Volante, Raniele fez carreira também como zagueiro antes de chegar ao Timão

Volante, Raniele fez carreira também como zagueiro antes de chegar ao Timão

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

3.7K 103

Acostumado

Improviso? Volante do Corinthians fez carreira também como zagueiro

O volante Raniele formou dupla de zaga com Félix Torres por alguns minutos no jogo do Corinthians contra o Racing, do Uruguai, na estreia da Copa Sul-Americana . O meio-campista preencheu a função exercida por Gustavo Henrique, que foi substituído por Fausto Vera no começo do segundo tempo.

A mudança tática chamou a atenção de parte da torcida do Corinthians por entender que Raniele estava sendo improvisado na defesa mesmo com outros dois zagueiros a serviço do técnico português no banco de reservas. No entanto, o volante titular do Timão não estava atuando fora de posição, já que fez carreira também na zaga.

Antes de ser escalado como zagueiro por António Oliveira, no decorrer dos jogos contra Racing e Ponte Preta, Raniele já tinha atuado na zaga com Mano Menezes por alguns minutos na derrota para o São Bernardo no Paulistão.

Raniele é volante de origem, mas nem sempre ocupou o meio-campo nas formações dos times por onde passou na carreira. Revelado pela Ferroviária, ele foi promovido ao profissional pelo técnico Antônio Picoli, que deu uma nova posição para o jogador.

Precisava de um zagueiro e vi que o Raniele tinha o perfil necessário para isso, apesar de ser um volante. Ele tem muita capacidade de construir o jogo com um bom passe e uma condução de bola vindo de trás. Ele chega muito fácil na área adversária e faz gols”, explicou Antônio Picoli em entrevista para a ESPN.

Quando teve o primeiro destaque no Brasileirão, pelo Avaí, Raniele jogava predominantemente de zagueiro e só foi utilizado como volante em determinadas partidas ou momentos do jogo.

Ele se consolidou como volante no Cuiabá, mas sob o comando de António Oliveira passou a exercer uma função tática de recuar para a linha de defesa e formar uma trinca de zagueiros quando a equipe estava sem a posse, mesma orientação que ele exerce atualmente no Corinthians a pedido do técnico português.

Após o jogo contra o Racing, Raniele afirmou que se sente confortável em recuar para formar a linha de cinco defensores na defesa e admite que a estratégia melhora o desempenho defensivo do Corinthians , que antes da estreia da Sul-Americana acumulou cinco partidas fora de casa sem sofrer gols.

Veja mais em: Raniele e António Oliveira.

Confira mais novidades do Corinthians

103 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X