A pedido do Meu Timão, técnico do Sub-20 analisa prováveis promovidos ao Corinthians para 2019

A pedido do Meu Timão, técnico do Sub-20 analisa prováveis promovidos ao Corinthians para 2019

20 mil visualizações 132 comentários Comunicar erro

Rafael Bilu e Fessin engataram sequência no elenco profissional neste fim de temporada

Rafael Bilu e Fessin engataram sequência no elenco profissional neste fim de temporada

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

"Eles vinham comigo aqui num nível muito alto, jogando muito bem, sendo muito decisivos, fazendo partidas muito boas. Chamaram atenção do futebol profissional e estão lá há um bom tempinho fazendo parte do grupo, indo no banco de reservas, o Bilu teve oportunidade de entrar no final do jogo contra a Chapecoense."

A fala acima foi dita por Eduardo Barroca, técnico do Sub-20 do Corinthians, em entrevista concedida ao Meu Timão. Ninguém melhor para analisar os prováveis reforços oriundos da base para o elenco profissional de 2019 do que o atual treinador do meia Fessin e do atacante Rafael Bilu (e também de alguns centroavantes potencialmente úteis para Fábio Carille & cia. na próxima temporada – leia mais abaixo).

Leia também: Barroca explica tendência no Corinthians Sub-20 e lista maiores rivais pré-Copinha

Tanto Fessin quanto Bilu "explodiram" no Sub-20 do Corinthians em 2018. O atacante já vinha defendendo a camisa alvinegra em categorias inferiores antes de chegar à principal equipe de base. O meia foi contratado do ABC-RN numa negociação parcialmente casada envolvendo o acerto do início de ano com seu ex-colega Matheus Matias.

Fessin, apesar de ter jogado pelo Corinthians apenas no segundo semestre, é o terceiro principal goleador do Sub-20 em 2018, com 12 gols, atrás apenas do centroavante Nathan e da joia Fabrício Oya. Já Bilu soma 11 tentos, tendo sido o vice-artilheiro da equipe na Copa São Paulo, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da categoria.

"É importante deixar claro que ainda estão em formação, têm algo ainda para fazer com a gente. Está sendo importante demais para eles essa experiência profissional, mas precisam fechar o ciclo aqui com a gente para aí sim naturalmente, daqui a pouco, se firmarem lá, terem um espaço maior e seguirem a vida profissional deles em alto nível", alertou Barroca.

Eduardo Barroca chegou ao Corinthians no fim de maio deste ano

Eduardo Barroca chegou ao Corinthians no fim de maio deste ano

Marco Galvão/Ag. Corinthians

Fato é que tanto Fessin quanto Bilu já são priorizados pelo elenco profissional. Na estreia da Copa RS Sub-20, no fim de semana passado, ambos desfalcaram a equipe de Barroca pois estavam a serviço de Jair Ventura na Arena do Grêmio. Agora já estão integrados ao Timãozinho para o restante da principal competição pré-Copinha do país.

E falando em Copinha... Ambos estão inscritos pelo Corinthians e portanto não farão pré-temporada com o elenco profissional. Barroca, no entanto, admite a possibilidade de já "perdê-los" para a equipe de Carille a partir de fevereiro. Cabe destacar, no entanto, que há chance de a dupla flutuar entre o profissional e o Sub-20 ao longo 2018, afinal são jogadores de 1999 e assim ainda terão idade para jogar competições de base ano que vem.

"Espero sim (contar com eles na Copinha). Eles estão inscritos na Copa São Paulo. A gente espera fechar esse ciclo com eles. E lembrar que são jogadores nascidos em 99. Não só Copinha, mas pós-Copinha podem jogar até dezembro do ano que vem no Sub-20. Então, se não tiverem espaço no futebol profissional, a gente precisa trabalhar em parceria para eles não perderam ritmo, continuarem jogando em alto nível, para, quando subirem ao profissional e serem úteis de forma efetiva, eles estarem num nível muito bom", argumentou.

Segundo Eduardo Barroca...

Fessin

  • Canhoto
  • Joga pelos lados (esquerdo com Barroca)
  • Pode jogar centralizado (como um camisa 10)
  • Controlador
  • Surpreende pela combinação de muitos gols e assistências

Rafael Bilu

  • Canhoto
  • Veloz
  • Joga pelos lados (direito com Barroca, trazendo para dentro ou levando para o fundo e usando a perna direita mesmo)
  • Driblador (um contra um)
  • Agressivo (ofensivamente)
  • Goleador

"São jogadores que eu particularmente acredito muito que fechando todo esse ciclo aqui vão seguir com um espaço muito grande no futebol profissional do Corinthians", disse Eduardo Barroca.

Saudações Corinthianas já discutiu a utilização de Fessin e Bilu

E centroavante para o profissional? Tem no Sub-20?

Desde a saída de Jô, há praticamente um ano, o Corinthians pena para arranjar alguém que ocupe a função de centroavante. Kazim, Júnior Dutra, Roger e Jonathas fracassaram em 2018. Contratado no início da temporada como artilheiro do país até então, Matheus Matias pouco teve oportunidades – tendo inclusive descido algumas vezes ao Sub-20.

Diante desse cenário, não é de se estranhar que o torcedor do Corinthians questione: ora, não poderia estar nas categorias de base do Timão o novo camisa 9 do profissional?

"Muito difícil para mim opinar em algo que não conheço de perto. O que posso falar é que o Jair tinha experiência suficiente para escolher bem. É um cara que acompanhava, fazia questão de compartilhar com ele todos os lances, todos os gols, até para ele ter domínio maior para far boas escolhas nesse sentido", discorreu Eduardo Barroca.

"A gente tem bons centroavantes. O Matias desceu pontualmente em dois jogos, hoje não tem nem idade mais para descer, porque é de 1998. Mas tanto o Nathan quanto o João Pedro (Celleri) são jogadores que estão sendo formados para, quem sabe, daqui a pouco terem oportunidades no futebol profissional do Corinthians", acrescentou.

Cabe lembrar que o último centroavante formado nas categorias de base do Corinthians e promovido ao elenco profissional não vingou. Artilheiro e campeão da Copa São Paulo de Futebol de Júnior de 2017, Carlinhos disputou apenas um jogo pela equipe principal, passou a temporada de 2018 emprestado ao Oeste (onde teve passagem bastante discreta) e não faz parte dos planos do Timão para o elenco do ano que vem.

Veja mais em: Base do Corinthians, Elenco do Corinthians e Corinthians Sub-20.

Veja Mais:

  • Resta apenas o acerto dos jogadores com seus novos clubes para selar o negócio

    Corinthians e Atlético-MG se acertam por troca de atacantes; jogadores aceitam conversar

    ver detalhes
  • Uendel pode acertar retorno para o Corinthians em breve

    Empresário confirma que Corinthians deve acertar retorno de Uendel em janeiro

    ver detalhes
  • Ramiro assinou com o Corinthians nesta quinta-feira e é o quinto reforço para 2019

    Novo reforço do Corinthians, Ramiro se aproxima de Jadson e Luan em estatísticas do Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians jogou boa parte da temporada sem estampa no espaço principal do uniforme

    Otimismo do Corinthians com patrocínio contrasta com fracasso inédito desde era Kalunga

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes