Pesquisa: Corinthians tem o dobro da 2ª maior torcida do Paraná

Pesquisa: Corinthians tem o dobro da 2ª maior torcida do Paraná

Torcida do Corinthians ocupou boa parte do estádio de Yokohama na final do Mundial

Torcida do Corinthians ocupou boa parte do estádio de Yokohama na final do Mundial

Foto: Flavio Florido/UOL

Atual campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes da Fifa, o Corinthians tem a maior torcida do estado do Paraná com o dobro do número de fãs do segundo colocado, o Atlético-PR. O levantamento é do Paraná Pesquisas e foi publicado ontem pelo jornal Gazeta do Povo. Foram ouvidas 113.962 pessoas em 70 municípios, entre janeiro e novembro de 2012. A margem de erro da pesquisa é de 0,5%.

Segundo os dados, o Corinthians tem 15,77% da preferência dos moradores do Paraná, com população de cerca de 10,5 milhões de pessoas. O Atlético-PR aparece no segundo lugar da preferência, com 7,72%. Na sequência vêm Palmeiras (7,34%), São Paulo (7,12%), Coritiba (6,97%), Flamengo (6,69%), Santos (5,28%) e Paraná (2,08%). Entre os entrevistados, 32,44% disseram não torcer para nenhum clube.

Em 2008, a mesma pesquisa foi realizada e já apontava o Corinthians como líder entre os torcedores do Estado, porém com apenas três pontos percentuais de vantagem para o Atlético. Nesse período, a torcida alvinegra no Paraná cresceu 26,7%, enquanto que a rubro-negra caiu 17%.

Na capital Curitiba, o domínio entre os fãs é dos times do Estado. Das 15.034 pessoas maiores de 16 anos ouvidas na capital, 22,55% afirmaram torcer para o Atlético-PR, enquanto que 21,54% apoiam o Coritiba – em 2008, a vantagem rubro-negra era maior, com 24,6% a 21,3%.

Atualmente, o Corinthians responde pela quarta maior torcida de Curitiba, com 6,37% da preferência. Há um empate técnico com o terceiro colocado, o Paraná, que ostenta 8%. Para a capital paranaense, a margem de erro é de um ponto porcentual.

Diretor do instituto de pesquisas, Murilo Hidalgo aponta que “o momento é corintiano” para retratar o resultado do levantamento. Presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade comenta os números da seguinte maneira: “fora se cultiva o sentimento de a criança, o jovem torcer pelo time da cidade. Aqui é bonito torcer pelo campeão”.

Fonte: Correio do Estado

Veja Mais:

  • Kazim deve ter primeira chance como titular no Corinthians

    Carille põe Kazim titular e faz mais duas mudanças; veja provável escalação contra São Paulo

    ver detalhes
  • Cristian interessa à Chapecoense, mas salário é entrave

    Técnico da Chapecoense revela desejo de contar com Cristian

    ver detalhes
  • Arena Corinthians foi palco de semifinal da Copinha em 2016

    FPF nega semifinal na Arena, libera Paulista em Jundiaí e volta a irritar diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Kazim marcou um dos gols da vitória do Timão na Florida Cup

    Corinthians conhece adversário de final da Florida Cup 2017

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes