No Corinthians desde 2018, Ana Carolina Côrte assumiu a chefia do departamento médico nesta temporada

No Corinthians desde 2018, Ana Carolina Côrte assumiu a chefia do departamento médico nesta temporada

Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

1.4K 22

Memórias

Nova chefe do DM relembra início da carreira na medicina e primeiro atendimento no Corinthians

Por Meu Timão

Nesta temporada, a nova diretoria do Corinthians escolheu a Dra. Ana Carolina Côrte para chefiar o departamento médico do clube após a saída de Fábio Novi . No mundo da medicina desde 2001, a médica destacou como o esporte sempre fez parte de sua vida.

Eu sempre gostei muito de esporte. Minha família respira esporte o dia inteiro. É acordar de madrugada para assistir a um treino livre de Fórmula 1. Eu sempre fui apaixonada por isso. Corinthians está no nosso coração desde (quando eu era) pequena, pais e avós corinthianos“, explicou Ana Carolina no programa Altas Horas, no último sábado, que homenageou o Dia Internacional da Mulher.

A doutora se formou na Universidade de Brasília (UnB) em 2007, optando por fazer a residência pela Universidade de São Paulo (USP) nos quatro anos seguintes. Durante o percurso, decidiu fazer doutorado e pós-doutorado em Medicina do Esporte.

Quando eu fui terminando a faculdade de medicina em Brasília, estava buscando uma especialidade para fazer e tinha acabado de abrir especialidade de medicina do esporte em São Paulo. Eu estava no meu último ano de faculdade, no pronto socorro. O paciente procura, pede atestado e fica uns três dias em casa. Isso acontece muito", contou.

De repente, vim para o esporte e o que o atleta queria? ‘Doutora, posso treinar amanhã?’. Ele queria treinar no dia seguinte, não queria ficar afastado. Eu falei ‘é com esse tipo de pessoa que eu quero trabalhar’. Aí fiz minha formação na USP em medicina do esporte, fiz meu doutorado e quando acabou, e agora?”, emendou.

“Meu orientador disse ‘e se você fizer um pós-doutorado?’. Falei ‘beleza, mas quero estudar lesão muscular, quais as modalidades esportivas que têm?’. Meu orientador é corinthiano, eu corinthiana e ele conhecia o chefe médico do Corinthians na época, o doutor Joaquim Grava. Fui, coletei meus dados, publiquei meu trabalho e fui convidada para fazer parte do departamento médico de futebol profissional masculino", finalizou.

Ana Carolina desembarcou no Parque São Jorge em 2018, revezando suas funções com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em 2023, decidiu por seguir apenas no Corinthians e agora foi premiada com a liderança do departamento médico. É a única mulher de toda a Série A do Brasileiro a assumir tal cargo .

O primeiro atendimento em campo veio a ser realizado apenas em 2019, no jogo contra o CSA. “Foi o Clayson (primeiro jogador que eu atendi). Corinthians e CSA, em 2019, na Neo Química Arena. Foi muito interessante, porque eu estava super ansiosa antes do jogo, de como vai ser a reação da torcida e a reação de todo mundo“, rememorou.

Primeira médica mulher em um clube da Série A… Um jogador tem que cair, porque eu preciso entrar hoje, pelo amor de Deus (risos). Não dá para esperar o próximo jogo. Não bastou três minutos eu precisei entrar, foi super bacana", concluiu.

Na nova função, a Dra. conta com Leonardo Hirao ao seu lado. Em um primeiro momento, novos médicos não serão contratados.

Veja mais em: Departamento Médico.

Confira mais novidades do Corinthians

22 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X