Venha fazer parte da KTO
x

Divulgação de bastidores do VAR da Arena Corinthians é solicitada pelo Vasco em carta à CBF

3.6 mil visualizações 31 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians e Vasco jogaram no último domingo em Itaquera

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Pouco mais de 24 horas após perder do Corinthians em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama encaminhou à CBF uma carta em protesto à arbitragem não só do jogo da Arena, em Itaquera, mas da competição como um todo. Assinado pelo presidente cruzmaltino, Alexandre Campello da Silveira, o documento também pede que áudios e vídeos do VAR do último domingo sejam disponibilizados.

"O Club de Regatas Vasco da Gama vem, por meio deste, protestar em relação aos seguidos erros de arbitragem cometidos contra o clube, que têm resultado em perdas de pontos cruciais na atual edição do Campeonato Brasileiro. Partidas do Vasco - para não citarmos também outros jogos da competição - vêm sendo sistematicamente maculadas pelo uso indevido e equivocado da tecnologia de vídeo, o VAR", iniciou a carta vascaína.

O Vasco questiona inicialmente o porquê de o gol do zagueiro Werley ter sido anulado. Aos cinco minutos do segundo tempo, o jogador cruzmaltino empurrou para as redes de Cássio e teve o tento anulado por impedimento após revisão da arbitragem de vídeo.

"No último domingo (29/09), em partida contra o Corinthians, na Arena Corinthians, mais uma vez o prejudicado foi o Vasco da Gama (...) o ex-árbitro e atualmente Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, em palestra concedida ao elenco vascaíno na última quarta-feira (25/09), explicou que braço não caracteriza impedimento. Fica, então, a pergunta: por que o gol do zagueiro Werley foi anulado, se este não é sequer um lance interpretativo? O que vale?", indaga Campello da Silveira em nome do Vasco.

Também é citado pelo Vasco um suposto toque de mão de jogador do Corinthians dentro da área, após chute do atacante Rossi. Entendendo ter havido penalidade, o clube carioca questiona o porquê de o lance não ter sido nem mesmo revisto pelo VAR.

"Estranhamente, este foi um lance muito parecido com o que aconteceu no jogo contra o Palmeiras (27/7), em São Paulo, quando o zagueiro Leandro Castán involuntariamente tocou com a mão na bola e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro (o mesmo de domingo!!) assinalou pênalti. Há ou não um critério? E qual é este critério?", escreve o presidente vascaíno.

Foram ainda destacados na carta cruzmaltina os 21 minutos de acréscimos, somados os tempos complementares do primeiro e do segundo tempo.

Por fim, o Vasco esclarece que o intuito da carta é "solicitar formalmente que o Sr. Leonardo Gaciba disponibilize os áudios entre o árbitro Ricardo Marques Ribeiro e a equipe do VAR nos lances capitais da partida do último domingo, assim como o vídeo, com todos os recursos tecnológicos e gráficos disponíveis, do lance do gol anulado do Vasco. É o mínimo que se espera do Presidente da omissão de Arbitragem da CBF em respeito ao torcedor vascaíno e à própria competição."

Cabe lembrar que a divulgação de áudios e vídeos de checagens do VAR não é de praxe da CBF. Na semana passada, a Conmebol foi na "contramão" e publicou os bastidores das três decisões da arbitragem de vídeo na derrota do Corinthians para o Independiente del Valle, em jogo disputado na Arena, em Itaquera.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Arbitragem.

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: