Palmeiras é punido com a perda de quatro mandos de campo por comportamento da torcida no clássico

Palmeiras é punido com a perda de quatro mandos de campo por comportamento da torcida no clássico

No clássico contra o Corinthians, palmeirenses criaram confusão após derrota no Pacaembu

No clássico contra o Corinthians, palmeirenses criaram confusão após derrota no Pacaembu

Foto: Rafael Neddermeyer / Agência O Dia

O Palmeiras foi punido pelo mau comportamento de parte de seus torcedores durante o clássico contra o Corinthians, no dia 16 de setembro, no Pacaembu. Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira, em Goiânia, o Verdão foi multado em R$ 40 mil e punido com a perda de quatro mandos de campo - o clube poderia perder até 20 mandos. No mesmo julgamento, o atacante Luan foi suspenso por três jogos após ter sido expulso no mesmo clássico. O Palmeiras promete recorrer das duas decisões.

O jogo deste sábado, contra a Ponte Preta, às 21h, está mantido para o Pacaembu. Além da partida contra a Macaca, o Verdão, na luta para se manter na Série A do Brasileirão, terá outros cinco jogos como mandante: contra Coritiba, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Atlético-GO.

Com a pena, só a última partida, contra o time goiano, poderá ser realizada em São Paulo. A diretoria do Palmeiras estuda dois estádios no interior paulista para mandar os jogos da equipe: a Arena da Fonte, em Araraquara, e o Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

O Palmeiras foi enquadrado em dois parágrafos do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens no estádio e lançamento de objetos no campo.

No julgamento, o departamento jurídico do Palmeiras argumentou que o clube agiu rapidamente na tentativa de identificar os responsáveis pelos incidentes - até uma cadeira foi atirada ao gramado.

- Foi feito o que era possível ser feito. Eu acho que essa punição ao Palmeiras é um exagero e uma injustiça. O clube está em um momento difícil e precisa ser ajudado por aqueles que gostam do futebol - disse o advogado do Verdão, José Mauro Couto.

Os argumentos não foram suficientes para convencer os auditores do STJD.

Araraquara ou Ribeirão Preto?

A partida contra o Coritiba, no dia 11 de outubro, está praticamente confirmada para Araraquara, mas Ribeirão Preto também deve receber jogos. Nesta quinta-feira, o auxiliar técnico de Gilson Kleina, Juninho Lola, encerrou as visitas às duas cidades e preparou um relatório detalhado ao gerente de futebol do Verdão, César Sampaio. A decisão da diretoria será anunciada nos próximos dias.
Juninho Lola caminha pelo gramado do estádio Santa Cruz com diretores do Botafogo-SP (Foto: Rafael Martinez / Botafogo FC)Auxiliar Juninho Lola visita o estádio Santa Cruz, em
Ribeirão Preto (Foto: Rafael Martinez / Botafogo FC)

Segundo Lola, outras cidades estão descartadas. Presidente Prudente e Itu, por exemplo, nem estão no roteiro de visitas. Satisfeito com as duas praças, da Ferroviária e do Botafogo, o auxiliar vê o gramado de Ribeirão um pouco melhor.

- Achei o campo do Santa Cruz melhor do que o campo de Araraquara. Trouxemos nosso responsável pelos gramados do CT, o Marquinhos, para ele dar o parecer dele. Essa não é a minha área. Vou relatar o que eu vi - comentou o auxiliar.

O que pode pesar a favor dos ribeirão-pretanos é o fato de a torcida da região comparecer em peso nos jogos.

- É um campo bom, uma estrutura boa. Uma coisa importante: o Palmeiras tem muita torcida aqui. No ano passado, vim assistir a um jogo do Palmeiras e tinha muitos torcedores. Isso é importante. Trazer o Palmeiras onde ele tem uma torcida forte - disse.

Araraquara também tem suas vantagens. Além de ser mais perto da capital paulista (276 km, contra 317 km de Ribeirão Preto), a cidade conta com a nova Arena da Fonte, que possui cobertura em toda a arquibancada. Com relação à capacidade, o estádio da Ferroviária comporta 20 mil pessoas, enquanto o Santa Cruz está liberado para receber 29.292 torcedores.

Fonte: globo esporte

Veja Mais:

  • Filha dá resposta sensacional ao pai palmeirense: 'Vai, Corinthians'

    Pai força garotinha a cantar música do Palmeiras, e ela surpreende com um 'Vai, Corinthians!'

    ver detalhes
  • Gaviões da Fiel se unirá as outras torcidas organizadas paulitas neste domingo

    Organizadas rivais de São Paulo se unem em evento no Pacaembu em homenagem à Chape

    ver detalhes
  • Arana pode se transferir para a Inter de Milão nos próximos dias

    Com oferta na mão, Corinthians espera retorno de presidente para definir venda de Arana

    ver detalhes
  • Corinthians optou por não utilizar redes sociais em respeito ao momento

    Corinthians suspende redes sociais em dia de velório coletivo da Chapecoense

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes