Danilo Avelar assume comentário racista, pede desculpa e diz que está 'disposto a crescer'

41 mil visualizações 323 comentários

Por Meu Timão

Danilo Avelar admitiu ter feito um comentário racista durante partida de jogo online

Danilo Avelar admitiu ter feito um comentário racista durante partida de jogo online

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Na manhã desta quarta-feira, Danilo Avelar publicou um comunicado em suas redes dando sua versão sobre o caso que movimentou a madrugada. O zagueiro pediu desculpas e afirmou ter proferido ofensa racista a outro usuário do jogo Counter Strike: Global Offensive (CS:GO).

"Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho. Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma das partidas, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça, mas, infelizmente, piorei a situação: cometi o grave erro de escrever a um adversário uma frase de conotação racista. Errei, falhei e me envergonho muito disso", escreveu o jogador, admitindo ter usado o termo 'fih de rapariga preta' para ofender outro usuário.

"Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral (...) Também quero me desculpar com o Corinthians, uma instituição que desde sempre prega e luta pela igualdade, com a Fiel Torcida e com meus companheiros de equipe", completou o jogador pedindo desculpa, inclusive ao Corinthians - veja a nota na íntegra abaixo.

O Corinthians, aliás, ainda não divulgou uma posição sobre o caso. Momento antes da nota de Avelar, o clube se manifestou dizendo que estava ciente e apurando o caso antes de dar posição oficial.

Jogador foi banido de plataforma

A plataforma onde ocorreu a ofensa, Coliseum, também se pronunciou repudiando o ocorrido e comunicando o banimento de Danilo Avelar e do outro usuário envolvido.

"Sobre o caso envolvendo o argentino 'Zetta' e o jogador Danilo, a Coliseum informa que ambos estão banidos da plataforma por insulto racial. A Coliseum repudia veementemente esse tipo de pensamento e conduta na plataforma, e todo e qualquer usuário que venha ter esse tipo de atitude, sofrerá a mesma punição. Reafirmamos nosso compromisso com a comunidade de eSports, de lutar pela união das mais diferentes matrizes étnicas, respeitando as diferenças, nutrindo o sentimento da paixão ao cenário do eSports e o dever de zelar pela ordem, a moral e a decência de seus usuários", escreveu a empresa - veja abaixo.

Confira a nota oficial na íntegra divulgada pelo jogador

"Fala, galera. Venho aqui falar com vocês sobre a injúria de conotação racial que tem rolado pelas redes sociais atrelada ao meu nome. Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho. Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma das partidas, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça, mas, infelizmente, piorei a situação: cometi o grave erro de escrever a um adversário uma frase de conotação racista. Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade temos que abolir qualquer forma de racismo. Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral. Este caso me abriu os olhos para este grave problema em nossa sociedade. A reflexão que fica é que devemos fazer mais para combater o racismo com vigor e urgência, sem brechas nem exceções. Também quero me desculpar com o Corinthians, uma instituição que desde sempre prega e luta pela igualdade, com a Fiel Torcida e com meus companheiros de equipe. Reitero, uma vez mais, que meu histórico e meu caráter não condizem com o que escrevi e que estou disposto a crescer, melhorar e mudar. Abraços, Danilo Avelar",

Jogador se manifestou em seu Twitter

Jogador se manifestou em seu Twitter

Reprodução/Twitter

Confira a nota oficial da Coliseum sobre o banimento do jogador

Plataforma emitiu comunicado oficial

Plataforma emitiu comunicado oficial

Reprodução/Twitter

Veja mais em: Danilo Avelar.

Veja Mais:

  • Corinthians venceu o Cuiabá nesta segunda-feira

    Corinthians bate o Cuiabá fora de casa e volta a vencer no Campeonato Brasileiro

    ver detalhes
  • Adson comemora gol marcado com Gustavo Mosquito e Gabriel

    Adson é eleito o melhor em campo em vitória do Corinthians; meia fica perto de nota mínima

    ver detalhes
  • Autor do segundo gol do Corinthians, Adson foi um dos destaques positivos para a Fiel

    Elogios a Roni e Adson e críticas à postura no segundo tempo: Fiel repercute vitória do Corinthians

    ver detalhes
  • Giuliano foi o primeiro reforço do Corinthians na temporada; além dele, meia Renato Augusto retornou ao clube

    Sylvinho evita prever estreias de Renato Augusto e Giuliano ao analisar condição física dos meias

    ver detalhes
  • Corinthians está na décima colocação do Campeonato Brasileiro

    Corinthians vence Cuiabá e vai à décima colocação do Campeonato Brasileiro

    ver detalhes
  • Adson foi titular pela primeira vez com Sylvinho contra o Cuiabá

    Sylvinho elogia Adson, explica processo de adaptação e vê oportunidades para a base no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x