12K 94 Reportar erro
Mais um passo
Comissão conclui relatório da reforma do Estatuto do Corinthians; saiba o cronograma
Por Felipe Sales e Rodrigo Vessoni
No início de setembro, Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, concedeu uma entrevista coletiva detalhando o cronograma para a reforma do Estatuto do clube . Um mês depois, a comissão responsável concluiu o relatório final, que será entregue nesta sexta-feira ao presidente do CD, conforme apuração do Meu Timão.
Segundo informações obtidas pela reportagem, Tuma utilizará o mês de outubro para elaborar um roteiro de como será a votação, dividindo cada pleito por temas específicos, como, por exemplo, a participação do Fiel Torcedor na votação, a correção ortográfica do Estatuto e o controle de gastos do cartão corporativo.
O presidente do Conselho também terá encontros com torcidas organizadas, chapinhas do clube e coletivos corinthianos para ouvir sugestões sobre os itens que poderão compor as cédulas de votação. A previsão é que a reforma do Estatuto seja votada pelo Conselho Deliberativo em novembro de 2025. Os temas aprovados serão votados pelos sócios em uma assembleia geral em dezembro.
A Comissão de Reforma do Estatuto é composta por cinco conselheiros: Claudia Carlos de Oliveira, Corinto Baldoino Parreira e Costa e Gerson Leme, eleitos para o triênio 2024–2026, além dos vitalícios Dalton Gioia e Edson Aparecido Geanelli. Foram eles os responsáveis por elaborar o relatório final que será entregue nesta sexta-feira.
Nos últimos meses, diferentes setores ligados ao clube se mobilizaram em torno do tema. O Estatuto do Corinthians foi atualizado pela última vez em 2008, e desde então surgiram diversas demandas por mudanças. A Gaviões da Fiel, principal organizada do clube, fez protestos e apresentou uma proposta ainda em 2024 . O Coletivo Voz Corinthiana também tem atuado de forma ativa , defendendo principalmente maior participação dos torcedores não sócios nas decisões do clube.
Na última quarta-feira, o Coletivo Voz Corinthiana se reuniu com a Gaviões para debater pontos da reforma . Segundo o grupo, o encontro foi considerado "fundamental e produtivo". A proposta popular contou com mais de 600 ideias enviadas por torcedores e foi consolidada em um texto final no mês de agosto.





