Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians enfrenta adversário pela primeira vez em sua história em duelo pela Copa do Brasil

5.0 mil visualizações 30 comentários Reportar erro

Portuguesa do RIo vai jogar pela primeira vez contra o Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil

Portuguesa do RIo vai jogar pela primeira vez contra o Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil

Nathan Diniz/A.A Portuguesa

O Corinthians conheceu seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil. O clube do Parque São Jorge vai ter um adversário inédito em sua história de mais de 111 anos na estreia do torneio nacional: a Portuguesa do Rio de Janeiro.

O clube carioca foi fundado em 17 de dezembro de 1924, após um jogo de futebol organizado pela Portuguesa Santista. Constantino Paiva, Joaquim Martins Leal e Luís Gomes Teixeira, esse que foi o primeiro presidente da história do time, deram os primeiros passos para a criação da Portuguesa do Rio.

Apesar de ambas as equipes possuírem uma longa história, elas nunca se enfrentaram, mesmo com os torneios nacionais e até mesmo interestaduais. A Portuguesa faz a sua primeira aparição na Copa do Brasil.

Além do torneio nacional, em 2022, a Portuguesa também disputa a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Os cariocas também jogaram a divisão principal do campeonato estadual, sendo eliminado na semifinal da Taça Rio pelo Resende.

Em sua primeira edição na Copa do Brasil, a Portuguesa-RJ já passou por duas fases: na primeira, eliminou a equipe do CRB, enquanto na segunda deixou o Sampaio Correia pelo caminho. Agora, na terceira fase, enfrenta o Corinthians visando, mais uma vez, ser a zebra.

Existe a possibilidade, porém, da equipe carioca ter que mandar o seu jogo fora de seu estádio. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, jogos válidos entre a terceira e quinta fase só poderão ser realizados para uma capacidade mínima de dez mil pessoas.

O Estádio Luso-Brasileiro não tem essa capacidade e, por conta disso, o time carioca deve encontrar um outro local para realizar o jogo contra o Timão. A casa da Portuguesa tem capacidade para, aproximadamente, cinco mil torcedores - praticamente metade do mínimo exigido pela CBF.

Sendo assim, a tendência é do Corinthians mandar o jogo normalmente na Neo Química Arena, enquanto o adversário terá que encontrar um estádio. O Timão viaja para o Rio de Janeiro na primeira partida e decide a classificação da terceira fase em casa. De acordo com a programação da Copa do Brasil, a data da partida de ida será entre os dias 20 e 21 de abril, enquanto o de volta está programado para o dia 11 ou 12 de maio.

O classificado da terceira fase da Copa do Brasil será conhecido em jogos de ida e volta e sem gol qualificado. O clube do Parque São Jorge estava no Pote 1, enquanto a Portuguesa, por conta de sua classificação no Ranking Nacional de Clubes, estava no Pote 2.

O Corinthians vai em busca da quarta conquista da Copa do Brasil em sua história. Em seis finais que o Timão chegou, o clube saiu com o título em 1995, 2002 e 2009. Além da questão esportiva, a Copa do Brasil também é interessante na questão financeira. O campeão vai ser premiado em R$ 60 milhões apenas com a conquista do título. Começando na terceira fase, como o caso do Timão, o prêmio total pode chegar a R$ 76,6 milhões.

Veja mais em: Copa do Brasil.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: