Atraso para início do tour gera reclamações da torcida e atrapalha loja da Arena Corinthians

Atraso para início do tour gera reclamações da torcida e atrapalha loja da Arena Corinthians

Arena Corinthians poderia receber turistas para tour em dias sem jogos

Arena Corinthians poderia receber turistas para tour em dias sem jogos

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A Arena Corinthians está prestes a completar dois anos de funcionamento. Desde então, a Fiel vive a expectativa de uma espécie de tour a exemplo do que acontece nos principais estádios da Europa e de demais países da América do Sul. Mas nem mesmo os inúmeros pedidos de torcedores e os questionamentos dos responsáveis pela loja da Nike na casa do Timão evitaram que o início das visitações pagas chegasse ao quinto mês de atraso.

O planejamento de abrir as portas da Arena e assim ganhar mais uma fonte de renda estava travado por conta das obras inacabadas da Odebrecht. A construtora, no entanto, anunciou o término da construção no fim de setembro de 2015. A partir de então, o presidente do clube, Roberto de Andrade, prometeu iniciar o tour "em no máximo 30 dias". Tal previsão casava com a data de inauguração da megaloja da Nike no prédio Oeste do estádio.

Nem a loja nem a torcida, no entanto, contam com a visitação até o momento. Torcedores utilizam as redes sociais para cobrar o Corinthians e Arena (veja tweets abaixo). Já os responsáveis pelo estabelecimento de vendas entram em contato ao menos uma vez por mês com pessoas ligadas ao estádio para saber acerca do andamento das negociações com a empresa que deverá cuidar do tour.

Em conversa com o Meu Timão, Roger Reis, sócio-operador da loja, alegou ouvir do Corinthians desde o início de novembro que o tour "está na fase final de assinatura de contratos". Em contato com responsáveis pela Arena, a reportagem ouviu, nesta segunda-feira, dia 4, discurso semelhante.

"Ainda não conseguimos responder as suas perguntas, pois os detalhes do tour estão em fase final de definição", escreveram os responsáveis pelo estádio via e-mail, se referindo a questionamentos referentes à previsão de início do tour e ao preço que deverá ser cobrado.

"Tenho certeza que quando começar o tour as vendas em dias que não há jogos vão aumentar muito. Durante a semana em dia que não há jogos, realmente é fraco (o movimento na loja). Preciso muito da visitação para movimentar esses dias", contou Reis.

Aberta há quase cinco meses diariamente das 10h às 18h (com horário especial em dias de jogos), a loja da Arena faz de 700 a 900 vendas nos dias em que o Corinthians joga. Em fins de semana e feriados sem partidas, os clientes costumam ser turistas que passam por Itaquera, atendendo de 50 a 120 clientes por dia. Durante a semana, contudo, as vendas despencam para 20 a 50 diárias. A quantidade de funcionários varia de 20 a 60 pessoas de acordo com a demanda do estabelecimento, que possui cerca de mil metros quadrados.

"Com o tour eu espero atender mais de 200 (torcedores) todos os dias, imaginando que compareçam no mínimo 300 visitantes todos os dias. E eu acho que isso é fácil de acontecer com uma arena linda, com um clube reconhecido mundialmente. Todo mundo quer conhecer a Arena, entrar no vestiário, tirar uma foto no gramado", disse o sócio-operador.

Ações como a iniciada na semana passada, na qual sócios-torcedores do programa Fiel Torcedor têm direito a 5% de desconto nas compras ajudam a incrementar as vendas em dias de jogo. A loja também construiu quatro quiosques divididos no setor Leste nos pisos inferior e superior. Torcedores dos setores Oeste e Sul têm de passar em frente à loja principal "obrigatoriamente" para terem acesso ao estádio.

Fato é que, o Corinthians vai tendo "prejuízo" enquanto demora para iniciar o tour. O crescimento no número de vendas da loja da Nike representaria lucro para o clube, haja vista que este ganha um percentual do que é comercializado. Ademais, haveria a renda oriunda da bilheteria. Para efeito de comparação, o Allianz Parque (inaugurado depois da Arena Corinthians) cobra R$ 40 de torcedores comuns e R$ 30 de sócios-torcedores para um tour com roteiro de gramado, vestiário, arquibancadas, camarotes e sala de imprensa.

Veja Mais:

  • Farfán foi companheiro de Guerrero na seleção do Peru

    Jornalista revela interesse do Corinthians em atacante peruano

    ver detalhes
  • Camisa a ser usada pelo Corinthians contra o Cruzeiro tem escudo da Chapecoense

    Em ação no Twitter, Corinthians exibe uniforme em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Equipe feminina do Timão foi ao CT Joaquim Grava no início de novembro

    Corinthians renova parceria com Audax e confirma equipe feminina para 2017

    ver detalhes
  • Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhor comentário

    Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 803º

    Daniel 690 comentários

    por @daniel.lucato

    Essa diretoria é uma vergonha. Se fizessem o correto o Timão seria muito mais gigante.

    Para aqueles que dizem que a diretoria é incompetente, eu também já disse isso. Porém cheguei a conclusão de que eles são na verdade é corruptos. Eles não erram em contratações, renovações, vendas e patrocínios. Eles na verdade procuram o melhor "esquema" para levar grana por fora.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 480º

    Pedro 1037 comentários

    148º. por @pedro.botan

    Jânio você esta certo, isso deve ser amigo do amigo que indicou, vamos aguardar resultados. Saudações CORINTHIANAS.

    Foto do perfil de Janio

    Janio 1242 comentários

    06/04/2016 às 13h04 por @janio.souza

    Estou torcendo para o clube perder o controle da Arena e ela ser administrada por gente da área... Os dirigentes do Corinthians são muito incompetente e nada confiável para administar esse monstro que fabricaa dinheiro... Contratamos um adm do Vasco para ser gerente da Arena... Imagina do pobre vasco... Deve ter muita experiencia... Aqueles que vem por amor hheheheheheh sem receber salário heheh pqp... E tem gente que acredita nisso

  • Foto do perfil de Janio

    Ranking: 371º

    Janio 1242 comentários

    147º. por @janio.souza

    Estou torcendo para o clube perder o controle da Arena e ela ser administrada por gente da área... Os dirigentes do Corinthians são muito incompetente e nada confiável para administar esse monstro que fabricaa dinheiro... Contratamos um adm do Vasco para ser gerente da Arena... Imagina do pobre vasco... Deve ter muita experiencia... Aqueles que vem por amor hheheheheheh sem receber salário heheh pqp... E tem gente que acredita nisso

    Foto do perfil de Pedro

    Pedro 1037 comentários

    05/04/2016 às 18h15 por @pedro.botan

    O Administrador da Arena Corinthians tem que ser muito desastrado mental, inexperiente em administrar um patrimônio que na verdade não pertence aos que estão no comando atualmente, pertence sim aos TORCEDORES. Sem preocupação nenhuma com a Arena Corinthians entrega o cargo seu incapacitado, se não for por méritos para administrar é só prejuízo ao CLUB. Acorda presidente, você esta presidente, não é cargo vitalício.

  • Foto do perfil de Janio

    Ranking: 371º

    Janio 1242 comentários

    146º. por @janio.souza

    Vergonhoso... Esta na hora da torcida de rebelar... Eles temem a torcida... Estamos muito passivo com esse caras... A turma aqui do site tem que começar a ir na pagina oficial... No twiter... Rede social... Sede o que for... Chega de tanto roubo

    Foto do perfil de Deco

    Deco 4389 comentários

    05/04/2016 às 13h31 por @deco20

    Realmente, estamos vivendo bons anos nesse período recente, com muitos títulos e um crescimento significativo. Isso acaba mascarando o que muitos não percebem ou não entendem: poderíamos ter crescido MUITO MAIS! É inegável que temos a maior torcida, a mais fiel, mais apaixonada e que representa sempre o clube! Mas tem alguns pontos em que a gestão do clube peca e isso é prejudicial para o nosso presente e para o nosso futuro. Cito: 1. Programa de torcedores com a Omni é vergonhoso. Muitos deixam de se afiliar por causa disso. Fora que metade de tudo vai pra uma empresa suspeita. 2. Ações de marketing pela metade, como o próprio tour, setor oeste às moscas, camarotes vazios, etc. 3. Obras inacabadas no estádio: estamos sendo cobrados integralmente por um projeto que não foi integralmente entregue. Quanto ainda falta fazer? Quanto isso vale? Porque não deixar isso pra lá, já que aparentemente não tem importância pra diretoria, e abater da dívida? Poderíamos reduzir um valor considerável. 4.Etc

  • Foto do perfil de Denis

    Ranking: 4592º

    Denis 102 comentários

    145º. por @d.akel

    Um Absurdo essa diretoria.
    O estádio é uma fonte de Receitas Permanente.
    Em dias que não tem jogos podem ser feitos os Tours e Diversos eventos p valorizar o produto "CORINTHIANS" o mais difícil que era o estádio a Fiel conseguiu e o mais fácil que são as receitas não estão investindo!
    LAMENTAVÉL

  • Foto do perfil de Janio

    Ranking: 371º

    Janio 1242 comentários

    144º. por @janio.souza

    Esta difícil ganhar por fora... Todos estão receosos com as investigacoes e por isso a demora... Estão analisando a melhor forma de roubar sem ser pego... E somente depois disso é que teremos os contratos com clausulas de sigilo... Tipo 80% para empresa e 15% para o clube e 5% de comissão para algum amigo da diretoria ou filho de dirigente.

    Foto do perfil de Mailson

    Mailson 58 comentários

    05/04/2016 às 14h24 por @fielpotiguar

    A Arena Corinthians não fatura milhões e mais milhões por meio po falta de vergonha desses dirigentes. Já fui à lá Bambonera, estádio acanhado, ultrapassado, pequeno, cujo único atrativo é a história do clube, e lá tem um tour que agita o estádio e, certamente, contribuem para as finanças do clube. Lá tem museu, a loja cheia e pessoas comprando itens... Qual a dificuldade em se fazer isso?

  • Foto do perfil de Janio

    Ranking: 371º

    Janio 1242 comentários

    143º. por @janio.souza

    Moro como minha família fora do Brasil e sempre que vou desco em SP para ver o Corinthians... E nunca consigo fazer um tour com minha família... Conheço vários assim... é uma vergonha... Falta transparencia e honestidade a nossos dirigentes..

    Foto do perfil de Roberta

    Roberta 248 comentários

    05/04/2016 às 14h41 por @roberta.souza1

    Mais uma vez a administração está deixando de ganhar dinheiro em um momento que é fundamental entrada de dinheiro para o time, conheço pessoas, que moram em outros estados que quando vem pra cá, adoraria fazer o tour mas infelizmente ainda não dá...

  • Foto do perfil de Janio

    Ranking: 371º

    Janio 1242 comentários

    142º. por @janio.souza

    Eu penso igual e nem vou fazer meu comentário... Eles ficam buscando melhor esquema e por isso tudo demora... Fico imaginando um Paulo Nobre ou um Bandeira com essa maquina de fazer dinheiro na mão... Não estariamos muito longe dos grande da Europa e muito acima dos grandes das Americas... Mas eles atrasam tudo... Veja o caso da Caixa... Largaram e estamos sem... Claro que sou a favor do clube querer ganhar mais... Mas eles são muito mal intencionado... Tudo é obscuro... Fazem contrato sigiloso... Quem tem que ter sigilo é empresa privado e não instituicao do povo... Tenho raiva desse bandidos e seria um sonho ver um Sergio Moro investigando esse bandidos... E tem cegos que defendem esses caras com a vida...pqp

    Foto do perfil de Daniel

    Daniel 690 comentários

    05/04/2016 às 08h55 por @daniel.lucato

    Essa diretoria é uma vergonha. Se fizessem o correto o Timão seria muito mais gigante.

    Para aqueles que dizem que a diretoria é incompetente, eu também já disse isso. Porém cheguei a conclusão de que eles são na verdade é corruptos. Eles não erram em contratações, renovações, vendas e patrocínios. Eles na verdade procuram o melhor "esquema" para levar grana por fora.

  • Foto do perfil de Gisomar

    Ranking: 16º

    Gisomar 12991 comentários

    141º. por @deco.alves

    Depois diz que precisa de dinheiro. Perdendo boa oportunidade de lucrar mais um pouco.

  • Foto do perfil de Nailton

    Ranking: 2002º

    Nailton 292 comentários

    140º. por @nailton.ferraz.de.al

    Acho que a intenção da diretoria é realmente perder o comando do fundo de investimentos que gere a Arena.
    Só pode.

  • Foto do perfil de laercio

    Ranking: 2475º

    Laercio 228 comentários

    139º. por @juniorfreitas

    A diretoria não esta nem um pouco preocupada com isso