Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians confirmado: CBF lança novo torneio feminino já para dezembro

2.4 mil visualizações 14 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Meninas do Sub-17 do Corinthians disputarão Brasileiro Sub-16 em dezembro

Bruno Teixeira/Ag. Corinthians

Uma novidade anunciada nos bastidores pela CBF no início deste mês tem agitado os clubes das principais equipes femininas de futebol do país: foi agendado pela entidade, já para a primeira quinzena de dezembro, a primeira edição do Campeonato Brasileiro Sub-16.

De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira pelo blog Dibradoras, do portal Uol, a CBF formalizou no último dia 1º convites a 12 times: os oito primeiros da última edição da Série A1 do Brasileirão e os quatro semifinalistas da Série A2. Receberam assim a proposta: Corinthians, Ferroviária, Avaí/Kindermann, Flamengo/Marinha, Santos, Internacional, Audax, São José, São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras.

Os clubes tiveram cinco dias de prazo para confirmarem ou não a participação. Apenas o Palmeiras recusou, abrindo vaga para o Vitória, nono colocado da última edição da Séria A1.

Em contato com a reportagem do Meu Timão, o Corinthians confirmou participação. A equipe alvinegra usará o elenco sub-17 (sua única categoria de base feminina, treinada por Daniela Alves) para disputar o torneio sub-16. Haverá, naturalmente, corte das atletas de 17 anos.

O Corinthians criou o Sub-17 Feminino em 2019 e em sua primeira temporada está classificado às semifinais do Campeonato Paulista da categoria. Muitos clubes, porém, ainda não têm ou estão começando a se organizar para ter categorias de base para mulheres.

Daniela Alves, ex-meia da Seleção, é técnica do Corinthians Sub-17

Daniela Alves, ex-meia da Seleção, é técnica do Corinthians Sub-17

Bruno Teixeira/Ag. Corinthians

Nesse cenário, chama atenção a formalização "em cima da hora" de um torneio para o qual muitos times terão de se reforçar pontualmente por falta de atletas nos plantéis. Procurado pelas Dibradoras para se manifestar sobre o assunto, Romeu Castro, diretor de competições da CBF para o futebol feminino, minimizou o calendário apertado.

"O Brasileiro Feminino Sub-16 foi anunciado pelo presidente (da CBF) Rogério Caboclo como uma nova estratégia para o fomento e desenvolvimento do futebol feminino brasileiro, no último mês de setembro", disse, em referência a uma citação imprecisa feita na convocação da Seleção em setembro, pelo coordenador de futebol feminino Marco Aurélio Cunha.

Leia também: Torcida do Corinthians esgota ingressos para final do Paulista Feminino na Arena

"Foram inúmeros os contatos com as principais equipes da modalidade, tratando do calendário, meios de suporte, etc. Os convites foram remetidos em tempo hábil, e com ótima adesão dos clubes.s. Importante salientar que a competição já faz parte do calendário oficial a CBF, e que as datas para 2020 serão anunciadas brevemente. Também não chegou ao nosso conhecimento qualquer descontentamento dos clubes em relação a data de oficialização dos convites", acrescentou Romeu Castro.

Após inaugurar também em 2019 o Campeonato Brasileiro Sub-18, no qual o Corinthians utilizou também sua equipe sub-17, a CBF prevê a realização do inédito torneio sub-16 para o intervalo de 6 a 16 de dezembro. Ainda não há confirmação sobre a fórmula de disputa.

Vale lembrar que no último mês de março, no Dia Internacional da Mulher, a ex-meia Daniela Alves, escolhida para comandar o inédito Sub-17 do Corinthians, relatou em entrevista exclusiva ao Meu Timão sua trajetória no futebol. Ao ter despontado no esporte mais nova até do que Pelé, ela deixou um alerta para a luta ainda desigual das mulheres na modalidade.

Veja mais em: Corinthians feminino, Campeonato Brasileiro e Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: