CPI que investiga BNDES quer ver contratos da Arena Corinthians

CPI que investiga BNDES quer ver contratos da Arena Corinthians

Por Meu Timão

2.7 mil visualizações 64 comentários Comunicar erro

Arena Corinthians começou a ser paga em julho

Arena Corinthians começou a ser paga em julho

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Com a finalidade de investigar supostas irregularidades envolvendo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em transações ocorridas entre 2003 e 2015, foi requerida a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Com muitas investigações em curso, a mais recente delas envolve a Arena Corinthians.

Nesta quinta-feira, após uma reunião na Câmara dos Deputados, em Brasília, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) solicitou que a Caixa Econômica Federal e o BNDES disponibilizem os documentos relacionados à construção do estádio alvinegro, colocando em dúvida mais ações do Banco Nacional.

"REQUERIMENTO Nº 341/15 - da Sra. Cristiane Brasil - (RCP 14/2015) - que 'requer que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CEF) encaminhem a esta Comissão Parlamentar de Inquérito cópia de toda a documentação referente à construção da Arena Corinthians, incluindo os contratos de financiamento e eventuais aditivos, incluídos aqueles sigilosos e os documentos protegidos por sigilo bancário'", apresenta a pauta da sessão.

As obras da Arena Corinthians iniciaram em maio de 2011. Três anos depois, o estádio foi inaugurado e recebeu até mesmo jogos da Copa do Mundo de 2014. A estratégia pensada para pagar sua construção consiste em usar toda a renda adquirida com bilheteria para quitar as dívidas.

O prazo de carência para começar a quitar o pagamento - iniciado em julho deste ano - é de até 180 meses, de acordo com o contrato assinado ainda em novembro de 2013. O Timão, por sua vez, tenta estender estas datas. O financiamento com o BNDES é de R$ 400 milhões, dos quais parcelas mensais de R$ 5 milhões já vem sendo pagas regularmente.

Veja Mais:

  • Romero perderá o jogo contra o Atlético-PR na Arena da Baixada

    Romero é convocado pelo Paraguai e desfalca Corinthians no Brasileirão

    ver detalhes
  • Foto postada por Gabriel no último dia 11 de março

    Gabriel não fez tatuagem em homenagem a carrasco de rival; entenda a história

    ver detalhes
  • Empate no Majestoso rendeu ponto importante ao Corinthians

    Chances de rebaixamento do Corinthians sofrem leve queda após resultados da 33ª rodada

    ver detalhes
  • Thiaguinho deixou a Arena com muita moral após o Majestoso deste sábado

    Torcida faz campanha por chance à surpresa do Majestoso em vaga deixada por Araos; veja tuítes

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes