Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians bate o Universitario em jogo com confusão e avança para as oitavas da Sul-Americana

32 mil visualizações 494 comentários Reportar erro

Corinthians bate o Universitario fora de casa e avança para as oitavas de final da Sul-Americana

Corinthians bate o Universitario fora de casa e avança para as oitavas de final da Sul-Americana

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Universitario de Deportes 1 X 2 Corinthians

Sul-Americana 2023
18 de julho de 2023, 21:30
Universitario de Deportes 1 x 2 Corinthians
Estadio Monumental U, Lima, Peru.

Na noite desta terça-feira, o Corinthians entrou em campo para decidir seu futuro na Copa Sul-Americana. Atuando em Lima, no Peru, o Timão visitou o Universitario e triunfou por 2 a 1. Com o resultado, o clube alvinegro avançou para as oitavas de final da competição continental.

No primeiro tempo, o jogo foi muito pegado e sem grandes chances de gol. O Corinthians acabou errando diversos passes e foi pressionado pelo Universitario. O clube peruano, por sua vez, pecou nas decisões finais.

Nos últimos 45 minutos, o embate seguiu fraco tecnicamente. No entanto, a metade final do segundo tempo trouxe emoção para os torcedores. O Timão conseguiu abrir o placar com Maycon, mas rapidamente sofreu o empate. Com espaço para contra-ataque no fim do jogo, o clube alvinegro conseguiu o segundo gol com Ryan.

Depois do segundo tento corinthiano, os peruanos acabaram partindo para a briga. Com grande confusão, o jogo ficou paralisado por mais de dez minutos e contou com cinco expulsões, sendo dois vermelhos para jogadores do Timão (Ryan e Matheus Araújo) e três para atletas do Universitario (Calcaterra, Di Benedetto e Guzman).

Após eliminar os peruanos, o Corinthians terá o Newell's Old Boys, da Argentina, como adversário das oitavas de final da Sul-Americana. Maiores detalhes dos confrontos serão divulgados em breve pela Conmebol.

Anota aí, Fiel - O Timão volta a campo já no próximo sábado, dia 22. O elenco alvinegro encara o Bahia fora de casa, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30, na Arena Fonte Nova.

Escalação

Com uma equipe alternativa, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a utilizar o 3-5-2 como esquema e mandou a campo os seguintes jogadores: Carlos Miguel; Bruno Méndez, Caetano e Murillo; Rafael Ramos, Giuliano, Adson, Ruan Oliveira e Matheus Bidu; Róger Guedes e Felipe Augusto.

Escalação

Meu Timão

No banco de reservas, Luxemburgo contou com os retornos de Wesley e Barletta, que se recuperaram de lesão e voltaram a ser opções. Confira a lista de suplentes completa: Matheus Donelli, Maycon, Romero, Léo Mana, Cantillo, Biro, Roni, Matheus Araújo, Wesley, João Pedro, Ryan e Chrystian Barletta.

O Universitario, por sua vez, foi a campo com: Diego Romero, Corzo, Riveros e Di Benedetto; Ureña, Perez Guedes, Luis Urruti e Piero Quispe; Andy Polo, Cabanillas e Emanuel Herrera. O técnico é o uruguaio Jorge Fossati.

O jogo

Primeiro tempo

Com o Monumental "U" lotado, o Universitario iniciou a partida com ataques mais agudos. O Corinthians, por sua vez, buscava rodar a bola com tranquilidade para envolver o adversário e fazer o relógio correr.

As jogadas do Timão passavam, principalmente, pelos pés de Giuliano e Ruan Oliveira, peças importantes no 3-5-2 adotado por Luxemburgo no confronto. No entanto, os jogadores alvinegros pecavam nos passes.

O embate era pegado, com divididas mais fortes para ambos os lados. Ainda aos nove minutos, inclusive, Ruan Oliveira foi advertido com cartão amarelo após disputar a bola com o adversário pelo alto. Logo na sequência, Corzo, do Universitario, também foi amarelado após cometer falta em Róger Guedes.

Com a bola no pé, a equipe peruana seguia apostando em rápidas transições, principalmente pelo lado esquerdo da defesa corinthiana. Em uma das tentativas de ataque do Universitario, Caetano parou o adversário com falta e também recebeu cartão amarelo.

Com quase 20 minutos do primeiro tempo, o Corinthians seguia errando diversos passes e, consequentemente, proporcionava jogadas ofensivas do adversário. Quando o Timão conseguiu rodar bem a bola, Rafael Ramos cruzou e encontrou Matheus Bidu livre. O lateral arriscou o chute, mas a finalização acabou pegando no zagueiro peruano e saiu para a linha de fundo.

Aos 23 minutos foi a vez do Universitario chegar com perigo. Em contra-ataque veloz, a equipe peruana conseguiu arriscar finalização de fora da área e assustou o goleiro Carlos Miguel. Depois da chance criada, o adversário passou a pressionar a saída de bola do Corinthians.

Com a atitude peruana, o Timão acabou encontrando ainda mais dificuldades em campo. Sem espaço para sair tocando, a equipe alvinegra acabava apostando em chutões buscando Felipe Augusto. O atacante, por sua vez, não conseguia segurar a bola, o que acabava proporcionando novas chances para o Universitario.

Em um dos ataques da equipe peruana, o atacante adversário saiu cara a cara com Carlos Miguel. O goleiro corinthiano acabou saindo bem do gol e fez importante defesa.

Aos 35 minutos, o Timão tinha a posse da bola, mas Rafael Ramos acabou cometendo mais um erro de passe. Em rápido contra-ataque, o Universitario conquistou um escanteio após cruzamento interceptado por Matheus Bidu. Na cobrança, o adversário subiu livre e cabeceou pra fora.

Com 40 minutos jogados, Ruan Oliveira acabou cometendo falta frontal. Na cobrança, Urruti exigiu boa defesa de Carlos Miguel, que espalmou para escanteio. O tiro de canto acabou não levando perigo e proporcionou bom contra-ataque para o Corinthians. No entanto, Matheus Bidu acabou errando o cruzamento.

Nos últimos minutos da primeira etapa, a partida seguiu truncada e sem chances claras para os dois lados. Com isso, o árbitro encerrou os primeiros minutos com o placar parcial de 0 a 0.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo fez a primeira mudança na equipe alvinegra. Amarelado, Ruan Oliveira saiu para a entrada de Matheus Araújo.

Precisando do resultado, o Universitario iniciou a segunda etapa partindo pra cima. O Corinthians, por sua vez, seguia com a mesma proposta dos 45 minutos iniciais. Com a bola nos pés, os jogadores alvinegros trocavam passes com paciência.

Com pouco mais de sete minutos jogados, Quispe era a principal fonte de jogadas perigosas para o Universitario. O jogador conseguiu passar pelos defensores do Corinthians e arriscou finalização, que acabou parando em Caetano.

Na sequência, Rafael Ramos sentiu e precisou deixar o gramado de maca. Com isso, Luxemburgo foi obrigado a realizar a segunda mudança no Timão. O jovem Léo Mana entrou no lugar do português.

Com 12 minutos, o treinador corinthiano promoveu mais duas mexidas. Maycon e Guilherme Biro entraram nas vagas de Adson e Felipe Augusto.

As mudanças do Corinthians, porém, acabaram não mudando o jogo. Com isso, o Timão seguiu acumulando diversos erros de passes e o Universitario conseguia criar as melhores chances em campo.

Com o passar do tempo, o jogo seguia fraco tecnicamente. O clube alvinegro, em uma das poucas investidas no ataque, conseguiu abrir o placar aos 25 minutos. Matheus Bidu recebeu livre na esquerda e cruzou na cabeça de Róger Guedes. O camisa 10 acertou a trave e a bola sobrou para Maycon, que encheu o pé e balançou as redes.

No entanto, a vantagem corinthiana durou pouco. Com quase 30 minutos jogados, o Universitario chegou pela lateral e cruzou a bola que acabou pegando no braço de Biro. Com o pênalti marcado, Flores foi para a cobrança e bateu sem chances para Carlos Miguel.

Com os gols marcados, o jogo ficou mais animado. As duas equipes chegavam ao ataque com perigo em busca do gol. Restando dez minutos para apito final, Flores arriscou finalização de fora da área e exigiu defesa de Carlos Miguel. O goleiro alvinegro acabou espalmando a bola e conseguiu agarrar a bola novamente antes que o adversário chegasse para completar para as redes.

Preocupado com o sistema defensivo, Luxemburgo utilizou sua última substituição para promover a entrada do volante Ryan. O jovem entrou no lugar de Giuliano.

Com a vantagem do empate, os últimos minutos da partida foram de pressão do Universitario. O Corinthians colocou todos os jogadores de linha no campo de defesa e optou por apenas segurar o placar.

A equipe peruana, sem conseguir chegar com perigo na troca de passes, passou a apostar em diversos cruzamentos na área corinthiana.

Em um erro do Universitario, o Timão conseguiu puxar contra-ataque com Róger Guedes. O camisa 10 fez jogada individual e arriscou a finalização. O goleiro adversário fez a defesa e a bola acabou sobrando para Ryan, que só empurrou para as redes e deixou o 2 a 1 no placar.

Depois de levar o segundo gol e ficar muito perto de se despedir da Sul-Americana, os jogadores do Universitario partiram para a briga. Após muita confusão dentro do gramado, Ryan e Matheus Araújo foram expulsos pelo lado do Corinthians. Dois atletas da equipe peruana que estavam em campo também acabaram recebendo o vermelho. Além disso, um suplente adversário foi expulso.

Depois de muita confusão e diversas expulsões, Wilmar Roldan retomou a partida. Ainda teve tempo para o Universitario acertar o travessão da meta defendida por Carlos Miguel. Além disso, o goleiro alvinegro realizou grande defesa após cobrança de falta.

Sem mais gols, o árbitro encerrou a partida com o placar de 2 a 1 para o Corinthians. O resultado colocou o Timão nas oitavas de final da Sul-Americana.

Veja mais em: Copa Sul-Americana e Corinthians x Universitario de Deportes.

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

  • Matheus de Araújo Andrade

    >Cartão vermelho

    Matheus Araújo

    nota média: 5.0

    3.299 notas

  • Leonardo Mana Hernandes

    Léo Mana

    nota média: 6.2

    3.273 notas

  • Guilherme Sucigan Mafra Cunha

    Biro

    nota média: 4.6

    3.324 notas

  • Maycon de Andrade Barberan

    >Gol marcardo

    Maycon

    nota média: 7.3

    3.314 notas

  • Ryan Gustavo de Lima

    >Cartão vermelho

    >Cartão amarelo

    >Gol marcardo

    Ryan

    nota média: 8.0

    3.326 notas

Treinador

Árbitro

Comente a notícia: