Venha fazer parte da KTO
x

Equipe de futsal do Corinthians recebe seminário sobre saúde mental

590 visualizações 12 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Atletas e funcionários do futsal do Corinthians assistiram ao seminário sobre saúde mental

Atletas e funcionários do futsal do Corinthians assistiram ao seminário sobre saúde mental

Divulgação/ Corinthians

Na última sexta-feira, a equipe de futsal do Corinthians recebeu um seminário sobre saúde mental. A psicóloga e coach esportiva Lias Yuri falou com atletas e comissão técnica sobre a relevância da inteligência emocional fora da quadra e o impacto do psicológico nos jogos.

Apesar de extremamente importante no mundo do futebol, o emocional e o psicológico são muitas vezes escanteados e até banalizados pela sociedade. A profissional contou que foi justamente por esse ponto que escolheu iniciar o seminário, mostrando a importância desses fatores também no esporte.

“Eu sempre gostei de acompanhar esporte, da competição. Tenho em mim características competitivas, mas o ponto principal é porque a psicologia esportiva trabalha com desenvolvimento de competências para o sucesso, metas, objetivos, sonhos. Foi o que me levou para a psicologia do esporte de alto rendimento”, iniciou.

A saúde mental ainda é um tabu não só no esporte. A pessoa que tem depressão, ou algum transtorno de ansiedade, é estigmatizada, tem dificuldades em se inserir no grupo, trocar de clube.... Eu comecei o seminário falando que psicólogo não é para louco porque essa é a ideia das pessoas, que psicólogo é para problemático. A sociedade tem esse preconceito então dentro do esporte também tem”, explicou, logo em seguida.

Pensando nessa estigmatização da saúde mental, Lais passou dicas para o cuidado básico com a saúde mental, principalmente durante a pandemia. Segundo ela, o primeiro passo essencial é autoconhecimento.

Num momento como este não pensar toda hora no passado ou no futuro... Vai acontecer, mas não podemos deixar virar uma bola de neve. Organizar bem nossas atividades diárias elimina grande parte do stress, ter atividades de lazer, de descanso da mente, estar próximo de amigos e familiares traz uma melhora emocional", pontuou.

Por fim, Lais ressaltou que, apesar do assunto ainda ser um tabu, tem ganhado espaço e atenção de alguns clubes, mas ainda precisa ser encarado como um trabalho diário dentro dos elencos.

"Tem melhorado, pensando no passado e comparando com hoje. Mas falta os clubes entenderem que o psicólogo é um funcionário diário, integrante de apoio à comissão técnica. Esse trabalho existe e deve estar em todas as instituições esportivas", finalizou.

A equipe de futsal, vale lembrar, já participou de outros seminários durante a pandemia. Em junho, o elenco recebeu orientações de profissionais sobre educação financeira.

Opinião do elenco

Os atletas do Timão reconheceram a necessidade do seminário e aproveitaram a oportunidade para expor suas visões sobre o assunto. Foram os casos do pivô Deives e o goleiro Tiago, que agradeceram o trabalho da profissional.

"(Acredito) muito no trabalho psicológico e mental para atletas de alto rendimento. Esse é um pilar fundamental e pouco explorado nas equipes. Fiquei muito feliz com o contato da Laís e espero que nos ajude nesse retorno que teremos em breve”, contou o pivô.

Essa dinâmica com a psicóloga foi muito importante nesse momento de pandemia para gente cuidar da nossa mente e nos concentrar em coisas positivas, coisas que vão nos ajudar a voltar num nível, tanto de trabalho, quanto técnico, quanto psicológico, da melhor maneira possível”, completou o arqueiro.

Veja mais em: Futsal do Corinthians.

Veja Mais:

  • Coronado ficou no Brasil para tratar desconforto

    Igor Coronado sente desconforto muscular e desfalca Corinthians na Sul-Americana 

    ver detalhes
  • Corinthians desembarcou na Argentina nesta segunda-feira

    Corinthians desembarca na Argentina sem Coronado; veja lista de relacionados para a Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians já sabe quando serão seus confrontos da Copa do Brasil

    Corinthians conhece datas, horários e transmissões de terceira fase da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou a preparação para encarar o Argentinos Juniors, da Argentina, fora de casa

    Corinthians fecha trabalhos para enfrentar o Argentinos Juniors na Sul-Americana; veja provável time

    ver detalhes
  • Wesley é alvo do West Ham, da Inglaterra, segundo jornal britânico

    Clube inglês prepara oferta para tirar joia do Corinthians, diz jornal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: