Duilio Monteiro e Roberto de Andrade com Renato Augusto durante coletiva do jogador

Duilio Monteiro e Roberto de Andrade com Renato Augusto durante coletiva do jogador

Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

2.5K 28

Como vinho

Renato Augusto comenta posicionamento em campo e se avalia melhor jogador do que em 2015

Por Meu Timão

Renato Augusto falou de forma oficial pela primeira como jogador do Corinthians, nesta quarta-feira, desde seu retorno ao clube. Em sua coletiva de apresentação , o novo camisa oito falou sobre a sua passagem pelo futebol chinês, especialmente sobre as posições do campo em que atuou.

"Com a questão do posicionamento, realmente aconteceu muito na China de fazer várias funções, desde primeiro volante à centroavante. Lá só tínhamos três estrangeiros e mexíamos para que fizessem outras funções. Passei tudo isso para o Sylvinho, passei onde eu mais gosto de jogar e me sinto confortável. Ele passou as impressões dele. Vamos fazer o que for melhor para o grupo e para que eu possa render", comentou, em entrevista coletiva.

Renato defendeu o Beijing Gouan por cinco temporadas. Ao todo, foram 150 jogos e 40 gols marcados. Desde que deixou o Timão, em 2016, o meia afirmou ter evoluído como jogador, apesar da idade mais avançada de 33 anos.

"Eu sou muito crítico. Não gosto de falar pro lado bom. Hoje, eu enxergo o jogo de uma forma um pouco diferente. Joguei em outras funções, tive outras funções, carregar o clube, fazer o time jogar. Mas eu acredito que eu esteja melhor do que quando eu saí. Vou precisar de tempo para jogar, apesar de saber que é imediato por aqui. Por outro lado, estou há um tempo sem jogar, mas creio que possa ajudar a equipe", avaliou.

E com a idade, se agravam os problemas com lesões. Quando chegou, no final de 2012, Renato vinha de um histórico de lesões no Bayer Leverkusen. Foram contusões nos dois joelhos e uma grave lesão na coxa esquerda. O mesmo aconteceu no seu primeiro ano de Corinthians, quando ele esteve presente em apenas 41% das partidas e sofreu três sérias lesões no período. No clube alvinegro, o atleta fez um trabalho específico com o departamento médico e conseguiu superar a questão. Segundo ele, os problemas físicos ficaram no passado.

"Com a questão das lesões, por tudo que passei, mudei minha forma de ver o jogo. Uso o que eu passei como experiência para cuidar bem do corpo, cuidar gradativamente. Melhor dar um passo mais curto para atingir o objetivo do que dar um passo largo e cair. Vou usar o que passei ano passado como experiência", explicou Renato.

"Como eu tinha a necessidade da parte física para fazer mais funções, eu me cuido mais. O tempo passa e a gente sabe que é importante se cuidar. Então fisioterapia, nutrólogo, suplementos, rotina. Tudo isso me ajudou a estar bem, ir para Seleção, ser campeão olímpico, chegar na Copa do Mundo. É uma coisa normal para eu poder crescer como atleta e continuar jogando em alto nível", completou o meia.

Veja mais em: Renato Augusto, Sylvinho e CT Joaquim Grava.

Confira mais novidades do Corinthians

28 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X