Goleiro defende quatro pênaltis, Corinthians bate Grêmio e avança na Copa do Brasil Sub-17

Goleiro defende quatro pênaltis, Corinthians bate Grêmio e avança na Copa do Brasil Sub-17

Maltos brilhou diante do Grêmio, na Arena do adversário

Maltos brilhou diante do Grêmio, na Arena do adversário

Foto: Reprodução/TV

Na tarde desta quinta-feira, a equipe Sub-17 do Corinthians enfrentou o Grêmio, na Arena do adversário, no Rio Grande do Sul. O confronto decisivo, válido pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil da categoria, foi vencido pelo Timão nos pênaltis e, assim, os corinthianos avançaram às quartas de final da competição. Na próxima fase, o time alvinegro encara o Vitória, no primeiro encontro que acontece na próxima quarta-feira.

No jogo de ida, realizado na última semana, na Arena Barueri, em São Paulo, os coletivos empataram em 1 a 1. O atacante Giovanny marcou para os donos da casa na etapa inicial do embate, mas viu o marcador apontar a igualdade no placar ainda nos primeiros momentos do segundo tempo.

Para a decisão, acompanhada por cerca de 50 torcedores gremistas, o técnico corinthiano Marcos Soares mandou a campo uma equipe formada no esquema tático 4-2-3-1: Maltos, Luan (Adson), Léo Paraíso, Ronald e Lucas Piton (Gallegos); Du e Felipe; Welliton (Gabriel Dias), Gustavo Mantuan e Lucas Piton (Piracicaba); Giovanny (Mascarenhas).

Primeiro tempo: Maltos pega pênalti, Corinthians cria, mas peca nas finalizações

Com a necessidade de balançar as redes para se manter na competição, antes mesmo do marcador indiciar o minuto inicial do duelo, o Timãozinho ameaçou com o meio-campista Gustavo Mantuan. O atacante Giovanny sofreu falta próximo à área gremista e Mantuan cruzou rasteiro, tendo a bola afastada pela defesa adversária.

Os donos da casa responderam aos quatro minutos, no que pode ser considerada a primeira vez em que o time mandante conseguiu ultrapassar a linha central do campo. Aos oito minutos, em tumulto dentro da área, os paulistas chegaram muito perto de inaugurar o marcador. Após tentativas do lateral-esquerdo Lucas Pinton, e de Giovanny, a defesa tricolor chegou para afastar.

Os visitantes engataram uma sequência de ataque e contra-ataque, mas os defensores alvinegros levaram a melhor. Dois minutos se passaram e o Grêmio teve duas oportunidades para criar jogadas em cobranças de escanteio. A primeira delas, inclusive, contou com má saída de Maltos. Aos 28 minutos, os antagonistas se mandaram ao ataque com Léo Chú, em investida protegida pela zaga do Timão. O atacante Tetê também arriscou.

O Goleiro do Timão defendeu pênalti no primeiro tempo da partida

O Goleiro do Timão defendeu pênalti no primeiro tempo da partida

Reprodução/TV

Aos 30 minutos, após cruzamento de Gustavo Mantuan, o meia Du fez o corta luz e deixou com Giovanny que, cara a cara com Chapecó, finalizou sem efetividade. Em lance seguinte, Mantuan se livrou da marcação forte e tocou para Du, que deixou com Giovanny. O chute, porém, chegou fraco nas mãos do arqueiro tricolor.

Aos 40 minutos, o lateral-direito Luan derrubou o jogador opositor na área e o árbitro Eleno Gonzalez Todeschini marcou pênalti. Tetê se posicionou na marca da cal e bateu, mas Maltos caiu bem para a direita e defendeu. Os atletas de ambas as equipes se envolveram em uma breve discussão, apaziguada pela arbitragem.

Após investida do time comandado por César Lopez, em que a bola passou por cima das redes do arqueiro corinthiano, o primeiro tempo da decisão foi encerrado em 0 a 0, placar que assegurava o Grêmio nas quartas de final da competição nacional.

Segundo tempo: Timão marca, Maltos faz defesas importantes, mas Grêmio empata

De volta para a etapa complementar da partida sem alterações, o Corinthians mostrou seu poder ofensivo com Giovanny, que recebeu bom cruzamento e quase marcou para os paulistas. Aos seis minutos, Lucas Pires chegou bem pela esquerda, mas foi travado.

Aos oito minutos, porém, depois de rebote cedido por Mantuan, Giovanny encontrou livre pela direita e chutou cruzado, marcando para os visitantes. 1 a 0. Ao celebrar seu tento, o jogador alvinegro tirou a camisa e foi amarelado.

O atacante Giovanny marcou para o Timão no segundo tempo

O atacante Giovanny marcou para o Timão no segundo tempo

Reprodução/TV

Na sequência, o time do Parque São Jorge contou com duas importantíssimas defesas feitas por Maltos para a manutenção do placar. Acontece que, aos 24 minutos, pelo lado esquerdo do campo, o atacante Tetê recebeu cruzamento e chutou forte, encontrando o ângulo direito da meta corinthiana. 1 a 1.

Como o resultado de igualdade indicava decisão nos pênaltis, ambas as equipes deixaram o confronto ainda mais movimentado e ofensivo. Aos 37 minutos, Du tentou investida pela lateral do gramado, mas Chapecó caiu bem para proteger a bola.Ainda houve tempo para que Gabriel Dias derrubasse adversário perto da área e recebesse cartão amarelo.

Tetê cobrou a infração com chute preciso, mas a pelota não chegou bem. Aos 41 minutos, o atacante Mascarenhas, frente a frente ao goleiro mandante, chutou desajeitado e desperdiçou ótima oportunidade. Maltos respondeu o bom desempenho e, em seguida, protagonizou nova defesa segura. Sem tempo para mais nada, a etapa complementar chegou ao fim.

Pênaltis

Com a confiança lá em cima por conta da boa atuação durante os 90 minutos da partida, Maltos se impôs abaixo de suas redes e garantiu o Corinthians na busca pelo seu bicampeonato. O arqueiro defendeu três penalidades, cobradas por Thales, Heitor e, novamente, Tetê.

Do lado corinthiano, Du viu bola parar na trave e Felipe chutou fraco, deixando nas mãos do goleiro Chapecó. Entretanto, Ronald, Mascarenhas e Gustavo Mantuan converteram para a equipe paulista e asseguraram a classificação alvinegra!

Vale ressaltar, ainda, que o Sub-17 do Timão se mantém na briga pelo título do Campeonato Paulista. No primeiro confronto válido pelas oitavas de final do torneio estadual, os comandados de Marcos Soares enfrentam o Red Bull, no próximo domingo, às 10h, no CT do antagonista, em Jarinu.

Veja mais em: Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Timão conquistou Paulistão sobre a Ponte Preta; times voltam a se enfrentar logo na abertura de 2018

    Corinthians e Ponte Preta reeditam final na abertura do Paulistão 2018; veja a tabela

    ver detalhes
  • Os 10 momentos mais marcantes do Hepta

    VÍDEO: Os 10 momentos mais marcantes do Hepta

    ver detalhes
  • Alessandro Nunes e Roberto de Andrade são responsáveis por formar elenco de 2018

    Presidente do Corinthians estabelece número ideal de contratações para 2018 e promete time forte

    ver detalhes
  • Timão encara o arquirrival Palmeiras na ida da final da Copa do Brasil

    Com entrada gratuita, Arena Corinthians recebe decisão do Sub-17

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes