Venha fazer parte da KTO
x

1º de abril: Meu Timão esclarece oito mentiras que contam sobre o Corinthians

2.5 mil visualizações 17 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

O Corinthians conquistou o título paulista em 2017, mesmo ano em que foi chamado de "quarta força" pela imprensa

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Nesta sexta-feira, o torcedor do Corinthians pode cair em algumas pegadinhas. Isso porque neste dia 1º de abril, celebra-se o Dia da Mentira, conhecido pela disseminação de invencionices, balelas e boatos em forma de brincadeira.

As falsas histórias contadas nesse dia, entretanto, são rapidamente desmentidas, diferentemente daquelas reproduzidas há anos pelos rivais. Assim, o Meu Timão separou uma lista para esclarecer as principais e as mais recentes delas.

Oito mentiras que contam sobre o Corinthians

Atraso no salário de Paulinho

Recentemente, torcedores adversários movimentaram as redes sociais com o boato de que o Corinthians havia atrasado o salário de Paulinho. A verdade é que a Taunsa, parceira do time na contratação do jogador, realmente atrasou ao menos um dos repasses. No entanto, o Timão utilizou outros recursos para deixar o pagamento do volante em dia e não atrasou nenhum vencimento. Ainda sobre o assunto, o presidente Duilio Monteiro Alves enfatizou que o camisa 15 está dentro do orçamento do clube, independente de patrocínio. Vale relembrar que a empresa firmou um acordo em que pagaria 100% dos honorários do atleta.

"O Corinthians não revela ninguém"

Essa é uma das maiores mentiras relacionadas ao time de Itaquera, já que o mesmo revelou inúmeros nomes que ganharam destaque no exterior e até mesmo defendendo o Brasil. A base corinthiana, aliás, já cedeu 14 jogadores para a Seleção neste século, mais do que qualquer outro time. Alguns exemplos de revelações são: Rivellino, Dinei, Éverton Ribeiro, Malcom, William, Fagner e Jô.

Mundial de 2000

A principal provocação dos rivais é relacionada ao primeiro Mundial organizado pela Fifa, no ano 2000. Segundo eles, o título do Corinthians não seria válido, pois o time não havia vencido a Libertadores da América. O que muitos se esquecem, porém, é que o Timão participou do torneio por conta da vaga destinado ao campeão do país sede, que no caso era o Brasil. À época, foi contestado se o correto não seria o campeão de 1999, que sairia dias antes da competição. Todavia, a oportunidade do time da Zona Leste foi ratificada, visto que conquistou o título tanto de 1998 como de 1999.

Estádio de presente

Outra grande falácia com o nome do Timão é relacionada a Neo Química Arena. Isso porque muitos insistem em afirmar que o time recebeu o estádio em Itaquera de presente do Governo. A verdade, porém, é que o clube apenas recebeu incentivos por conta da realização da Copa do Mundo 2014, mas não foi isentado dos juros de mercado pelos empréstimos. Como prova da dívida ainda existente, o exemplo é o direcionamento de todo o dinheiro da venda dos naming rights para o pagamento do estádio.

11 anos de tabu com o Santos

Os santistas alegam até hoje que o Corinthians ficou 11 anos sem vencer o time da Vila Belmiro. No entanto, o que esquecem de mencionar é que esse período de seca diz respeito somente ao Campeonato Paulista. Em outras competições, como Rio-São Paulo e Torneio Internacional, a equipe da Zona Leste levou a melhor sobre o rival.

23 anos sem títulos

Contando apenas com o Paulistão, o Corinthians realmente ficou 22 anos e oito meses sem títulos. Todavia, nesse meio tempo, o time levantou outras taças, afastando o exagero de "seca de conquistas" proferida pelos torcedores rivais. Em 1954 e 1958, por exemplo, a equipe foi campeã da Taça Charles Miller. Depois, em 1966, levou o Rio-São Paulo para casa, e em 1975, a Copa São Paulo. Antes do título paulista de 1977, também ganhou a Taça Governador do Estado.

Sem casa até 2014

Outra história falsa é que o Timão só teria conquistado seu primeiro estádio em 2014. Na realidade, o clube teve outros duas casas antes da Neo Química Arena. Trata-se do Ponte Grande e da Fazendinha. O primeiro citado foi inaugurado em 1918, oito anos após a fundação do time, e foi utilizado até 1927, quando o AA São Bento comprou o local. De 1928 até o início dos anos 2000, a equipe alvinegra mandou seus jogos no estádio Alfredo Shürig, a Fazendinha. Pela pouca capacidade, hoje é utilizado somente para confrontos da base e do futebol feminino.

Quarta força

Em 2017, a Fiel cansou de ouvir que o Corinthians era a quarta força do estado de São Paulo. Na época, a imprensa colocou o time atrás dos rivais São Paulo, Palmeiras e Santos. O Timão, porém, mostrou no mesmo ano como aquela acusação era errônea. Em resumo, conquistou o título estadual em cima da Ponte Preta, e, meses depois, o Brasileiro.

Bônus: a maior mentira de todas

O Mundial do Palmeiras, arquirrival alvinegro.

Veja mais em: História do Corinthians e Neo Química Arena.

Veja Mais:

  • Jheniffer abriu o placar, depois Vic empatou e Jaque retomou a vitória

    Reservas brilham e Corinthians consegue virada frenética nos acréscimos sobre o São Paulo

    ver detalhes
  • Segundo a Itatiaia, Cássio tem um acerto encaminhado com o Cruzeiro

    Cássio e Cruzeiro têm acerto encaminhado, diz rádio mineira; Corinthians manda oferta de renovação

    ver detalhes
  • Carlos Miguel falhou no primeiro gol do Flamengo, mas fez mais uma partida com defesas difícieis

    Carlos Miguel revela conversa com Cássio e 'culpa' erros individuais por derrota do Corinthians

    ver detalhes
  • O técnico António Oliveira promoveu uma atividade para parte do elenco somente

    Corinthians se reapresenta após derrota para o Flamengo e inicia preparação para decisão na Sula

    ver detalhes
  • Malcom se sagrou campeão saudita pelo Al-Hilal no último sábado

    Cria do Corinthians conquista título saudita com números de destaque; Timão tem valores a receber

    ver detalhes
  • Matías Rojas chegou ao seu terceiro gol no Inter de Miami, em apenas três jogos

    Rojas vai 'da água para o vinho' após deixar o Corinthians e marca golaço nos EUA; veja vídeo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: