Venha fazer parte da KTO
x

FIFA estuda inserir Mundial de Clubes no calendário do futebol feminino a partir de 2024

2.9 mil visualizações 27 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians é o atual campeão da Libertadores Feminina

Corinthians é o atual campeão da Libertadores Feminina

Staff images woman / Conmebol

A FIFA está estudando a viabilidade de incluir o Mundial de Clubes no calendário do futebol feminino. Caso a competição já existisse, o Corinthians, atual campeão da Libertadores Feminina, teria vaga assegurada na disputa.

A proposta publicada em um estudo da FIFA é que a Copa do Mundo de seleções ocorram em anos ímpares e o Mundial de Clubes nos pares a partir de 2024. O documento publicado pela entidade ainda sugere que os meses de janeiro e agosto seriam os ideais para a nova competição.

"Caso o conceito bienal da Copa do Mundo seja implementado, uma sugestão seria organizar a Copa do Mundo de Clubes feminino em um ciclo bienal com início em 2024. Isso seria permitir que a Fifa use o ímpeto da Copa do Mundo feminina de 2023 [na Austrália e Nova Zelândia] como um trampolim para o lançamento da nova competição de clubes e garantiria a realização de um grande evento de futebol feminino a cada ano, alternando clubes e exposição da seleção nacional no nível mais alto", diz o relatório da FIFA apresentado no início desta semana aos 211 filiados.

O relatório ainda dá uma perspectiva de formato para a disputa. Inicialmente com 12 clubes (podendo aumentar nos anos seguintes), as equipes jogariam em sede única, a ser definida pelo Conselho da Fifa. Os times seriam divididos em quatro grupos de três, com o campeão de cada chave avançando às semifinais. Os vencedores se enfrentariam na final.

Há, porém, um problema segundo a entidade máxima do futebol. Somente três das seis confederações têm hoje torneios continentais femininos de clubes. Além da Libertadores, organizada pela Conmebol, as outras duas confederações com torneios continentais são a UEFA e a Confederação Africana.

"Antes de pensar em um campeonato mais amplo é preciso dar tempo para que Concacaf, AFC (Ásia) e a Oceania criem seus campeonatos continentais femininos, que seriam classificatórios para a Copa do Mundo de Clubes", expôs o estudo.

O projeto também prevê um torneio mais longo, com duração de 22 dias. Hoje, o Mundial de Clubes masculino conta com sete equipes e tem duração de nove a dez dias.

Vale lembrar que a diretora do futebol feminino do Corinthians, Cris Gambaré, e o técnico Arthur Elias já cobraram a FIFA para investir no Mundial Feminino. Nas redes sociais, os torcedores também pedem que a entidade organize a competição.

O Corinthians, atual campeão da Libertadores, tem três títulos da competição. Na Europa, o Barcelona, da Espanha, é o atual campeão da Champions Feminina. Já no continente africano, a primeira edição do torneio aconteceu nesta temporada e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, ficou com a taça.

Veja mais em: Corinthians Feminino.

Veja Mais:

  • Wesley durante jogo do Corinthians

    Técnico do Corinthians analisa estilo de jogo de Wesley e explica mudanças no ataque alvinegro

    ver detalhes
  • Conselheiros do Corinthians votam nesta segunda-feira a respeito do balanço financeiro de 2023

    Conselho Deliberativo se reúne para votação das contas do Corinthians de 2023; saiba detalhes

    ver detalhes
  • O time de futebol profissional masculino do Corinthians disputa dois jogos nesta semana

    Corinthians tem semana com Copa do Brasil e jornada quádrupla no sábado; veja agenda

    ver detalhes
  • Corinthians fez proposta para contratar o meia Erik Lamela

    Corinthians faz proposta por meia argentino do futebol espanhol; veja detalhes

    ver detalhes
  • O Corinthians recebeu uma oferta de quase R$ 100 milhões por Wesley de clube inglês

    Corinthians recebe proposta de quase R$ 100 milhões de time inglês por promessa; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0, pela quarta rodada da Neo Química Arena

    Wesley inferniza defesa rival, Corinthians domina o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: