Venha fazer parte da KTO
x

Jornalista denuncia que Roberto assinou como presidente antes de eleição; Corinthians nega

4.2 mil visualizações 72 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Roberto de Andrade assinou como presidente do Corinthians antes de vencer eleição

Roberto de Andrade assinou como presidente do Corinthians antes de vencer eleição

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O jornalista Rodrigo Capelo, da revista Época, denunciou no fim de tarde desta sexta-feira um polêmica envolvendo Roberto de Andrade. Eleito como mandatário do Corinthians desde 7 de fevereiro de 2015, ele assinou a ata de uma assembleia sobre a Arena como presidente em 5 de fevereiro de 2015, dois dias antes de vencer a eleição.

A reportagem apresentou um anexo das assinaturas dos cotistas presentes na reunião. Além dos representantes da Arena Itaquera S.A. e da Odebrecht Participações e Investimentos S.A., consta no documento a assinatura de Roberto de Andrade Souza como presidente do Corinthians.

Na assembleia em questão, foram discutidas decisões sobre o estádio. Ali, na condição de presidente antes mesmo do pleito, Roberto de Andrade teria tratado de um aditivo ao contrato de construção da Arena com a Odebrecht, dando assim maior prazo para a conclusão das obras e garantindo que a construtora não devia mais nenhum centavo ao estádio do Corinthians.

Em tal reunião, também foram discutidas questões ligadas ao direito da Omni de explorar o espaço do estacionamento da Arena e da BRL (fundo de investimento que administra o estádio) de alterar contratos de financiamento da construção junto à Caixa. Em suma: Roberto de Andrade, antes de assumir qualquer vínculo formal com a diretoria do clube, já teria participado de decisões que influenciariam diretamente no futuro do maior patrimônio já erguido pelo Corinthians.

De acordo com a reportagem, Roberto de Andrade pode ser acusado de crime de falsidade ideológica por inserir declaração falsa em documento privado. O Código Penal prevê multa e um a três anos de reclusão caso seja avaliada "relevância jurídica" no caso.

Por meio do advogado do Corinthians, Luiz Felipe Santoro, o presidente Roberto de Andrade afirmou que a ata demorou alguns dias para ser redigida e registrada em cartório e "por esse motivo pediram a assinatura dele no documento". De acordo com o clube, o mandatário nem mesmo participou de tal reunião, apesar de seu nome constar na lista de presença.

Outro lado - Pouco tempo após a publicação da reportagem de Rodrigo Capelo, o Corinthians emitiu uma nota oficial afirmando que o "presidente Roberto de Andrade Souza vem a público esclarecer que jamais fraudou qualquer documento, seja em relação ao Corinthians, seja em sua vida pessoal ou profissional". Confira a íntegra abaixo:

O presidente Roberto de Andrade Souza vem a público esclarecer que jamais fraudou qualquer documento, seja em relação ao Corinthians, seja em sua vida pessoal ou profissional. A ata mencionada na matéria da Revista Época se refere a uma assembleia do Arena FII realizada na sexta-feira, dia 05/02/15. A eleição do Presidente Roberto ocorreu em 07/02/15. Quando a ata foi lavrada, o Presidente Roberto já se encontrava no exercício de seu mandato. Os temas objeto da ata já haviam sido previamente alinhados entre as partes, de modo que sequer houve reunião presencial, como é comum nesses casos. A ata foi elaborada pela BRL Trust, administradora do Fundo, e posteriormente encaminhada para assinatura do Corinthians e da Odebrecht.

Veja Mais:

  • Corinthians fez proposta para contratar o meia Erik Lamela

    Corinthians faz proposta por meia argentino do futebol espanhol; veja detalhes

    ver detalhes
  • O Corinthians recebeu uma oferta de quase R$ 100 milhões por Wesley de clube inglês

    Corinthians recebe proposta de quase R$ 100 milhões de time inglês por promessa; saiba tudo

    ver detalhes
  • Conselheiros do Corinthians votam nesta segunda-feira a respeito do balanço financeiro de 2023

    Conselho Deliberativo se reúne para votação das contas do Corinthians de 2023; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0, pela quarta rodada da Neo Química Arena

    Wesley inferniza defesa rival, Corinthians domina o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians subiu para a 13ª posição do Campeonato Brasileiro

    Corinthians sai da zona de rebaixamento após vitória sobre o Fluminense no Brasileiro; veja tabela

    ver detalhes
  • Pedro Henrique deixou o campo lesionado no primeiro tempo de Corinthians e Fluminense e vira dúvida para a sequência da temporada

    António Oliveira é pessimista ao falar sobre lesão de atacante e avalia opções no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: