Venha fazer parte da KTO
x

Danilo avalia primeiro ano como treinador do Sub-20 do Corinthians e fala sobre maturação do elenco

1.2 mil visualizações 11 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Danilo aponta que é importante os jogadores da base terem vivência no profissional para evoluírem

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Na virada do ano, Danilo encerra sua primeira temporada como treinador do Corinthians Sub-20, acumulando duas finais, mas nenhum título. Questionado sobre o ano do Timãozinho, acredita que tenha sido bastante positivo.

"Se pegar o ano, até esse momento foi um ano que nossa equipe foi muito bem. Às vezes analisamos só o campeão, mas temos que pegar durante toda a competição inteira e o que fizemos", avalia o treinador, que complementa falando sobre seu time já ter adquirido uma mentalidade profissional.

"Na base muitos dizem: ‘você quer ser campeão ou preparar os jogadores pro profissional?’ Acho que tem que ser os dois, tem que preparar lá para cima, mas esses atletas também já tem que ter em mente que já são profissionais e tem que ser campeões e não podem aceitar a derrota, acho que isso é importante, de você perder um jogo e já ter a cabeça boa de saber que tem que ganhar o próximo", disse.

"Nesse sentido temos um grupo bem na mão e tá todo mundo bem preparado. O grupo é bem ciente do que a gente tem que fazer para ganhar os jogos", conclui.

As finais citadas foram no Campeonato Brasileiro e Paulista. Na primeira, o time foi superado pelo Palmeiras na final, por 1 a 0. Depois, no estadual, o Timãozinho perdeu o troféu para o Santos, pelo placar agregado de 4 a 2. Vale ressaltar que a competição nacional terminou em briga, com alguns jogadores corinthianos sendo expulsos e punidos pelo STJD após o apito final.

Além de aturem nas categorias de juniores, diversos atletas da base integraram treinamentos do profissional e chegaram a estrear profissionalmente. Ao todo, oito jogadores da base alvinegra jogaram entre os profissionais este ano e alguns se firmaram no principal, caso de Giovane e Robert Renan.

Danilo comentou sobre essa integração e ele diz que é fundamental que isso ocorra para o atleta se ambientar no profissional e numa eventual promoção não sentir a pressão.

"São casos que às vezes acontecem e você acaba pulando etapas. Às vezes o atleta não está preparado, porque você jogar no Sub-20 é uma coisa e profissional é outra, a cobrança é totalmente diferente. Uns lidam bem com isso e outros não, mas quem tem que ver isso na hora certa é o treinador", iniciou o treinador.

"É igual eu falo, a base tem que estar linkada ao profissional, o que fazemos aqui no Corinthians é esses atletas treinarem direto no profissional e ficarem no ambiente ali. Você imagina eles tomarem café da manhã e almoçar com o Renato Augusto e Cássio no dia a dia. Então isso só vai preparando", conclui.

Por fim, o atual treinador do Sub-20 aponta que é importante o jovem, mesmo que não utilizado, fique e treine junto aos demais atletas no CT Joaquim Grava. Ele ainda cita Giovane como exemplo. O atacante foi promovido nesta temporada e atuou em 16 partidas, mas não marcou nenhum gol.

"Acho que esses atletas, como o Giovane, não vão jogar agora, mas daqui dois/três anos vão estar preparados, acho que isso é importante. Uma coisa que a gente conversa bastante com o Alessandro e todo mundo é que eles vivenciarem o dia a dia, porque na hora que subir e precisar esses atletas vão entrar e não vão sentir", encerrou Danilo.

Após a disputa da Copa São Paulo, ao menos quatro jogadores podem subir ao time profissional, pois estouram a idade de base. Matheus Araújo e Murillo devem ser integrados ao elenco comandado por Fernando Lázaro, já Alemão e Zé Vitor vivem uma incógnita. O primeiro tem contrato com o clube até janeiro de 2024 e o segundo está emprestado ao Time do Povo e caso o clube opte por não adquirir seus direitos econômicos, deve retornar ao seu clube de origem.

Tendo isso em mente, a dupla deve usar a Copinha como vitrine e possivelmente impressionar o atual técnico corinthiano. O Timãozinho estreia na competição no dia 3 de janeiro, contra o Zumbi-AL. Depois, enfrenta o Fast Clube e a Ferroviária. Os três jogos acontecem em Araraquara.

Veja mais em: Danilo, Base do Corinthians e Corinthians Sub-20.

Veja Mais:

  • O Corinthians é o segundo melhor colocado na classificação geral da Sul-Americana

    Corinthians pode ter vantagem em quase todo o mata-mata da Sul-Americana; entenda

    ver detalhes
  • Amaral faleceu nesta sexta-feira

    Amaral, ex-zagueiro e campeão Paulista pelo Corinthians, morre aos 69 anos

    ver detalhes
  • Kazim jogou no Corinthians entre 2017 e 2018

    Ex-Corinthians conclui curso e se forma técnico na Inglaterra; confira

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo foi inscrito pelo Corinthians no Campeonato Brasileiro

    Corinthians inscreve volante e goleiro no Campeonato Brasileiro; veja a lista completa

    ver detalhes
  • O Corinthians se dedica exclusivamente ao Brasileirão nas próximas semanas após classificações na Copa do Brasil e Sul-Americana

    Corinthians retoma foco no Brasileirão de olho na última meta esportiva de 2024

    ver detalhes
  • O Corinthians seguiu os trabalhos no CT Joaquim Grava

    Corinthians faz último treino antes de jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: