Venha fazer parte da KTO
x

Time 'correndo mais' e queda no segundo tempo: preparador explica situação física do Corinthians

4.5 mil visualizações 32 comentários Reportar erro

Por Matheus Fiuza, Rodrigo Vessoni e Tomás Rosolino

Diogo Linhares durante atividade do Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A última partida oficial do Corinthians trouxe um ingrediente a mais no desempenho físico da equipe. Na vitória contra o Grêmio, por 1 a 0, pela 34ª rodada do Brasileirão, o Timão ficou em boa parte do jogo com um jogador a menos, já que o zagueiro Bruno Méndez foi expulso aos oito minutos da etapa inicial.

Em entrevista ao Meu Timão, Diogo Linhares, preparador físico do Corinthians, abordou o jogo em questão e detalhou a percepção geral sobre o "correr mais" dos atletas após a chegada de Mano Menezes. Segundo o profissional, o principal é deixar todos os jogadores em condição de serem efetivos, independentemente do adversário.

“Depende de cada jogo. Dentro do trabalho do professor, a gente sempre tem o hábito de contextualizar todos os jogos. Após o jogo a gente se reúne e contextualizamos esses números. Então tem jogos que sim, esse contra o Grêmio, com um jogador a menos. Sempre está alinhado com o contexto e a estratégia do jogo. O que me preocupo como preparador é que o atleta esteja apto para executar da melhor maneira, com efetividade, as ideias de jogo. Se ele consegue entregar, dentro da estratégia, o Corinthians vai estar mais próximo do rendimento e mais próximo do resultado", afirmou.

Além disso, ao relembrar o duelo contra o clube gaúcho, Diogo destacou que, mesmo com um jogador a menos, o Timão manteve a média percorrida nas partidas. Ele reforçou que, nestes casos, o desgaste ultrapassa questões físicas e a força mental é fundamental para a execução do modelo de jogo.

"Foi basicamente na mesma média do que vem fazendo. Quando você tem o desgaste mental e está atento, com um jogador a menos, cada um tem que se doar um pouco mais, não pode se descompactar em nenhum momento. Tudo isso influencia diretamente no desgaste físico. Tem que tentar contextualizar o jogo. Entra muito sobre o desgaste emocional e mental, que influencia. Ali o time cumpriu à risca as estratégias traçadas pelo Mano, que foi muito feliz, como tem feito diariamente. A construção de um jogo é diária, no treinamento, com as informações passadas, executadas e repetidas. Foi (uma estratégia) muito bem construída e capitaneada pelo professor Mano", completou.

Outro ponto comentado pelo preparador foi a queda nos segundos tempos do Timão em alguns jogos, caso de Santos e Atlético-MG, em casa, que terminaram em 1 a 1 após vantagem do Corinthians. Diogo destacou outras partidas em que o clube alvinegro chegou à vitória e não atribui o desempenho abaixo apenas a questões físicas.

"Eu não consigo ter essa visão de que foi somente por isso (parte física). Sustentamos contra Cuiabá, Athletico, e não quer dizer que foi por isso, senão vai ter sempre isso de 'um time corre mais, o outro menos'. Fica muito fragmentado ter esse olhar. Temos que tentar sempre contextualizar ao máximo o jogo, as estratégias e nuances do jogo. Cada jogo tem a sua história, nunca um é igual ao próximo. Tentamos aqui, minuciosamente, nos reunirmos, contextualizar os números, entender como foi o jogo e, com isso, construir diariamente nossa semana para o próximo. E assim vai se dando a temporada do Corinthians".

Com quatro compromissos restantes para o fim da temporada, o elenco corinthiano segue a preparação para receber o Bahia, na próxima sexta-feira, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão figura na 11ª colocação, com 44 pontos, seis a mais que o próprio clube baiano, primeiro time na zona de rebaixamento.

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Felipe Fernandes de Lima apitou um jogo do Timão após três anos

    Árbitro relata arremesso de objeto inusitado em súmula do jogo Corinthians e Fortaleza

    ver detalhes
  • António Oliveira antes da partida

    António Oliveira ironiza CBF e vê mudança de horário do jogo como desrespeito ao Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele diante o Fortaleza

    Volante do Corinthians sobe o tom por 'cera' do Fortaleza, mas dá formula para os próximos jogos

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar após segundo jogo como titular do Corinthians

    Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar e vira dúvida no Corinthians; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Matías Rojas e Messi celebrando gol

    Em meio a briga judicial com o Corinthians, Rojas anota primeiros gols nos EUA com passe de Messi

    ver detalhes
  • O Corinthians parou em boa atuação do goleiro João Ricardo e somou apenas um ponto no Brasileirão

    Corinthians para em boa atuação de goleiro e fica só no empate contra o Fortaleza no Brasileirão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: