Venha fazer parte da KTO
x

TPM, menstruação, cólica... Médica fala sobre os cuidados com time feminino do Corinthians

1.4 mil visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Atacante Victória durante jogo contra a Ferroviária, pela semifinal do Paulista Feminino

Bruno Teixeira/ Ag. Corinthians

Talvez grande destaque do Corinthians entre todas as categorias e modalidades na temporada de 2019, a equipe feminina está mais que viva que nunca por dois dos mais importantes títulos do ano: os campeonatos Paulista e Brasileiro. Por trás dos bons resultados em campo, há uma preparação minuciosa e particular de bastidores em relação, por exemplo, ao time masculino. Isso por conta das diferenças biológicas entre elas e eles.

Leia também:
FPF divulga detalhes e Corinthians decide final do Paulista Feminino na Arena
Técnico do Corinthians feminino comemora campanha em 2019 e se empolga para disputar duas finais

As jogadoras do Corinthians, como qualquer mulher na faixa dos 20 e 30 anos de idade, convivem mensalmente com seus ciclos menstruais. Isso implica numa constante alteração hormonal no organismo de cada uma das atletas. A comissão técnica, claro, tem de lidar com essa situação. E para isso há um controle por parte do clube e, quando necessário, também um tratamento especial para aquelas jogadores consideradas mais sensíveis.

"Essa é uma questão importante e é individualizada. A TPM e todas as alterações hormonais da menstruação fazem parte da nossa rotina", explicou a médica Taline da Costa, do departamento de futebol feminino do Corinthians, em entrevista ao portal Globoesporte.com.

"Algumas atletas não sentem nada, mas outras têm queda de desempenho. Algumas, tratamos dois dias antes do ciclo para reduzir os sintomas e a cólica. E controlar as datas para que não chegue em dias de jogos importantes. Grande parte das atletas sofrem com alteração de humor e isso pode influenciar no risco de lesão. É preciso conhecer cada uma delas para intervir em quem precisa e maximizar a performance", acrescentou.

Descamação natural das paredes internas do útero das mulheres, o período de menstruação ocorre, em média, a cada 28 dias. E gera uma também natural queda no nível de ferro do organismo por conta da perda de sangue. No caso de atletas de alto rendimento, o risco de anemia deixa um sinal de alerta constantemente ligado para a equipe de Taline no Timão.

"As mulheres, principalmente as atletas, sofrem com o risco de anemia não só pelas perdas menstruais, mas também pelo esforço físico constante. Ficamos bem em cima, também na questão da desidratação. O controle de tudo isso minimiza o risco de lesão. O trabalho no Corinthians é multidisciplinar, começa na pré-temporada e vai ao longo do ano com um mapeamento cardiológico, exames períodos e análise de eventuais alterações metabólicas", detalhou uma das principais responsáveis pelos cuidados biológicos das meninas alvinegras.

Devidamente cuidada fora das quatro linhas, a mulherada do Corinthians entra em campo nesta domingo para enfrentar a Ferroviária pela finalíssima do Campeonato Brasileiro. Nas finais do Paulistão, o adversário será o São Paulo - as datas ainda não foram confirmadas.

Veja mais em: Corinthians feminino.

Veja Mais:

  • Corinthians encerra preparação para clássico contra o São Paulo

    Corinthians encerra preparação para clássico contra o São Paulo no Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Arthur Sousa saindo em comemoração após gol marcado contra o São Paulo

    Autor do gol de honra no último Majestoso 'desaparece' do Corinthians com António Oliveira

    ver detalhes
  • Romero no empate do Corinthians com o Fortaleza

    Romero permanece em convocação do Paraguai e vira desfalque para os próximos jogos do Corinthians

    ver detalhes
  • Fagner segue no departamento médico do Corinthians

    Corinthians atualiza situação de lesionados antes de clássico contra o São Paulo

    ver detalhes
  • Donelli completa 700 dias sem entrar em campo pelo Corinthians

    Donelli completa 700 dias sem entrar em campo pelo Corinthians; relembre jogos do goleiro

    ver detalhes
  • Jovem volante lidera preferência da Fiel para substituir Garro no Majestoso

    Jovem volante lidera preferência da Fiel para substituir Garro no Majestoso; veja votos da enquete

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: