Gaviões da Fiel divulga nota oficial sobre suspensão imposta pela FPF

Gaviões da Fiel divulga nota oficial sobre suspensão imposta pela FPF

Por Meu Timão

8.8 mil visualizações 234 comentários Comunicar erro

Por meio de nota, organizada do Corinthians se defendeu de punição determinada pela FPF

Por meio de nota, organizada do Corinthians se defendeu de punição determinada pela FPF

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A Gaviões da Fiel se pronunciou, por meio das redes sociais, a respeito da suspensão de 60 dias imposta pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Na tarde desta sexta-feira, a maior torcida organizada do Corinthians criticou a elitização do futebol brasileiro e se opôs ao atual comando da entidade.

A determinação da FPF foi divulgada na noite de quarta-feira. Por conta do uso de sinalizadores durante o jogo entre Corinthians e Flamengo, disputado na última segunda, no Pacaembu, pela final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Gaviões está impedida de acessar estádios paulistas por dois meses.

“Achamos que a molecada da base, ao ter a oportunidade e privilégio de jogar em um Pacaembu lotado, merecia a festa que sempre fizemos com muito gosto e orgulho, para todos que vestiram a camisa do Corinthians. E o fizemos sem melindres”, diz o texto publicado no Facebook oficial da organizada.

“Pois é fácil vender a ideia de que somos um mal ao futebol. Nossos sinalizadores, aqueles que furam camisetas, podem ser para muitos o que há de mais nocivo ao esporte. Mas contestamos a tese destes. O que há de pior para o futebol são os escândalos de corrupção, o valor abusivo dos ingressos, os esquemas de empresários, a mercantilização da paixão, a elitização e esbranquiçamento das arquibancadas”, acrescenta.

Aos 40 minutos do segundo tempo, o juiz Rafael Gomes Felix da Silva, responsável pela arbitragem da decisão da Copinha, precisou interromper o andamento da partida por conta do ocorrido. Alguns integrantes da Gaviões da Fiel acenderam os artefatos na arquibancada, o que dificultou a visibilidade dos jogadores dentro de campo.

Leia a nota oficial da Gaviões na íntegra

Nota Oficial: Punição da F.P.F.

Hoje, os Gaviões da Fiel abordará o tema mais recente, de uma forma diferente. Ao invés da formalidade de uma nota, como costumeiramente fazemos, daremos espaço para um papo reto, sincero, de torcedores para torcedores.

E o mais importante: o papo aqui é de qualquer torcedor para qualquer torcedor, seja ele organizado ou não, seja ele Corinthiano ou não.

Não nos surpreendeu em nada a punição que a Federação Paulista de Futebol destinou a nós, Gaviões da Fiel Torcida, por acendermos sinalizadores na final da Copinha, disputada na segunda-feira passada, dia 25.

A punição era esperada e, justamente por isso, nos adiantamos com os cânticos mais sinceros que poderíamos destinar aos supostos mandatários do esporte bretão: Federação, o futebol não precisa de você!

Verdade esta, cada vez mais absoluta.

Achamos que a molecada da base, ao ter a oportunidade e privilégio de jogar em um Pacaembu lotado, merecia a festa que sempre fizemos com muito gosto e orgulho, para todos que vestiram a camisa do Corinthians.

E o fizemos sem melindres.

Agora que a punição foi formalizada e nós, Gaviões da Fiel Torcida, não poderemos estar nos estádios por 60 dias, deixamos algo bem claro: nossa diretoria não se responsabilizará, durante o prazo da punição, por qualquer ato de qualquer torcedor que esteja nos estádios.

60 dias que vocês, que se empenham dia após dia por um futebol do bom comportamento, da boa conduta, da moral e da ética, terão que caçar outro bode expiatório.

Pois é fácil vender a ideia de que somos um mal ao futebol. Nossos sinalizadores, aqueles que furam camisetas, podem ser para muitos o que há de mais nocivo ao esporte.

Mas contestamos a tese destes.

O que há de pior para o futebol, são os escândalos de corrupção, o valor abusivo dos ingressos, os esquemas de empresários, a mercantilização da paixão, a elitização e esbranquiçamento das arquibancadas.

Não as faixas, bandeiras, instrumentos, cânticos e muito menos a pirotecnia.

Pouco nos importamos com as punições, desde que sejamos ouvidos. Pois quem tenta nos calar e nos rotula como marginais, muitas vezes é quem menos tem moral para tal.

E aqui mandamos recados bem específicos:

Marginal não é quem torce, quem faz festa, mas quem rouba dinheiro da merenda das crianças!

Ao ex-promotor e agora deputado Fernando Capez (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, que se promoveu politicamente às custas da marginalização e propagação do preconceito para com os torcedores organizados, temos um recado.

A você, que sempre nos tratou como caso de polícia, mandamos um afetuoso abraço. Um abraço especial por ser agora alvo não apenas da Polícia Civil, como do Ministério Público de São Paulo, por cobrar propina em licitação das merendas escolares em contrato com o Governo do Estado de São Paulo.

Outro abraço afetuoso ao também promotor Roberto Senise Lisboa, da 5ª Promotoria do Consumidor da capital, que já tentou fechar os Gaviões da Fiel cerca de cinco vezes. Este, que também nos considera indevidos para a sociedade, também é alvo do Ministério Público de São Paulo, pelo recebimento de propinas.

Já aos torcedores, dizemos com toda a certeza, que se são senhores como o Fernando Capez e Roberto Senise Lisboa os certos, aceitamos o rótulo de errados. Somente neste caso!

E para as federações, estaduais e nacional, reiteramos que se suas punições tem o intuito de nos calar, saibam que isso não funcionará. Pois nessa história de certo e errado, temos pontos de vista bem diferente do de vocês.

Acendemos sinalizadores, não roubamos dinheiro público e/ou merenda de crianças.

Pelo futebol do povão, pela festa nas arquibancadas, JAMAIS nos calaremos.

// Gaviões da Fiel Torcida – Lealdade, Humildade e Procedimento \\

Veja Mais:

  • Renan Areias (no centro) está no Corinthians desde os seis anos de idade

    Corinthians empresta capitão do Sub-20 para o Red Bull Brasil

    ver detalhes
  • Fessin já marcou três gols pelo Corinthians no Paulista Sub-20

    Fessin marca, Corinthians vence no Paulista Sub-20 e diminui distância para rival

    ver detalhes
  • Corinthians fechou a primeira fase na liderança e invicto no Paulista Feminino

    Corinthians vence Portuguesa e fecha primeira fase do Paulista Feminino líder invicto

    ver detalhes
  • Corinthians de Ronaldo foi eliminado pelo Tolima em 2011 e mesmo assim Tite seguiu como técnico

    Tite/11 x Loss/18: diferenças e semelhanças entre as crises corinthianas comparadas por Andrés

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Raul

    Raul 28 comentários

    por @rrecacho

    Eu roubei de rico e eles roubam de pobre...então eu estou certo e eles errados. A vá... Justificar um erro apontando outro é piada. Quantos torcedores já morreram por essa guerra estúpida entre as organizadas? Quantos vão precisar morrer? O Fato é enquanto eu não cumprir a lei porque não concordo com ela vai ficar difícil discutir!

  • Foto do perfil de Roberto

    Ranking: 901º

    Roberto 932 comentários

    por @roberto.moreira1

    Pô, se a intensão era homenagem a molecada...esperasse o final do jogo...está proibida a utilização deste artefato

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Blas

    Blas 27 comentários

    234º. por @blas.sanchez

    Meu caro você deve ser imbecil torcida organizada é sinonimo de bandido e ignorante nunca fizeram o bem. São traficantes e bandidos disfarcados. Só sacanearam o Timão suspensões, perda de dinheiro e jogadores Lembre do Edilson Capetinha, Teves, etc se não fosse por esses imbecis o Timão teria ele por mais temporadas e ganho muitos títulos

    Foto do perfil de Paulo

    Paulo 867 comentários

    30/01/2016 às 09h50 por @paulo.henrique.oliv3

    Nunca li tanta asneira igual nesse meu Timão... Pra essas pessoas que falamfalam sem noção, se não fossem as organizadas o futebol não teria a menor graça... Fora ao modelo europeu, vai Corinthians

  • Foto do perfil de Otávio

    Otávio 18 comentários

    233º. por @otaviosoares

    Só respondi ao cara que citou Oruro como se fossem artefatos iguais.

    A proibição só aconteceu por causa daquele caso, ou seja, não faz sentido.

    Foto do perfil de Carlos

    Carlos 75 comentários

    30/01/2016 às 00h02 por @carlosalberto

    Otavio, o chinelo também é inofensivo, mas se jogar no campo, prejudica o Time. Se você, antes de jogar o chinelo, sabe das consequências, ou você é ingênuo ou mal intencionado. Quem qual caso você acha que a gaviões se encontra.

