Del valle é o atual campeão da Recopa Sul-Americana

Del valle é o atual campeão da Recopa Sul-Americana

Foto: Reprodução / Twitter Del Valle

3.8K 35

Do outro lado

Raio-x da Libertadores: conheça o Independiente Del Valle, adversário do Corinthians

O Corinthians está prestes a começar sua caminhada na Libertadores de 2023. Após sorteio realizado pela Conmebol, na última segunda-feira, a equipe alvinegra conheceu os rivais que irá enfrentar na fase de grupos da competição . Um deles é o Independiente Del Valle, do Equador, time que vem em ascensão no cenário sul-americano.

O clube equatoriano é o atual campeão da Sul-Americana e também da Recopa, vencendo, respectivamente, São Paulo e Flamengo. O Del Valle também já foi pedra no sapato do Corinthians, quando em 2019, nas semifinais da Sul-Americana, acabou eliminando o Timão e foi até a decisão onde levantou a taça. Ainda, em 2016, ficou com o vice-campeonato da Libertadores.

Para deixar você, torcedor, por dentro do que o Corinthians pode esperar para os confrontos diante do Independiente Del Valle, o Meu Timão fez o um raio-X da equipe equatoriana. Confira abaixo!

História e conquistas recentes

O Independiente Del Valle foi fundado em 1958 por José "Pepe" Terán, que era presidente e jogador da equipe. O clube, formado por um grupo de amigos trabalhadores, ficou por muito tempo sem conseguir resultados expressivos dentro de campo, alcançando no máximo a terceira divisão equatoriana. O time praticamente era considerado amador.

Porém, em 2006, as coisas mudaram drasticamente. Um grupo de empresários compraram o clube para se tornarem referência no continente. No ano de 2007 venceu a Série C, dois anos depois ergueu a Série B, garantindo a vaga na elite equatoriana, depois de quase 50 anos.

Com a rápida ascensão no cenário equatoriano, o Del Valle logo começou a incomodar nas competições internacionais. Em 2016 foi vice-campeão da Libertadores, sendo superado pelo Atlético Nacional, da Colômbia, na final. Em 2019, venceu a Sul-Americana e dois anos depois venceu o Campeonato Equatoriano pela primeira vez. No ano de 2022 voltou a vencer a Sul-Americana e em 2023 levantou a Recopa.

Pedra no sapato de brasileiros

Os times brasileiros não costuma se dar muito bem contra o Independiente Del Valle. Nas suas três conquistas internacionais, o time equatoriano derrubou times do Brasil. Na mais recente, bateu o Flamengo pela decisão da Recopa, vencendo os cariocas na disputa de pênaltis, em pleno Maracanã. Em 2020, o clube do Equador ainda aplicou um 5 a 0 no time do Rio de Janeiro pela Libertadores.

No fim da última temporada, o Del Valle se sagrou campeão da Sul-Americana pela segunda vez. Na grande final, os equatorianos venceram o São Paulo por 2 a 0, em Córdoba, na Argentina, em jogo em que o time brasileiro foi nitidamente dominado e não teve chances dentro da partida.

No primeiro título internacional de sua história, na conquista da Sul-Americana de 2019, uma das vítimas dos equatorianos foi o Corinthians. Na semifinal da competição, as equipes se enfrentaram, com o time do Equador levando a melhor, vencendo na Neo Química Arena por 2 a 0, depois ficando no empate por 2 a 2 em seus domínios.

Atual temporada

O início de 2023 vem sendo animador para o Del Valle. Além da conquista da Recopa Sul-Americana, o clube também conquistou a Supercopa do Equador, que é disputada entre o campeão da Copa do Equador (Del Valle) e o campeão Equatoriano (Aucas), onde o Independiente levou a melhor e venceu por 3 a 0.

Já pelo campeonato nacional desta temporada, a competição ainda está no início. Com três rodadas disputadas, o Del Valle é o segundo colocado, com seis pontos somados, acumulando duas vitórias e uma derrota, ficando atrás apenas do Emelec, que possui a mesma pontuação. Na última partida, venceu por 1 a 0 o Barcelona de Guayaquil, um dos times mais tradicionais do Equador.

Na última edição do Campeonato Equatoriano, o Independiente Del Valle ficou com o vice-campeonato, terminando quatro pontos atrás do Aucas.

Velho conhecido

Um dos pilares atuais da equipe equatoriana é um antigo conhecido da Fiel: Sornoza. O meia foi revelado pelo Independiente Del Valle, onde permaneceu entre 2011 e 2016, período em que se destacou no futebol sul-americano, o que levou a ser contratado pelo Fluminense em 2017, depois chegando ao Corinthians em 2019.

Pelo clube do Parque São Jorge, Sornoza chegou com grande expectativa, mas não conseguiu render bem e na temporada seguinte foi emprestado para a LDU, do Equador, em 2021 foi cedido ao Tijuana, do México e em julho do mesmo ano voltou ao Del Valle, onde nunca mais saiu.

Apesar de passagem ruim pelo Timão, o meia teve participação importante na conquista do Paulistão de 2019. Sornoza foi quem deu a assistência para o gol do título daquele ano, em gol marcado por Vágner Love já nos minutos finais da decisão contra o São Paulo. Pela equipe alvinegra, o jogador disputou 42 partidas e marcou apenas uma vez - 50% dos seus direitos ainda pertencem ao Timão.

Altitude

O Independiente Del Valle manda suas partidas no Estádio Banco de Guayaquil, que é localizado dentro das dependências do clube, ao lado do CT, em Quito, no Equador. O local conta com uma altitude de 2850 metros, o que pode ser um problema para o Corinthians.

Para se ter um melhor entendimento, os atletas passar a sentir dificuldades a partir de 2400 metros de altitude. Porém, essa está longe se ser uma das maiores do futebol sul-americano, onde em La Paz, na Bolívia, a altura é de 3625 metros acima do nível do mar. Inclusive, no ano passado, o Corinthians teve que enfrentar esse problema, quando duelou contra os bolivianos do Always Ready e foi derrotado.

O estádio do Del Valle conta com uma capacidade de 12 mil lugares e é localizado a 12 km do centro de Quito, na região de Pichincha. Com pequena disponibilidade de lugares, a arena não pode ser utilizada nas fase finais da Libertadores.

Elenco

O time equatoriano conta com um plantel de 28 jogadores. O elenco é comandado pelo argentino Martín Anselmi, que além de Sornoza, conta com a recente contratação do centroavante Marcelo Moreno, que teve boas passagens pelo futebol brasileiro, defendendo Cruzeiro, Grêmio e Flamengo

  • Goleiros: Moisés Ramírez, Alexis Villa e Kleber Pinargote;
  • Zagueiros: Richars Schunke, Mateo Carabaja, Agustín Basso, Cabezas e Mina;
  • Laterais: Caicedo, Gustavo Cortez, Landázuri e Herrera;
  • Meio-campistas: Alcívar, Ortiz, Pellerano, Previtalli, Faravelli, Matías Fernadez, Minda, Medina, Sornoza, Mercado e Páez;
  • Atacantes: Cristian Tobar, Lautaro Díaz, Hoyos, Kevin Rodríguez e Marcelo Moreno.

Veja mais em: Libertadores da América.

Confira mais novidades do Corinthians

35 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X