Venha fazer parte da KTO
x

Tio de joia do Corinthians fala sobre expectativas e evita comparação com promessa do rival

16 mil visualizações 71 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Uma das maiores promessas das categorias de base corinthiana, o atacante Pedro, de apenas 16 anos, está na disputa do Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Brasileira, na Colômbia. Em entrevista exclusiva ao Meu Timão, o tio do jogador, Dinei Castilho, comentou sobre a ida do jovem para a disputa do torneio, deixando a disputa da Copinha pelo Corinthians, além de falar sobre expectativas e comparação com joia do rival.

“Para a gente é uma grande experiência, uma nova grande oportunidade… essa mudança eu acho que ele conquistou dentro das quatro linhas, no futebol você conquista no dia a dia, com muito trabalho, muita dedicação, com muito comprometimento", disse, fazendo um breve resumo dessa trajetória.

"Pedro é um menino muito comprometido, chegamos ao Corinthians com nove anos de idade e se você for ver, em todas as categorias, ele chegou com nove e já jogava com 10, quando tinha 10 já estava no Sub-12, quando tinha 12 foi campeão com o Sub-14. No campo a mesma coisa", avaliou.

"Essa convocação foi uma surpresa… nós estávamos preparados para a Copinha, nosso calendário era pensando na Copinha, fazer um ano bom com o Sub-20 e trabalhar para ficarmos na rota da comissão técnica do profissional", continuou.

Pedro chegou com nove anos no Corinthians e logo se firmou como uma das principais joias da base da equipe alvinegra. O tio do jogador, comentou como a família enxerga esse rótulo em cima do garoto, dizendo que não o trata como promessa, mas sim uma revelação pelo seu trabalho. Dinei fez questão de exaltar o comprometimento de seu sobrinho e falou sobre as dificuldades no início da trajetória dentro do Timão.

Cara, primeiro que a base do Corinthians é maravilhosa. A base ela é especial, tem grandes atletas. Quando fala joia assim, a gente trata ele como mais um atleta, como os outros atletas, isso a gente deixa um pouco pra vocês da imprensa de tratar como joia. Mas a cabeça dele, o foco dele é ganhar um espaço a cada dia, cada dia subir um degrau diferente. Então a gente não trata como joia, tratamos ele como grande revelação pelo trabalho, pelo comprometimento e pela dedicação dele e humildade", contou, relembrando passagens da vida do atleta.

"Quando ele estava no Barueri, o Corinthians, naquelas tentativas, né, perguntou o que a gente queria, A gente sempre quis escola, uma bolsa de estudos num colégio particular, porque o primeiro passo era formar ele, cidadão, depois um atleta. Então a gente nem acredita. Hoje mesmo a gente estava olhando aqui, fomos passear aqui, a gente não acredita. A gente pegando avião pra vir pra cá (Cali), a mãe dele chorava, de alegria. Tá acontecendo tudo muito rápido, mas graças à dedicação dele, empenho e mérito dele, todo mundo por trás, staff, Corinthians, os companheiros de time, porque sozinho não se ganha nada”, revelou.

Comparação com joia do rival

O rival do Corinthians, o Palmeiras, trata o jovem Endrick, como uma das maiores promessas do futebol brasileiro. O garoto tem a mesma idade de Pedro, mas já atua no time profissional palmeirense e já foi vendido ao Real Madrid, da Espanha. Com a ascensão mais rápida do atleta do rival, se gera uma pressão maior na joia corinthiana.

Dinei comentou sobre esse "efeito Endrick" e disse isso não atrapalha Pedro para desempenhar seu trabalho dentro de campo. O tio do jogador ainda comentou que os dois são amigos pessoais e mantém boa relação, que cada um tem o seu tempo e que o momento de seu sobrinho também vai chegar.

"Não tem pressão. Endrick é grande atleta, amigo pessoal do Pedro, se encontra, estão jutos ás vezes. É momento, cada um tem o seu. É o momento dele, temos que respeitar. Não tem pressão, a gente vê que o Pedro sabe do tamanho dele, espaço, os dois foram campeões juntos com a Seleção na França. Jogando juntos, são amigos, e eles tem boa relação. É cada coisa no seu tempo, o nosso vai chegar. Não podemos dar dos passos à frente, passar a carroça em cima dos bois. Então o Pedro sabe que é tudo no seu tempo. Ano passado ele teve três, quatro lesões, ficou fora. Era pra ser ano maravilhoso. Ele machucava, ficava um, dois meses fora, quando voltava, fazia gol, ajudou o Corinthians a se classificar no Brasileiro, voltando de lesão, foi pra Seleção, voltou e machucou. Foi importante no Paulista, machucou", analisou.

Mesmo sendo tratado como uma das esperanças do futuro do Corinthians, o jovem ainda não fez sua estreia pela equipe principal do Timão. O jovem já frequentou treinos com o time profissional, mas ainda não foi aproveitado em jogo em nenhuma oportunidade. Inclusive, recentemente, na preparação do Sub-20 alvinegro para a Copinha e início de temporada da equipe de cima, ambos se enfrentaram e Pedro marcou um dos gols da vitória da garotada por 2 a 0.

O tio da joia alvinegra sobre essa expectativa do garoto fazer a transição para o time profissional, mas se mostrou tranquilo em relação à não querer acelerar o processo. Dinei conta que confia no Corinthians para tomar a melhor decisão e que deixa Pedro bem à vontade, sem colocar pressão, e esperam o momento certo.

"Isso a gente deixa na mão de quem cuida do Pedro, na mão do Corinthians. Hoje ele é do Sub-20, Corinthians sabe o tempo, ainda não passou nada pra nós. E aquilo, cada coisa no seu tempo, momento certo, sem atropelar. Não adianta querer forçar. Ele hoje é do Sub-20, ele tá bem, hoje tem um calendário excelente, grande, como tem o profissional, e ele tem 16 anos só, daqui uns dias tem 17. Se ele voltar campeão da Seleção, ele tem que se apresentar no Sub-20 e o Corinthians define o que vai fazer, sendo bom pros dois", disse.

Na noite da última segunda-feira, Pedro atuou na vitória do Brasil em cima da Argentina, pelo Sul-Americano Sub-20. O jogador entrou aos 22 minutos da etapa final, no lugar de Guilherme Biro, outro atleta corinthiano e autor do primeiro gol brasileiro.

Veja mais em: Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Rodrigo Garro volta a ficar a disposição do Corinthians após suspensão na Copa do Brasil

    Corinthians encerra preparação para encarar o Fortaleza com possíveis retornos; veja provável time

    ver detalhes
  • Você sabe quantas vezes o Corinthians jogou no seu aniversário? Descubra

    Você sabe quantas vezes o Corinthians jogou no seu aniversário? Veja nova ferramenta do Meu Timão

    ver detalhes
  • Isac é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Meia aparece no BID e se torna a 29ª contratação para a base do Corinthians em 2024

    ver detalhes
  • Kayke tem contrato com o Corinthians até março de 2025

    Conversas entre Corinthians e Kayke para renovação de contrato não evoluem; entenda cenário

    ver detalhes
  • As novas camisas do Corinthians já estão disponíveis para compra

    Novas camisas do Corinthians já estão disponíveis para venda; saiba como comprar

    ver detalhes
  • Rubão se pronunciou pela primeira vez após saída da diretoria de futebol profissional do Corinthians

    Rubão se pronuncia pela primeira vez após saída do Corinthians e revela bastidores com Augusto Melo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: