Léo Jabá brilha, Corinthians goleia Ituano e se classifica para semi da Copinha

Léo Jabá brilha, Corinthians goleia Ituano e se classifica para semi da Copinha

Por Meu Timão

Com bela atuação do atacante Léo Jabá, Timão eliminou o Ituano e se manteve na briga pelo 10º título do torneio

Com bela atuação do atacante Léo Jabá, Timão eliminou o Ituano e se manteve na briga pelo 10º título do torneio

Foto: Denny Cesare/Ag. Corinthians

O Corinthians conquistou nesta terça-feira, em Limeira-SP, sua sétima vitória consecutiva na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com gols de Léo Jabá (2), Gustavo Tocantins (2), Maycon e Matheus Pereira, o Timão derrotou o Ituano por 6 a 1, no estádio Major José Levy Sobrinho, e garantiu a classificação para a semifinal do certame.

Para o duelo, o técnico Osmar Loss não pôde contar com o volante Warian “Ameixa”. O camisa 5 recebeu o segundo cartão amarelo na goleada por 5 a 2 sobre o Internacional, na última sexta, e deu lugar a Dawhan. No esquema 4-3-3, o Timão foi a campo com: Filipe; Léo Príncipe, Vinícius del’Amore, Léo Santos e Guilherme; Dawhan, Maycon e Matheus Pereira; Gustavo Tocantins, Léo Jabá e Gabriel Vasconcelos.

“Muito satisfatório, hoje pretendemos colocar a bola no chão e circular bem o passe, sem ligação direta. Todos os times que chegam nesta fase têm qualidade e competência. Temos a melhor campanha da competição até o momento, mas vamos trabalhar com humildade”, projetou o comandante corinthiano em entrevista ao canal SporTV.

Surpresa do mata-mata, o Ituano buscava avançar para a semifinal da Copinha pela primeira vez em sua história. Para isso, o adversário do interior paulista confiava em sua trajetória de cinco vitórias e apenas uma derrota. A equipe de Itu era formada por: Júnior; Sidney, Fellipe, Andrey e Luiz Henrique; Caprioli, Ximenes e Patrick; Gabriel Braga, Léo Souza e Wesley.

INÍCIO FULMINANTE E GOLEADA NA PRIMEIRA ETAPA

Um dos favoritos ao título da competição, o Corinthians não demorou a abrir o placar em Limeira. Com passes rápidos e triangulações, o time alvinegro abusou das jogadas laterais e teve um início surpreendente. Aos oito minutos, Léo Príncipe acertou um belo cruzamento para Gustavo Tocantins, que cabeceou para marcar o primeiro do Timão.

Os garotos do Parque São Jorge, porém, não tiraram o pé do acelerador e partiram para cima do Ituano. Três minutos depois, Léo Jabá avançou pela direita, saiu de Luiz Henrique e rolou para Gabriel Vasconcelos. Antes de finalizar, o centroavante acabou empurrado dentro da área e o juiz marcou pênalti. Com categoria, o capitão Maycon tirou do goleiro e anotou o segundo.

Entretanto, o que parecia fácil se tornou perigoso. Com uma postura ofensiva, o Corinthians passou a ceder espaços no contra-ataque e viu o Ituano descontar em pouco tempo. Aos 16, Gabriel Braga fez bela jogada dentro da área e rolou para Léo Souza, que teve o trabalho de apenas empurrar para o fundo da rede alvinegra. O Timão, porém, não se abalou e manteve o futebol compacto e veloz.

Na reta final do primeiro tempo, Léo Jabá puxou o contra-ataque pelo meio e tocou na entrada da área para Matheus Pereira. O camisa 10 bateu de primeira, tirou do arqueiro Júnior e fez o terceiro dos alvinegros. Já nos acréscimos, Léo Jabá tratou de ampliar o marcador após bom lançamento de Gabriel Vasconcelos. Foram quatro gols do Corinthians marcados antes do intervalo.

CHANCES PERDIDAS, MAS CLASSIFICAÇÃO ASSEGURADA

Como esperado, a etapa final da partida foi um prato cheio para os mais de 15 mil torcedores presentes no Limeirão. Mesmo com a vitória parcial, o Timão se lançava ao campo rival e buscava a finalização. Já o Ituano, que necessitava diminuir a diferença de três gols, tentava ter a posse da bola e surpreender os garotos da agremiação paulista.

Aos 11 min, o zagueiro Vinícius del’Amore cochilou dentro da área e entregou de graça para Breno. Cara a cara com Filipe, o atacante bateu colocado e desperdiçou uma chance inacreditável. Na sequência, Léo Souza segurou a bola na área e Wesley finalizou forte, exigindo grande defesa do arqueiro do Parque São Jorge.

Insatisfeito com o resultado, o técnico Osmar Loss promoveu sua primeira alteração: tirou Gabriel Vasconcelos e colocou Claudinho. Segundos depois, o lateral-esquerdo Guilherme invadiu a área do Ituano, foi derrubado e o árbitro marcou o segundo pênalti no confronto para o Alvinegro. O escolhido para a cobrança foi Gustavo Tocantins, que bateu forte e encaminhou a classificação do Timão.

Nos minutos finais, Léo Jabá chamou a responsabilidade e mostrou que pode ser o próximo a ganhar uma oportunidade na equipe profissional. Depois de cruzamento certeiro de Claudinho, o atacante subiu sozinho e marcou o sexto dos atuais campeões sobre o oponente de Itu. Sem tempo para mais nada, o Corinthians garantiu o avanço no principal torneio de base do Brasil.

O próximo adversário do Corinthians será o Cruzeiro. A partida que antecede a decisão da Copinha acontece nesta sexta-feira (22). A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgará o horário e o local do embate nos próximos dias. A outra semifinal será formada pelos vencedores de São Paulo x Flamengo e América-MG x Bahia.

Veja Mais:

  • Farfán foi companheiro de Guerrero na seleção do Peru

    Jornalista revela interesse do Corinthians em atacante peruano

    ver detalhes
  • Camisa a ser usada pelo Corinthians contra o Cruzeiro tem escudo da Chapecoense

    Em ação no Twitter, Corinthians exibe uniforme em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Equipe feminina do Timão foi ao CT Joaquim Grava no início de novembro

    Corinthians renova parceria com Audax e confirma equipe feminina para 2017

    ver detalhes
  • Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes