Camisa do Timão utilizada na Democracia Corinthiana entra em top 50 de revista inglesa
13 mil visualizações 61 comentários
Por Meu Timão

Com Sócrates, Corinthians derrotou São Paulo por 3 a 1 e faturou Paulistão de 1982
Divulgação
Um dos mais emblemáticos uniformes do Corinthians está entre os 50 melhores da história do futebol eleitos pela revista inglesa FourFourTwo. A camisa utilizada pelo Timão em 1982, temporada em que sagrou campeão paulista, ocupa a 24ª colocação do ranking publicado nesta sexta-feira.
De acordo com a revista, o manto alvinegro não só se destaca pela beleza estética como também se tornou símbolo esportivo do movimento político denominado Democracia Corinthiana, o qual possuía o meio-campista Sócrates como líder.
“Carregada de significado político: em 1982, os jogadores do Corinthians, que estava em crise, incluindo o “Deus Sócrates”, assumiram a responsabilidade sobre o dia a dia do clube, com funcionários, jogadores e gerentes obtendo igual voto. Ela é incrivelmente bonita também”, conta o tabloide.
Sócrates, citado como “Deus” pela revista, de fato revolucionou o futebol. Em um momento de ditadura no Brasil, foi responsável pelo movimento que descentralizou o poder do clube e criou um sistema de autogestão no qual todos os funcionários tinham o direito de opinar sobre o que acontecia na equipe do Parque do São Jorge durante parte da década de 80.
A lista, que contou com a curadoria do perito em camisas de futebol Neal Heard, ainda é composta por outros três mantos brazucas: Seleção Brasileira (86), Grêmio (89-90) e Madureira (2013).
Veja o trecho em que a camisa do Corinthians é citada

Manto do Timão foi eleito um dos 50 mais belos da história
Reprodução/FourFourTwo