UOL se rende à Arena Corinthians
17 mil visualizações 123 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Tudo bem que eles ainda chamam de "Itaquerão", mas o portal UOL se rendeu à Arena Corinthians em matéria publicada na manhã desse sábado. Às vésperas do confronto contra o Mogi Mirim, na nova casa alvinegra, o Timão ostenta uma aproveitamento invejável como mandante: são 22 partidas sem perder - 16 vitórias e seis empates.
Aproveitamento que, segundo o UOL, acontece por causa de "elementos que, de fato, fazem o estádio recentemente construído jogar a favor do Corinthians".
Para comprovar esse dado, mesmo que não seja objetivo, o portal citou três fatores "peculiares" que "provocam efeito moral no time corintiano".
Acústica que impulsiona os jogadores
A matéria cita a acústica da Arena Corinthians como um dos pontos que jogam a favor do Timão. "De acordo com o projeto feito, a intenção era de o Itaquerão produzisse a sensação sonora dobrada em relação ao Pacaembu. E para isso, não se pensou apenas no efeito moral para o Corinthians, mas também no conforto da vizinhança do estádio. Para que o som fosse abafado, quatro camadas de absorção do som foram instaladas na cobertura. O formato da camada inferior foi pensado para que o som batesse e voltasse ao gramado.
Antes das partidas do Corinthians, mesmo quando ainda há pouco público, a sensação sonora é de que o estádio está mais cheio do que na sensação visual. No projeto do Itaquerão, 113 decibéis era o ápice previsto, justamente no momento dos gols corintianos".
Gramado que incomoda adversários
"A bola corre mais rápido que na grande maioria dos campos brasileiros e dificulta as coisas para os adversários em alguns momentos. O fato foi apontado por são-paulinos como Rogério Ceni no último duelo pela Copa Libertadores, e fez com que diversos escorregões acontecessem. Habituado, inclusive por treinar por lá, o Corinthians acaba por tirar alguma vantagem.
Chamado pelo meia Alex de o melhor do Brasil, o gramado corintiano foi importado de Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos e plantado no próprio Itaquerão em junho de 2013. A inspiração do modelo está nos ingleses Wembley e Emirates Stadium, mas com peculiaridades. O sistema de refrigeração custou R$ 1,5 milhão para colocar ar e água gelados na grama. Há uma máquina de iluminação artificial especial".
Torcida que enche o estádio
"São 23 partidas na nova casa, se contado o amistoso com o Corinthian Casuals-ING. Lá, o Corinthians conseguiu média de público superior a 30 mil pagantes por jogo desde a inauguração. De acordo com dados do clube, mais de 700 mil ingressos já foram vendidos, e a Libertadores têm feito aumentar a presença de torcida.
Contra o São Paulo, há dez dias, o recorde do Itaquerão foi quebrado com a presença de 38487 pagantes. Essa renda ajuda o clube a se preparar para as parcelas mensais de R$ 6 milhões a serem pagas ao BNDES no segundo semestre".