fonte Nova

    Balbuena diminui prazo para volta ao Corinthians, e empresário fala em acordo por ida à Europa

    ver detalhes
  • Zagueiro Pablo está recuperado e deve reforçar Timão no domingo

    Titular retorna, e Carille esboça escalação do Corinthians para duelo com Atlético-GO

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes