Venha fazer parte da KTO
x

Tribunal nega nova investida de advogado gaúcho contra a Arena Corinthians; ação principal prossegue

17 mil visualizações 98 comentários Reportar erro

Arena Corinthians segue sendo motivos de disputas jurídicas quase seis anos após sua inauguração

Arena Corinthians segue sendo motivos de disputas jurídicas quase seis anos após sua inauguração

Meu Timão

O Tribunal de Contas da União barrou uma nova investida do advogado Antônio Pani Beiriz contra a Arena Corinthians. O Meu Timão teve acesso a decisão da 1ª Câmara do TCU, que indeferiu a representação do advogado que mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O acórdão (decisão, em termo jurídico) não reconheceu a investida do gaúcho. Ou seja, sequer analisou o mérito do pedido, já que o autor não preencheu nem os requisitos necessários (documentos ou provas) que levassem o TCU a fazer uma análise do caso.

Antônio Beiriz entrou com a representação no TCU alegando um suposto desvio de finalidade na concessão de empréstimo da Caixa Econômica Federal para a construção do estádio e também no processo de renegociação da dívida da administradora do estádio com a instituição financeira.

No acórdão, além de não reconhecer a investida do advogado, o TCU deixou claro que já havia realizado tal análise antes mesmo da concessão do empréstimo para a construção do estádio. Diante da decisão e dos termos alegados é bastante improvável que o advogado tente recorrer, apesar de a legislação permitir.

Processo principal segue seu curso

Essa tentativa de Antônio Pani Beiriz foi paralela ao processo principal, também movido por ele na Justiça. Em 2013, o advogado gaúcho entrou com uma ação popular questionando a legalidade do financiamento da Arena Corinthians e pleiteava a nulidade do repasse de verbas públicas.

Em fevereiro de 2018, a juíza federal Maria Isabel Pezzi Klein, da 3ª Vara Federal de Porto Alegre, julgou procedente a ação e determinou o ressarcimento dos 400 milhões de reais captados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os envolvidos, claro, entraram com recurso.

Na defesa, a Construtora Norberto Odebrecht S/A, o ex-presidente da Caixa Jorge Fontes Hereda, a SPE Arena Itaquera S/A e o Corinthians alegaram a existência de garantias suficientes e que a dívida, então de R$ 475 milhões, seria renegociada com base em receitas futuras. Outros fatores usados pela defesa foram: a análise prévia e a aprovação do próprio Tribunal de Contas da União (TCU) e que o dinheiro foi disponibilizado pelo programa ProCopa Arenas, criado pelo BNDES para financiar a construção ou reforma dos 12 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014

Neste momento, a ação está no aguardo de uma análise numa instância superior, no caso, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre.

Terceira investida furada do advogado

Em fevereiro de 2013, também com uma ação popular, o advogado conseguiu suspender o pagamento do patrocínio da Caixa Econômica Federal, que estampava sua logomarca na camisa. Três meses depois, porém, o Corinthians reverteu na Justiça e voltou a receber o dinheiro do patrocinador.

Em agosto de 2013, uma nova tentativa de Antônio Pani Beiriz, desta vez, contra a Arena. O advogado gaúcho pediu a suspensão dos repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a construção do estádio, alegando que o clube era insolvente, ou seja, incapaz de cumprir com seus pagamentos. O pedido não prosperou na Justiça.

Agora, em mais uma tentativa contra a Arena Corinthians, Beiriz teve seu pedido negado pelo TCU, que sequer viu legitimidade de sua tentativa como explicado acima.

E mais: o papel da Arena Corinthians na pandemia

Veja mais em: Arena Corinthians e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: