Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians faz pedido para registrar marcas Itaquerão e Fielzão

4.1 mil visualizações 14 comentários Reportar erro

Obras do estádio do Corinthians em agosto de 2012

Obras do estádio do Corinthians em agosto de 2012

Enquanto rejeita a utilização dos nomes Itaquerão e Fielzão para o seu estádio que está sendo construído na zona leste de São Paulo, o Corinthians age para registrar as duas marcas. O clube entrou com pedido no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), autarquia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com um pedido para ser dono dos dois nomes para uso comercial em sete categorias de comércio e serviço, entre elas estádios de futebol. O clube informa que os pedidos foram feitos para evitar que empresas usem o nome em referência à arena.

Os pedidos do Corinthians foram feitos entre novembro e dezembro de 2011. Além de solicitar a posse das marcas, o clube contesta o pedido de outras empresas que tentam usar comercialmente os termos Itaquerão e Fielzão.

CUSTO DE R$ 1 BILHÃO

Custos extras vão elevar preço do Itaquerão, revela contrato com empreiteira

"Temos mais de 10 pedidos de oposição a empresas que pretendem usar as marcas Itaquerão e Fielzão. O Corinthians vem solicitando registro de várias marcas que podem ser utilizadas no estádio. Além de Itaquerão e Fielzão tem mais duas. Depositamos os nomes no INPI a pedido do marketing do clube", afirmou ao UOL Esporte a advogada Luciana Bampa Haddad, contratada pelo clube para cuidar do registro de marcas.

O Corinthians tenta garantir exclusividade na utilização dos nomes em dezenas de produtos e serviços como bolas, artigos esportivos, roupas, serviços de telecomunicação, malas, guarda-chuvas, revistas, livros, lojas e, é claro, arenas esportivas.

Desde o pedido até a aprovação do registro, o processo costuma levar dois anos, segundo advogados especialistas na área ouvidos pelo UOL Esporte. Como entrou com os processos em novembro e dezembro de 2011, o Corinthians deverá ter a aprovação do uso exclusivo das marcas justamente na inauguração do estádio, prevista para o final de 2013.
Ver em tamanho maior
Operários trabalham na madrugada do Itaquerão

Foto 10 de 38 - Eliaquim Silva, de 18 anos, é técnico de segurança do trabalho e está na obra há três meses. Ele foi indicado por sua mãe que exerce a mesma função no período matinal Leandro Moraes/UOL

O departamento de marketing do Corinthians classifica a medida de registrar as marcas como "preventiva" e nega que pretenda batizar o estádio como Fielzão ou Itaquerão. O sonho do clube é vender o nome para uma empresa, que exponha a sua marca e banque parte do custo da obra, orçada em R$ 820 milhões, mas que deve ultrapassar R$ 1 bi.

"Não vamos usar essas marcas Itaquerão e Fielzão. O estádio não terá esses nomes. Registramos apenas para impedir que alguém faça isso e use fazendo referência à Arena Corinthians. A gente não tem pressa, mas vamos anunciar um naming rights", afirmou ao UOL Esporte o gerente de marketing do clube, Caio Campos.

Corinthians disputa no INPI direito do uso exclusivo das marcas Itaquerão e Fielzão

Até agora, entretanto, o Corinthians não conseguiu nenhuma empresa disposta a bancar o naming rights. Praxe nos Estados Unidos e na Europa, a ação ainda não pegou no Brasil. O Atlético-PR foi pioneiro no país em vender o nome de uma arena, para a japonesa Kyocera. Porém, após o nome ser ignorado pelas emissoras de televisão, o contrato não foi renovado. O Corinthians diz ter acertado com a TV Globo que a empresa patrocinadora do estádio, caso algum acordo seja concretizado, terá o seu nome citado nas transmissões e telejornais da emissora.

Hoje descartado pelo Corinthians, Fielzão já foi nome de um dos projetos de estádio do clube. No final da década de 90, o clube assinou uma parceria com a Hicks, Muse, Tate & Furst. Uma das promessas da empresa era construir uma arena para os corintianos, que seria batizada de Fielzão. O projeto do Hicks acabou não saindo do papel e a parceria foi desfeita em 2003.

Fonte: Uol Esportes

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians encara o São José, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques

    Corinthians recebe São José pela Liga Nacional de Futsal em meio a troca de técnico; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jonas

    Ranking: 7644º

    Jonas 244 comentários

    14º. @jonaskamikaze em

    "Não vamos usar essas marcas Itaquerão e Fielzão. O estádio não terá esses nomes. Registramos apenas para impedir que alguém faça isso e use fazendo referência à Arena Corinthians. "
    "O Corinthians diz ter acertado com a TV Globo que a empresa patrocinadora do estádio, caso algum acordo seja concretizado, terá o seu nome citado nas transmissões e telejornais da emissora."

  • Publicidade

  • Foto do perfil de jose

    Jose 163 comentários

    13º. @moises1996 em

    P.S TEM QUE TER UM BUSTO para o Andrés também !

  • Foto do perfil de jose

    Jose 163 comentários

    12º. @moises1996 em

    DEPOIS QUE O CONTRATO DE NAMINGS RIGHTS ACABAR O NOME DEVERIA SER "SOCRATES BRASILEIRO SAMPAIO VIEIRA DE SOUZA OLIVEIRA" POPULAR DOUTORZÃO ! EM HOMENAGEM A UM DOS MAIORES ídolos DA história CORINTHIANA QUE MORREU EM 04/12/2011 DIA DO PENTACAMPEONATO BRASILEIRO CONQUISTADO PELO TIMÃO ! AO MESTRE COM CARINHO ! QUERO MORRER NUM DOMINGO COM O CORINTHIANS CAMPEÃO !

  • Foto do perfil de RAYMON

    Ranking: 218º

    Raymon 5383 comentários

    11º. @raymon em

    BOA SACADA.

    VAI CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Athus

    Ranking: 1327º

    Athus 1501 comentários

    10º. @athus.henrique em

    Parabéns ao departamento jurídico... Espero que anunciem logo o nome que será utilizado no estádio, sei que existem duas empresas árabes e uma espanhol (Qatar Foundation e a Etihad, Santander), axo que o Timão deveria tentar patrocínio e naming juntos, semelhante ao Arsenal fez com seu estádio e a empresa que fexou contrato.. A Fly Emirates assinou contrato de 10 anos com contratos anuais de 60 milhões (no site não fala se é euro ou real) e patrocínio masters de 30 ou 40 milhões pelo período de 10 anos totalizando 90 a 100 milhões anuais e 900 milhões a 1 bilhão no final... O Timão deveria tentar algo deste tipo, o que ajuda mais ainda é que seremos palco dá abertura dá Copa de 2014 e TALVEZ teremos jogos do torneio olímpico de futebol em 2016... O Timão pode fazer algo semelhante, pois ambas às empresas árabes do país que sediará a copa de 2022, querem fazer merchandising para o evento... Aproveita diretoria... #vaicorinthians