Venha fazer parte da KTO
x

Nova chefe do DM relembra início da carreira na medicina e primeiro atendimento no Corinthians

1.5 mil visualizações 22 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

No Corinthians desde 2018, Ana Carolina Côrte assumiu a chefia do departamento médico nesta temporada

No Corinthians desde 2018, Ana Carolina Côrte assumiu a chefia do departamento médico nesta temporada

Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Nesta temporada, a nova diretoria do Corinthians escolheu a Dra. Ana Carolina Côrte para chefiar o departamento médico do clube após a saída de Fábio Novi. No mundo da medicina desde 2001, a médica destacou como o esporte sempre fez parte de sua vida.

Eu sempre gostei muito de esporte. Minha família respira esporte o dia inteiro. É acordar de madrugada para assistir a um treino livre de Fórmula 1. Eu sempre fui apaixonada por isso. Corinthians está no nosso coração desde (quando eu era) pequena, pais e avós corinthianos“, explicou Ana Carolina no programa Altas Horas, no último sábado, que homenageou o Dia Internacional da Mulher.

A doutora se formou na Universidade de Brasília (UnB) em 2007, optando por fazer a residência pela Universidade de São Paulo (USP) nos quatro anos seguintes. Durante o percurso, decidiu fazer doutorado e pós-doutorado em Medicina do Esporte.

Quando eu fui terminando a faculdade de medicina em Brasília, estava buscando uma especialidade para fazer e tinha acabado de abrir especialidade de medicina do esporte em São Paulo. Eu estava no meu último ano de faculdade, no pronto socorro. O paciente procura, pede atestado e fica uns três dias em casa. Isso acontece muito", contou.

De repente, vim para o esporte e o que o atleta queria? ‘Doutora, posso treinar amanhã?’. Ele queria treinar no dia seguinte, não queria ficar afastado. Eu falei ‘é com esse tipo de pessoa que eu quero trabalhar’. Aí fiz minha formação na USP em medicina do esporte, fiz meu doutorado e quando acabou, e agora?”, emendou.

“Meu orientador disse ‘e se você fizer um pós-doutorado?’. Falei ‘beleza, mas quero estudar lesão muscular, quais as modalidades esportivas que têm?’. Meu orientador é corinthiano, eu corinthiana e ele conhecia o chefe médico do Corinthians na época, o doutor Joaquim Grava. Fui, coletei meus dados, publiquei meu trabalho e fui convidada para fazer parte do departamento médico de futebol profissional masculino", finalizou.

Ana Carolina desembarcou no Parque São Jorge em 2018, revezando suas funções com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em 2023, decidiu por seguir apenas no Corinthians e agora foi premiada com a liderança do departamento médico. É a única mulher de toda a Série A do Brasileiro a assumir tal cargo.

O primeiro atendimento em campo veio a ser realizado apenas em 2019, no jogo contra o CSA. “Foi o Clayson (primeiro jogador que eu atendi). Corinthians e CSA, em 2019, na Neo Química Arena. Foi muito interessante, porque eu estava super ansiosa antes do jogo, de como vai ser a reação da torcida e a reação de todo mundo“, rememorou.

Primeira médica mulher em um clube da Série A… Um jogador tem que cair, porque eu preciso entrar hoje, pelo amor de Deus (risos). Não dá para esperar o próximo jogo. Não bastou três minutos eu precisei entrar, foi super bacana", concluiu.

Na nova função, a Dra. conta com Leonardo Hirao ao seu lado. Em um primeiro momento, novos médicos não serão contratados.

Veja mais em: Departamento Médico.

Veja Mais:

  • Corinthians perde para o Juventude em jogo fora de casa no Brasileirão

    Com falhas de Cássio, Corinthians perde para o Juventude em jogo fora de casa no Brasileirão

    ver detalhes
  • Cássio saindo de campo após derrota do Corinthians

    Falhas de Cássio e dupla de meias: Fiel repercute derrota do Corinthians para o Juventude

    ver detalhes
  • Maycon deixa o campo após sentir joelho e volta a ser preocupação no Corinthians

    Maycon deixa o campo após sentir joelho e volta a ser preocupação no Corinthians

    ver detalhes
  • Yuri Alberto comemora gol contra o São Bernardo, pela Copa do Brasil

    Corinthians conhece adversário da terceira fase da Copa do Brasil; veja resultado do sorteio

    ver detalhes
  • A agenda do Corinthians conta com Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana

    Veja como ficou o calendário do Corinthians para as próximas semanas

    ver detalhes
  • Corinthians superou em casa o Internacional, por 2 a 1, nesta quarta-feira

    Corinthians supera o Internacional com gol de 'reforço' e vence a primeira no Brasileiro Sub-20

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: