Venha fazer parte da KTO
x

Focado na defesa e dono de carreira multinacional: conheça Rafael Ramos, novo reforço do Corinthians

13 mil visualizações 66 comentários Reportar erro

Conheça Rafael Ramos, novo reforço do Corinthians

Conheça Rafael Ramos, novo reforço do Corinthians

Divulgação/ C.D Santa Clara

O Corinthians anunciou nesta terça-feira a contratação em definitivo do lateral-direito Rafael Ramos, ex-Santa Clara, de Portugal. O defensor assinou contrato com o clube do Parque São Jorge até junho de 2024.

Com a contratação de Rafael Ramos, o Corinthians chega ao seu sétimo reforço para a temporada de 2022. Ivan, Robson Bambu, Bruno Melo, Paulinho, Júnior Moraes e Maycon estão integrados normalmente ao grupo desde a disputa do Campeonato Paulista - somente o primeiro não fez sua estreia ainda pelo Timão.

Sem trajetória anterior no futebol brasileiro, Rafael Ramos chega ao Timão ainda como um desconhecido para boa parte da Fiel. Visando apresentar a nova contratação à torcida do Corinthians, o Meu Timão preparou uma espécie de raio-X completo sobre o jogador. Confira abaixo!

Características

Rafael Ramos é um jogador que se destaca muito mais pelas valências defensivas do que ofensivas. Nesse sentido, chama atenção como o jogador pouco se expõe ao campo de ataque, preservando sua posição inicial e servindo de suporte aos jogadores do meio para frente.

Outro fator que contribui para seu bom jogo defensivo é a capacidade de se impor fisicamente, utilizando de sua estrutura corporal acima da média para deslocar os adversários. Apesar de não ser tão alto, Rafael Ramos tem bom senso de posicionamento para não sofrer com lances de bola aérea.

A disparidade entre a qualidade na defesa e no ataque é evidente até nos números de Rafael Ramos. Nesta edição do Campeonato Português, o lateral não anotou gols ou assistências, limitando-se a uma boa média de desarmes (1,9 por jogo) e interceptações (1,2 por jogo).

Rafael Ramos (à esquerda) prioriza os combates físicos no campo de defesa

Rafael Ramos (à esquerda) prioriza os combates físicos no campo de defesa

Jonathan Ferrey/Getty Images

Trajetória na carreira

Rafael Ramos surgiu em Portugal como uma das grandes promessas da renomada academia de formação do Benfica. Ainda assim, terminou sua trajetória sem atuar pelo time profissional do gigante português, deixando o clube após 30 jogos e um gol pela categoria Sub-19.

A fama de bom prospecto o levou ao Orlando City, dos Estados Unidos, em um acordo por 450 mil euros (pouco mais de R$1 milhão, à época), onde atuou também pelo Chicago Fire. Em solo estadunidense, uma passagem de quatro anos, com um gol e uma assistência em 52 jogos.

Após longa trajetória nos Estados Unidos, Ramos retornou à Europa, desta vez no futebol holandês. Por uma temporada, defendeu as cores do FC Twente, onde foi titular, e posteriormente adquirido pelo Santa Clara, seu último clube, por 200 mil euros em 2019. No clube português, uma passagem de três anos que durou até abril de 2022, data de sua transferência ao Corinthians.

Como pode servir ao Corinthians?

A lateral direita é um setor pouco problemático ao Corinthians há mais de uma década. Após bons anos sob a titularidade de Alessandro e Edenílson, Fagner tomou a posição de titular em 2014, onde segue até hoje.

A princípio, Rafael Ramos chega como uma opção de banco a Fagner. João Pedro, que ocupa o posto hoje em dia, está emprestado pelo Porto ao Timão até o meio do ano e não deve ser adquirido em definitivo.

Caso opte em jogar com uma linha de cinco defensores, algo admitidamente utilizado por Vítor Pereira no duelo contra o Botafogo, Rafael Ramos também pode ser útil. O defensor pode servir como um dos membros do tripé, dando suporte às subidas de Fagner ao ataque.

Ficha técnica

Nome: Rafael António Figueiredo Ramos
Ano de nascimento: 09/01/1995 (27 anos)
Nacionalidade: Seia, Portugal
Altura: 1,68m
Clubes que em que já atuou profissionalmente: Orlando City (Estados Unidos), Chicago Fire (Estados Unidos), FC Twente (Holanda) e Santa Clara (Portugal)

Veja lances do jogador

Veja mais em: Rafael Ramos e Contratações do Corinthians.

Veja Mais:

  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes
  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: