Um turno, seis diferenças: o que mudou no Corinthians desde a estreia no Brasileirão

Um turno, seis diferenças: o que mudou no Corinthians desde a estreia no Brasileirão

Por Meu Timão

17 mil visualizações 90 comentários Comunicar erro

Rodriguinho foi destaque corinthiano em vitória sobre Fluminense

Rodriguinho foi destaque corinthiano em vitória sobre Fluminense

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Em um turno, tudo pode mudar...

Essa é a síntese do pré-jogo desta quarta-feira, entre Corinthians e Fluminense, no Maracanã, pela primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro de 2018. Muita coisa (e põe coisa nisso!) mudou na equipe alvinegra desde a vitória por 2 a 1 sobre os cariocas, na Arena, em Itaquera, no dia 15 de abril, na estreia das equipes no certame.

O clima de êxtase pelo ainda recente conquista do bicampeonato paulista, a fase artilheira e decisiva do meia Rodriguinho, o comando de Fábio Carille... Tudo isso ficou para trás. E o Meu Timão mostra abaixo seis substanciais diferenças no Corinthians passados pouco mais de quatro meses do embate anterior entre alvinegros paulistas e tricolores cariocas.

Comando

Talvez a mais impactante das mudanças do Corinthians em relação à estreia no Brasileirão seja a troca do comando técnico. Após aceitar uma oferta do futebol árabe e deixar o Timão, Fábio Carille deu lugar ao então auxiliar Osmar Loss.

Também deixaram a comissão técnica rumo ao Al-Wehda: o preparador de goleiros Mauri Lima, o chefe do CIFUT Denis Luup, o auxiliar Leandro da Silva, o preparador físico Walmir Cruz e o observador técnico Mauro da Silva.

Desmanche

Titulares do Corinthians naquele vitória sobre o Fluminense, o zagueiro Balbuena, o lateral-esquerdo Sidcley e o meia Rodriguinho foram negociados nesta janela de meio de temporada. O então camisa 26, aliás, foi autor dos dois gols do triunfo alvinegro.

Também deixaram o Timão nas últimas semanas: o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, o volante Maycon, o meia Marquinhos Gabriel e os atacantes Júnior Dutra e Kazim.

Rodriguinho marcou os gols da vitória do Corinthians sobre o Fluminense

Rodriguinho marcou os gols da vitória do Corinthians sobre o Fluminense

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Novidades

Se por um lado o Corinthians perdeu muita gente, também há caras novas na equipe para este início de returno. Em relação à equipe que vem sendo considerada titular por Loss, destacam-se o lateral-esquerdo Danilo Avelar e o volante Douglas. Também são novidades: o centroavante Jonathas, o atacante Sergio Díaz e o meio-campista Ángelo Araos.

Olho no DM

Titular naquela tarde de domingo contra o Fluminense, Renê Júnior está atualmente no departamento médico do Corinthians. O volante se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e somente volta aos gramados em 2019. Ele, aliás, é único corinthiano atualmente fora de combate por problemas médicos.

Esquema tático definido

Outra importante diferença entre os citados "Timões" diz respeito ao esquema tático. O Corinthians de Fábio Carille tinha bem definida sua estratégia de jogo: 4-2-4, sem centroavante, com dois meias centralizados e dois atacantes pelas beiradas.

Com Osmar Loss, que agora tem à disposição Roger e Jonathas, o Corinthians ainda não encontrou sua formação ideal. Ora joga com centroavante, ora sem. A tendência é, diante do Fluminense, nesta quarta, atuar com um jogador avançado - possivelmente Jonathas.

Momento positivo

Por fim mas não menos importante: o Corinthians que iniciou o Brasileirão-2018 com pé direito havia sido campeão paulista uma semana antes, dando assim o pontapé inicial no campeonato de pontos corridos com pinta de quem disputaria o octa - tratava-se, afinal de contas, do atual campeão do certame.

Atualmente, o Timão está a sete pontos da zona de classificação para a Libertadores e também da zona de rebaixamento. Na Copa do Brasil, avançou às semifinais vencendo mas jogando muito mal contra a Chapecoense quarta-feira passada. Na Libertadores, perdeu do Colo-Colo no jogo de ida e semana que vem tem de reverter o resultado para seguir vivo.

Corinthians vem de derrota para o Grêmio sábado passado

Corinthians vem de derrota para o Grêmio sábado passado

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Rodriguinho, Osmar Loss e Fábio Carille.

Veja Mais:

  • Gabriel se tornou titular absoluto do Corinthians neste segundo semetre

    Site diz que Al Hilal oferece R$ 23 milhões por Gabriel; Corinthians já tem resposta

    ver detalhes
  • Carille vai mudar a equipe do Corinthians devido ao pouco tempo de recuperação entre quinta e domingo

    Corinthians pode ter equipe recheada de reservas contra o Avaí; veja possível escalação

    ver detalhes
  • Tobias é um dos grandes goleiros da história do Corinthians

    Tobias evita apontar maior da história, mas enche Cássio de elogios: 'Fantástico'

    ver detalhes
  • Corinthians e Fluminense ficaram no empate sem gols na Arena, em Itaquera, pela Sul-Americana

    Corinthians cria pouco e fica no empate com Fluminense em primeiro jogo das quartas da Sul-Americana

    ver detalhes

Comente a notícia: