CBF divulga áudios do VAR em polêmicas de arbitragem de Corinthians x Bahia
17 mil visualizações 162 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Foram divulgados os áudios do VAR nos dois gols do Corinthians contra o Bahia
Wanderson/Meu Timão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios do VAR das polêmicas de arbitragem do jogo entre Corinthians e Bahia no último sábado. Foram publicados os diálogos dos dois gols do Timão no confronto.
Aos seis minutos, o Corinthians marcou após o meia argentino Rodrigo Garro receber passe do atacante Kayke. O feito foi anulado após o árbitro de vídeo sinalizar toque de mão quando o segundo jogador dominou. Logo o VAR sinaliza que houve contato da mão do atleta alvinegro e "ganho tático" na jogada. Assim, chamam o árbitro Paulo Cesar Zanovelli para checagem.
"Zanovelli, te recomendo revisão por revisão de possível mão em APP. Você vai ver um toque de mão. A bola está indo para uma direção para trás do jogador. Quando toca na mão, a bola vai para frente", aponta Rafael Traci, responsável pelo árbitro de vídeo.
"Traci, vou anular o gol por mão no APP. Obrigado", indica Zanovelli após a checagem. "Perfeito", responde Traci. Esta checagem demorou dois minutos e meio.
MUITAS CAMADAS
— Erros contra o Corinthians (@erroscontra) August 17, 2025
Áudio do VAR do gol anulado de Garro em Corinthians x Bahia divulgado há pouco pela CBF.
O árbitro de campo, Paulo César Zanovelli viu e interpretou o lance como a regra diz, sem intenção, a AVAR Lilian da Silva diz que o campo não tinha visto (?) e aí já viu... pic.twitter.com/v8CHPD1QWC
Apesar do movimento de Kayke ser natural e acidental, foi considerado que o atacante do Corinthians teve vantagem na jogada e foi aplicada a falta.
A checagem de mais de oito minutos no segundo gol do Corinthians
A CBF também publicou o áudio de mais de oito minutos da checagem do VAR do gol validado do atacante Gui Negão. Em um primeiro momento, Paulo Cesar Zanovelli anulou o gol alegando que o jovem alvinegro interferiu na movimentação do goleiro do Bahia dentro da pequena área, enquanto o assistente Felipe Alan Costa de Oliveira apontou impedimento do jogador. "Ele interfere. Ele vai disputar a bola", alega o árbitro de campo.
"Ele passa do lado, não interfere na corrida do goleiro. Nem tem o toque", conclui Alexandre Vargas Tavares de Jesus, segundo assistente do VAR. "Agora tem que ver possível impedimento", pontua Traci na sequência. Desta maneira, os árbitros de vídeo marcam as linhas de impedimento e chegam a sinalizar para Zanovelli que iria demorar por isso. O juiz de campo até reclama e pergunta se "precisam de ajuda" na cabine.

Linhas de impedimento traçadas pelo VAR sinalizando que Gui Negão estava em posição legal
Reprodução / CBF
Com isso, o VAR recomenda checagem por "não interferência". Zanovelli volta a defender que Gui Negão impactou na movimentação do goleiro Ronaldo - por mais que o atacante não tenha sequer encostado no arqueiro - e até chama o assistente Nailton Junior de Sousa Oliveira para ver o lance. Apenas com a opinião do auxiliar, o árbitro principal se convence de que o atacante não impactou na jogada.
A vontade da arbitragem, no campo e no VAR, de anular o gol do Corinthians é algo fora do comum, inacreditável!
— Marco Bello Jr (@marcobellojr) August 17, 2025
Nunca vi algo assim! pic.twitter.com/Oa8997jO2O
A CBF não divulgou o áudio do VAR do pênalti que culminou no segundo gol do Bahia, tampouco da checagem do primeiro feito baiano. Vale destacar que o árbitro de vídeo checa todos os lances do jogo, mas chama para revisão apenas em:
- Situação de gol/não gol;
- Situação de pênalti/não pênalti;
- Cartões vermelhos diretos (sem considerar segundo amarelo);
- Erros de identificação (em cartão vermelho ou amarelo).
Confira a escala de arbitragem de Corinthians x Bahia, pela 20ª rodada do Brasileirão
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
- Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
- Assistente 2: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
- Quarto árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT)
- Árbitro de vídeo (VAR): Rafael Traci (SC)
- Assistente do árbitro de vídeo (AVAR): Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
- Assistente 2 do árbitro de vídeo (AVAR2): Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
