Venha fazer parte da KTO
x

'Corinthians tem o estádio mais moderno do Brasil': especialista rasga elogios à Neo Química Arena

17 mil visualizações 95 comentários Reportar erro

A Neo Química Arena foi exaltada por Daniel Tatini, presidente da Signify

Jhony Inácio/Meu Timão

Frequentemente enaltecida pela Fiel, a Neo Química Arena passou por diversas atualizações nesta temporada. Além da troca do gramado, houve manutenção nos telões e troca na iluminação. Os upgrades fizeram com que o estádio do Corinthians mantivesse o posto de mais moderno do Brasil.

Todo o sistema de lâmpadas da casa alvinegra foi renovado de modo a melhorar o sistema de iluminação do local. Além disso, foi instalado o software Interact Sports, que permite o clube otimizar o uso de energia e assegura possíveis faltas de luz, como ocorreu na final da Copa do Brasil de 2022. Daniel Tatini, presidente da Signify, empresa responsável pro projetar esse sistema, falou da importância dessa mudança para o estádio se manter em alto nível.

"Afirmo: o Corinthians tem hoje uma das melhores iluminações de Arena do mundo, com uma capacidade de gestão muito acima da média e com potencial ainda maior. Aqui no Brasil, o primeiro projeto desse (de iluminação modernizada) foi o Allianz Parque, que foi inaugurado na metade do ano passado. Mas o Corinthians tem o estádio mais moderno do Brasil quanto a iluminação", disse Daniel em entrevista exclusiva ao Meu Timão.

O novo sistema de iluminação da Arena foi inaugurado no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Remo, no dia 26 de abril. Além de garantir maior economia de energia e financeira, o projeto permite que o clube organize ações publicitárias, gerando uma nova fonte de renda. Na visão do presidente da Signify, a diretoria alvinegra foi bastante inteligente em optar por essa troca.

"Eles (diretoria do Corinthians) pensaram para frente. Eles fizeram um investimento que não é que eles gastaram a mais com isso, mas eles compraram o que tem do bom e do melhor pensando em criar realmente uma interação com uma torcida maravilhosa. Eu não tenho problema nenhum em encher a boca e dizer que foi um belo projeto, executado com uma perfeição espetacular num clube que pode passar dificuldade agora mas que preparou um estádio extraordinário", explicou.

O mecanismo permite que o Corinthians controle por completo e em tempo real a iluminação da Neo Química Arena, possibilitando gerir o consumo e o desempenho em cenários específicos. O projeto permite, também, montar interações entre luz e áudio, gerando maior integração com a torcida. Contra o Remo, por exemplo, os projetores do estádio se sincronizaram com músicas da banda ACDC.

Mais moderno que na Europa

A Signify trabalhou com diversos estádios famosos mundo a fora que utilizam o mesmo conceito da Neo Química Arena, principalmente na Europa. Os mais notórios são o Stamford Bridge, casa do Chelsea, da Inglaterra, Cívitas Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid, da Espanha, e a Allianz Arena, que pertence ao Bayern de Munique, da Alemanha. Ainda assim, o Corinthians "leva vantagem" por ter a versão mais moderna do sistema.

"Do ponto de vista de conceito, sim. O conceito é o mesmo. Os projetos têm alguns anos. O Wanda (Metropolitano, casa do Atlético de Madri) tem três anos. Claro que se você ver a versão de 2023 é a mais moderna. Como conceito é igual, como modernidade é a última geração. O (estádio) do Corinthians é, hoje, o mais moderno", declara Daniel Tatini.

Fora a modernidade, a nova iluminação da Neo Química Arena promete ajudar as contas do clube. Isso porque diminuiu a quantidade de projetores, indo de 352 para 220. Fora a diminuição de quantidade, as lâmpadas instaladas são LED, que diminui o consumo de energia em pelo menos 50%. O mecanismo também necessita de menos manutenção, auxiliando nessa economia.

Após vencer o Universitario, do Peru, por 1 a 0, o Corinthians volta a atuar em seus domínios nesse sábado, às 16h30. O Timão recebe o América-MG, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, e precisa reverter o revés do primeiro duelo.

Veja mais em: Neo Química Arena e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • Presidentes de Sevilla e Corinthians se encontraram na última quarta-feira

    Augusto Melo se reúne com presidente do Sevilla em SP; Corinthians já buscou meia do clube

    ver detalhes
  • Romero igualou Renato Augusto em número de participações diretas em gol pelo Corinthians no Século XXI

    Romero figura em seleta lista de jogadores do Corinthians no Século XXI; confira

    ver detalhes
  • Relatórios de consultoria passam por análise e Corinthians deve postergar 'semana da transparência'

    Consultoria passa por análise e Corinthians deve postergar outra vez 'semana da transparência'

    ver detalhes
  • Neo Química Arena em 2024

    Estádio do Corinthians recebe quarta maior nota em avaliação da Fifa para a Copa do Mundo de 2027

    ver detalhes
  • Corinthians sofre com fluxo de caixa e tem dificuldades para pagar direito de imagem em dia

    Corinthians sofre com fluxo de caixa e tem dificuldades para pagar direitos de imagem em dia

    ver detalhes
  • Danilo impaciente com a equipe Sub-20 do Corinthians

    Danilo explica o motivo de não utilizar os reforços do Corinthians Sub-20

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: