Venha fazer parte da KTO
x

Herói de 77, Basílio crê na qualidade de Cristóvão Borges no Corinthians e minimiza racismo

2.0 mil visualizações 26 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Basílio foi o autor do gol que rendeu o título do Campeonato Paulista em 1977

Basílio foi o autor do gol que rendeu o título do Campeonato Paulista em 1977

Divulgação/Corinthians

Autor do gol que rendeu o título do Campeonato Paulista de 1997, um dos mais importantes títulos da história do Corinthians, o ídolo Basílio está otimista quanto ao futuro do Timão sob o comando o técnico Cristóvão Borges. Velho conhecido do baiano, Basílio recordou a época em que trabalhou com Cristóvão Borges, quando o atual comandante corinthiano defendeu as cores do clube como jogador.

“Trabalhei com ele, sim. Eu era auxiliar do Corinthians! O Cristóvão era um jogador de personalidade, tranquilo, técnico e muito culto. Tinha certa liderança. Naquela época, a gente já conseguia notar características de um treinador. É um cara que está sempre ligado. Lembro que fomos fazer um jogo contra o Vasco, e ele foi chutado porque tinha sido jogador do Fluminense. Mas o Bom Baiano manteve o equilíbrio de sempre e saiu de lá com o resultado positivo”, disse em entrevista ao site gazetaesportiva.net

Consciente das dificuldades criadas a partir do preconceito existente no meio do futebol, Basílio lamentou os fatos ocorridos em sua carreira e prestou apoio a Cristóvão Borges, um dos poucos treinadores negros atualmente em clubes de ponta do país.

“Preferi manter o meu trabalho na época, mas você realmente enfrenta algumas situações. Acho melhor não lembrar porque são coisas que só me trazem tristezas. Eu vivo de alegrias. Concordo plenamente com o Cristóvão. Você não acha um técnico negro no Brasil que consiga evoluir”, declarou.

Ainda sobre o assunto, Basílio lamentou que fatos deste tipo ainda existam na sociedade e relacionou o espírito de luta da cultura negra ao do próprio Corinthians. “Que isso fique somente com aquelas pessoas que sempre traduzem esses pensamentos retrógrados. Estamos vivendo outros tempos. O maior exemplo são os Estados Unidos, que têm um presidente negro, o Barack Obama. Corinthians é povão, raça, transmissão de ideias, de culturas, entendeu? Para nós, que conhecemos o que é ser corintiano, nunca existiu racismo. Corinthians é luta, dedicação!”, acrescentou.

Sob o comando do Corinthians há cinco partidas, Cristóvão Borges acumula quatro vitórias consecutivas. Apesar da boa fase no atual momento, o clima criado em sua chegada não foi de total aprovação entre os torcedores, o que irritou Basílio.

“Muita gente duvidou da capacidade do Cristóvão, fez comentários sem nem sequer conhecê-lo. E ele já está dando uma pequena resposta agora, mas ainda dará uma resposta muito maior. Que ele cumpra o que está destinado a fazer pelo Corinthians”, finalizou o ídolo.

Somando 28 pontos, o Corinthians faz a segunda melhor campanha do Campeonato Brasileiro. O Timão volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o São Paulo, às 16h, na Arena Corinthians.

Veja Mais:

  • Matheuzinho passou por exames na manhã desta quarta-feira

    Corinthians revela diagnóstico de Matheuzinho após lance preocupante no Paraguai; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians retoma treinamentos no CT Joaquim Grava com foco no Campeonato Brasileiro

    Corinthians se reapresenta no CT após vitória com retorno de dois jogadores; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Yuri Alberto diante o confronto contra o Nacional

    Yuri analisa formação tática ofensiva com Paulinho e manda força para companheiros do Corinthians

    ver detalhes
  • Yuri Alberto iguala Romero no topo da artilharia do Corinthians em 2024

    Yuri Alberto iguala Romero no topo da artilharia do Corinthians em 2024; veja ranking

    ver detalhes
  • António Oliveira criticou as análises pelas substituições feitas (e não feitas) na vitória do Corinthians pela Sul-Americana

    António Oliveira reclama de críticas por substituições no Corinthians e explica alterações na Sula

    ver detalhes
  • Corinthians retomou a segunda colocação no Grupo F da Sul-Americana

    Corinthians volta a figurar na zona de classificação da Sul-Americana após vitória; veja tabela

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: