Venha fazer parte da KTO
x

Jornalista denuncia que Roberto assinou como presidente antes de eleição; Corinthians nega

4.2 mil visualizações 72 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Roberto de Andrade assinou como presidente do Corinthians antes de vencer eleição

Roberto de Andrade assinou como presidente do Corinthians antes de vencer eleição

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O jornalista Rodrigo Capelo, da revista Época, denunciou no fim de tarde desta sexta-feira um polêmica envolvendo Roberto de Andrade. Eleito como mandatário do Corinthians desde 7 de fevereiro de 2015, ele assinou a ata de uma assembleia sobre a Arena como presidente em 5 de fevereiro de 2015, dois dias antes de vencer a eleição.

A reportagem apresentou um anexo das assinaturas dos cotistas presentes na reunião. Além dos representantes da Arena Itaquera S.A. e da Odebrecht Participações e Investimentos S.A., consta no documento a assinatura de Roberto de Andrade Souza como presidente do Corinthians.

Na assembleia em questão, foram discutidas decisões sobre o estádio. Ali, na condição de presidente antes mesmo do pleito, Roberto de Andrade teria tratado de um aditivo ao contrato de construção da Arena com a Odebrecht, dando assim maior prazo para a conclusão das obras e garantindo que a construtora não devia mais nenhum centavo ao estádio do Corinthians.

Em tal reunião, também foram discutidas questões ligadas ao direito da Omni de explorar o espaço do estacionamento da Arena e da BRL (fundo de investimento que administra o estádio) de alterar contratos de financiamento da construção junto à Caixa. Em suma: Roberto de Andrade, antes de assumir qualquer vínculo formal com a diretoria do clube, já teria participado de decisões que influenciariam diretamente no futuro do maior patrimônio já erguido pelo Corinthians.

De acordo com a reportagem, Roberto de Andrade pode ser acusado de crime de falsidade ideológica por inserir declaração falsa em documento privado. O Código Penal prevê multa e um a três anos de reclusão caso seja avaliada "relevância jurídica" no caso.

Por meio do advogado do Corinthians, Luiz Felipe Santoro, o presidente Roberto de Andrade afirmou que a ata demorou alguns dias para ser redigida e registrada em cartório e "por esse motivo pediram a assinatura dele no documento". De acordo com o clube, o mandatário nem mesmo participou de tal reunião, apesar de seu nome constar na lista de presença.

Outro lado - Pouco tempo após a publicação da reportagem de Rodrigo Capelo, o Corinthians emitiu uma nota oficial afirmando que o "presidente Roberto de Andrade Souza vem a público esclarecer que jamais fraudou qualquer documento, seja em relação ao Corinthians, seja em sua vida pessoal ou profissional". Confira a íntegra abaixo:

O presidente Roberto de Andrade Souza vem a público esclarecer que jamais fraudou qualquer documento, seja em relação ao Corinthians, seja em sua vida pessoal ou profissional. A ata mencionada na matéria da Revista Época se refere a uma assembleia do Arena FII realizada na sexta-feira, dia 05/02/15. A eleição do Presidente Roberto ocorreu em 07/02/15. Quando a ata foi lavrada, o Presidente Roberto já se encontrava no exercício de seu mandato. Os temas objeto da ata já haviam sido previamente alinhados entre as partes, de modo que sequer houve reunião presencial, como é comum nesses casos. A ata foi elaborada pela BRL Trust, administradora do Fundo, e posteriormente encaminhada para assinatura do Corinthians e da Odebrecht.

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: