CBF muda protocolo e clubes terão que fazer testes antes de todos os jogos do Brasileiro

950 visualizações 13 comentários

Por Meu Timão

Corinthians estreia nesta quarta-feira no Campeonato Brasileiro

Corinthians estreia nesta quarta-feira no Campeonato Brasileiro

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou o protocolo para a disputa do Campeonato Brasileiro. De acordo com a entidade, que viu o jogo entre Goiás e São Paulo ser adiado praticamente na hora em que seria realizado, no domingo, os clubes terão que ser testados antes de todos os jogos do torneio.

Segundo nota oficial publicada pela CBF, os clubes terão a opção de escolher o laboratório em que querem ser testados, podendo ser ressarcidos se o escolhido não for o Hospital Albert Einstein, parceiro da federação. O Corinthians já adiantou que usará um laboratório de confiança para os testes, além de realizar voos fretados. A entidade exige que os testes sejam feitos sempre 72 horas antes dos jogos.

O protocolo vale a partir da sexta-feira e os testes deverão ser encaminhados para conhecimento da CBF até 24 horas antes do jogo, se a equipe for mandante, ou até 12 horas antes da viagem, se a equipe for visitante.

O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira para encarar o Atlético-MG, pela segunda rodada da competição. Por estar envolvido na final do Campeonato Paulista, o Timão não atuou na primeira jornada do torneio.

Confira a nota da CBF na íntegra:

"Objetivando aperfeiçoar o sistema de testes para Covid-19 de jogadores nas competições nacionais, a fim de oferecer maior segurança aos clubes e atletas nelas envolvidos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que realizou os seguintes ajustes nos procedimentos previstos no protocolo médico e na diretriz operacional:

A) A testagem será ampliada. TODOS os jogadores dos elencos dos clubes, inscritos na competição correspondente, serão testados a cada rodada, com 72 horas de antecedência a cada partida, independente de estarem ou não relacionados para o jogo. A medida é válida para as partidas a serem realizadas a partir da próxima sexta-feira, 14, visto que, para os jogos previstos até esta data os procedimentos já estão em curso.

B) Para garantir a logística e a agilidade deste procedimento, os clubes poderão optar entre seguir utilizando o Hospital Albert Einstein ou, se preferirem, optar pela contratação de laboratórios locais, desde que portadores do selo de acreditação laboratorial, outorgado pelas entidades de saúde competentes, e obedecendo aos padrões de teste molecular especificados pelos protocolos. A CBF reembolsará o valor dos testes aos clubes que optarem pelo laboratório local, tendo como referência o valor estabelecido no contrato celebrado entre a entidade e o Einstein. Desta forma, a CBF mantém seu compromisso de custear integralmente a realização de todos os testes, seja diretamente com o hospital referido ou com o uso de laboratórios locais.

C) Os resultados deverão ser enviados à CBF até 24h antes da partida pelo clube mandante e até 12h antes da viagem pelo clube visitante, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores com teste positivo.

D) Ao mesmo tempo, a CBF reforça que os clubes devem manter o rígido cumprimento do Guia Médico para retorno das atividades do futebol brasileiro e da Diretriz Operacional de cada competição, mantendo estrito controle de testagem e avaliação médica permanente.

A CBF reafirma seu compromisso de realizar as competições previstas em seu calendário, sempre colocando como prioridade a saúde de todos os que fazem parte do nosso futebol. E ressalta que qualquer decisão sempre é tomada levando em conta a segurança das pessoas envolvidas nas partidas".

Veja mais em: Nota oficial, Campeonato Brasileiro e Programação do Corinthians.

Veja Mais:

  • Caio Campos, superintendente de marketing do clube e gestor da Neo Química Arena, criticou volta do público nos estádios

    Responsável pela Neo Química Arena sobre público reduzido nos estádios: 'Prejuízo será maior'

    ver detalhes
  • Corinthians começa sua trajetória na Copa do Brasil em outubro

    Corinthians conhece adversário das oitavas de final da Copa do Brasil na próxima quinta-feira

    ver detalhes
  • Daniel Portella foi fisiologista do elenco principal do Corinthians entre janeiro de 2008 e maio de 2010

    Corinthians é condenado na Justiça do Trabalho em ação movida por Daniel Portella, ex-fisiologista

    ver detalhes
  • Fagner, Avelar e Gil compõem a defesa do Corinthians, além de Lucas Piton

    Corinthians não sofria gols em nove jogos seguidos desde 2018; desempenho defensivo preocupa

    ver detalhes
  • Timão tem cometido muitos pênaltis no Brasileirão

    Mão na bola faz o Corinthians ter três pênaltis marcados contra si nos últimos quatro jogos

    ver detalhes
  • Cássio foi eleito o melhor em campo pela Fiel

    Cássio e Otero se salvam em noite de avaliações ruins no Corinthians; atacante beira o zero

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: