Corinthians recebe ofertas, mas pode permanecer sem patrocínio master na decisão; veja imposições
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Por Rodrigo Vessoni
A camisa do Corinthians pode permanecer sem patrocinador master nos dois jogos decisivos contra a Ponte Preta. Apesar de o clube ter recebido ofertas para acordos pontuais, o departamento de marketing do clube pode optar por deixar o espaço principal sem anunciante, permanecendo apenas os outros parceiros (Alcatel, nas costas, Foxlux, na Barra, e Minds, na parte inferior da manga).
Uma decisão que passa por alguns fatores. O primeiro é a preferência por vínculos a longo prazo, que ajudam na consolidação da marca. Na visão do clube, "é preciso ter consistência na comunicação".
O segundo motivo é a consequência do primeiro. Com acordos pontuais, o clube entrega ao seu parceiro basicamente a exposição da marca nas mídias (televisão, internet, jornais, etc). Não sendo possível, dessa maneira, vincular esse patrocinador a diversas outras ações, como as mídias sociais do clube, a Arena Corinthians, o CT Joaquim Grava e, obviamente, o banner das entrevistas coletivas, que aparecem atrás dos jogadores e do técnico Fábio Carille.
O terceiro motivo é o valor em si que o clube costuma cobrar dos interessados. Por ser algo pontual, apenas num momento bom e de alta exposição, o departamento de marketing tradicionalmente busca cifras altas em comparação a um parceiro que aceitou se vincular a longo prazo com o clube.
Vale lembrar que essa possibilidade de jogar as decisões com a camisa sem patrocinador master se dá pela saída da Caixa Econômica Federal, que ocupava o espaço desde 2012. A falta de um acordo na renovação se deu pela discordância de valores. Enquanto o banco gostaria de pagar um valor abaixo dos R$ 30 milhões por ano, o clube não aceitava ter esse valor diminuído após tantos anos de parceria.