  • Foto do perfil de Otávio

    Otávio 18 comentários

    232º. por @otaviosoares

    Bandeirão atrapalha a visão dos torcedores. Se você é coerente, deve ser contra.

  • Foto do perfil de Jair

    Ranking: 4586º

    Jair 174 comentários

    231º. por @jaizao

    Pode ser contestada mas não descumprida, a não ser que a mesma seja revogada. O que se esta discutindo não é coerência da lei, a legitimidade da PUNIÇÃO. Por isso não se pode falar que a Federação Paulista está errada em punir a instituição, e nem que a torcida está certa em descumprir a lei posta!

    Foto do perfil de Jair

    Jair 174 comentários

    29/01/2016 às 23h44 por @jaizao

    Concordo com você Adenor, mas a proibição dos sinalizadores se tornou LEI, e lei foi feita pra ser cumprida, e quem descumpre uma lei, tem que arcar com ônus da PUNIÇÃO, ou será que nós torcedores não somos suficientemente inteligente pra saber disto? Quando acenderam os sinalizadores não pensaram no clube e nem na instituição GAVIÕES VDA FIEL, e isto se chama IRRESPONSABILIDADE!

  • Foto do perfil de Cristian

    Ranking: 247º

    Cristian 2568 comentários

    230º. por @cristianfoz

    Foi mancada da torcida... Não adianta. Sabe que não pode e mesmo assim FAZ.

  • Foto do perfil de george

    Ranking: 47º

    George 8400 comentários

    229º. por @georgearcienega

    Sinalizadores é proibido em estádios de futebol! Desculpem aí, mas vocês pisaram na jaca! Ainda bem que não foi na arena e no time principal, senão... é multa ou interdita-la! É tanto anti querendo aparecer e encher o saco!

  • Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    Ranking: 601º

    Snaihtniroc 1299 comentários

    228º. por @adenor.leonardo

    Bom eu acho sim, isso é verdade. De acordo com o contexto, com o momento, acho que pode ser necessário quebrar algumas regras, e claro, terá consequencias mas ai vai do tamanho da causa que se defende, milhares de pessoas na história já morreram pelo que defendiam.

    Foto do perfil de Manoel

    Manoel 742 comentários

    30/01/2016 às 12h35 por @cassanti

    Adenor, meu caro, se Você acha que uma lei ou norma, por ser menor, pode ser desrespeitada, sinto muito! Quem mora em apartamento talvez lhe possa dar uns exemplos de como a quebra de normas pode afetar todo o condomínio!

  • Foto do perfil de Raul

    Raul 28 comentários

    227º. por @rrecacho

    Gabriel respeito a sua opinião mas se os sinalizadores sã
    o proibidos então é um erro sim leva-los ao estádio. Isso não é protesto. Se eu não concordo com o preço da passagem não protesto pulando a catraca, se eu não concordo com o preço da gasolina não protesto roubando o posto. Protestar é uma coisa bem diferente de infringir a lei e querer justiça isso apontado erros dos outro é pior ainda. Abraços.

    Foto do perfil de Gabriel

    Gabriel 498 comentários

    29/01/2016 às 20h52 por @gabriel.ribeiro.de.c

    Justificar um erro? Que erro? Pisca pisaca, soltar fumaça, isso é um erro ou festa?
    Eu não consigo entender, desde quando proibiram sinalizadores o artefato passou a ser um erro, mas porque a proibição não é um erro?
    Antes de proibirem não existia essa onda de pessoas contra os sinalizadores, mas aí surge uma proibição ridícula e todo mundo começa a apoiar tal medida? !
    porque aceitar calado? A Gaviões simplesmente não concorda e protesta contra essa proibição.

  • Foto do perfil de Beto

    Ranking: 358º

    Beto 1943 comentários

    226º. por @beto.silva12

    Só fazem é prejudicar o Corinthians. Fazem é punir e prejudicar. E ficar retrucando um político corrupto não melhora em nada a imagem deles. Esses caras espantam sim o torcedor comum dos estádios.

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 6609º

    Thiago 103 comentários

    225º. por @thiago.marques.sanch

    Daqui uns dia não vai mais nem pode
    grita o nome do clube no estádio que já vão punir agora não pode mais fazê nada no estádio que e motivo de punição gaviões está certa a corrente jamais será quebrada aqui e gaviões