José Martínez em treinamento do Corinthians

José Martínez em treinamento do Corinthians

Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

15K 97 Reportar erro

Longa ausência

Especialista explica gravidade da lesão detectada pelo Corinthians em José Martínez

Por Meu Timão

A torcida do Corinthians foi surpreendida com uma notícia nada agradável na manhã desta terça-feira: a confirmação de que a lesão do volante José Martínez é bem mais grave do que o esperado. Após relatar dores no joelho esquerdo durante a reapresentação, o venezuelano passou por exames realizados pelo departamento médico do clube, que constataram a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA).

A ruptura de LCA é uma das lesões mais graves do mundo do futebol, muitas vezes forçando o atleta a permanecer fora dos gramados por vários meses. Caso o prognóstico se aplique a Martínez, o atleta poderá estar novamente à disposição somente no final da temporada. A cautela se justifica pela complexidade da lesão, conforme explica a fisioterapeuta esportiva Luanda Azevedo, especialista pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (Sonafe Brasil).

É uma lesão que afeta diretamente a estabilidade do joelho, essencial para ações como mudança rápida de direção, aceleração, desaceleração e contato físico, muito presentes no futebol”, explicou a especialista, que completou o pensamento, explicando que o retorno às atividades depende de diversos fatores aliados ao sucesso do procedimento cirúrgico.

“Hoje, o foco não é só cicatrizar o ligamento, mas restaurar força, controle neuromuscular, confiança e simetria entre os membros, reduzindo o risco de uma nova lesão. (...) Antecipar fases do processo pode gerar compensações e aumentar significativamente o risco de recidiva. Por isso, a tomada de decisão para o retorno ao jogo precisa ser muito bem embasada”, detalhou a fisioterapeuta.

Relembre o impasse envolvendo Martínez

José Martínez não se reapresentou com os colegas de elenco no dia 3 de janeiro, alegando problemas relacionados à emissão de seu passaporte na Venezuela, prejudicados pela crise política pela qual vive o país. O pedido do novo passaporte foi protocolado em 13 de janeiro, com a emissão ocorrendo apenas na última sexta-feira, quando ele retornou ao Brasil.

Durante esse período, o Timão enviou um cronograma de treinos ao volante, mas afirmou não ter como garantir que as atividades estavam sendo cumpridas à risca. Importante lembrar que Martínez chegou a publicar vídeos de suas atividades físicas no início de janeiro, inclusive trabalhando com bola.

O atraso gerou incômodo interno no departamento de futebol, verbalizado pelo técnico Dorival Júnior em algumas ocasiões, em que relatou dificuldades para entrar em contato com o atleta e chegou a destacar a escassez de volantes com características mais defensivas no elenco, o que fez a ausência de José Martínez pesar ainda mais no planejamento da comissão técnica.

Após o clássico contra o Palmeiras, no último domingo, o treinador revelou em entrevista coletiva que Martínez havia se reapresentado ao Corinthians com dores no joelho, cuja gravidade seria medida em exames posteriores. O Martínez está no departamento médico, vai fazer um exame na segunda-feira para que a gente possa constatar realmente o grau da sua lesão”, explicou.

Em meio à lesão de José Martínez, o Corinthians encaminhou a contratação do volante Allan, de 28 anos, junto ao Flamengo . O clube carioca aceitou ceder o jogador por empréstimo de uma temporada, sem custos de transferência, desde que o time paulista assuma integralmente o pagamento dos salários. O acordo prevê ainda uma opção de compra ao fim do vínculo.

Veja mais em: Departamento Médico e José Martínez.

Confira mais novidades do Corinthians

97 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time
  • Comentários mais curtidos

    Wellington Silva #1.021

    O correto é rescinde o contrato e.

  • Corinthiano Raiz

    Justa causa e pau no gato
    E o certo é o Corinthians processar o pilantra

  • Publicidade

  • Todos os comentários (97)

    Marco B #421

    É óbvio que o mesmo fez besteira, o cara se machucou em rachão na Venezuela, agora surgiu um suspiro vídeo dele atuando em um jogo, não deve ser fácil a rescisão do Martinez senão o Corinthians já teria feito, porém se ele ficar deveriam ter uma conversa com ele para que os vencimentos se reduzam pela metade ou até menos até voltar a jogar e a partir daí se livrar dele pq é jogador encrenca, eu ainda gostaria que o Corinthians rescindisse já, porém sei que não é fácil e a prioridade é não Ferrar mais o clube com processos que podem fazer o clube pagar muito mais do que pagaria agora, os caras noticiam que se mandar embora agora economiza tantos milhões e daqui uns meses aparece um processo e o clube paga o dobro do que dizem que economizou.

  • Alex William #2.711

    LCA não é uma tendinite, o joelho perde estabilidade, no momento do atleta frear um movimento, então, é impossível acelerar a recuperação, e há inclusive risco de desenvolver fibrose no local da cirurgia, havendo necessidade de retornar ao médico para raspagem, é uma reabilitação demorada e que depende e muito do comprometimento do paciente em se recuperar, não somente do trabalho da fisioterapia, o atleta precisa estar muito focado na sua melhora funcional

  • Marcelinho Revoltado #2.158

    O conjunto de Lei Pele + CLT não permite que finalizem o contrato, uma vez que se feito será lesivo ao clube por acrescentar danos morais, e monte de coisa que advogados colocam sobrem + pagamento integral do contrato vigente.

    Outro ponto é, que médiante a gravidade é claro e nítido que se machucou fora do campo, as rompesse jogando pelo Corinthians no fim de 2025 ia cair em campo e não teria como passar despercebido.

    Soma isso ao fato de jogar em um campo de várzea, com pessoas visivelmente com chegadas e batidas intencionais que mostram no vídeo.

    Aí atrasa tudo isso no retorno tentando esconder joelho inchado e provavelmente começou um tratamento paliativo lá pra conseguir passar o pano aqui.

  • Wilson Junior #7.488

    A demora pela crise do país dele é até compreensível, sequestram o presidente do país, coisa que desestabiliza a nação inteira, mas voltar com ligamento estourado? Vídeos de pelada na várzea e TD mais! Gosto do Martinez, tecnicamente fraco mas raçudo, mas infelizmente ele pisou feio na bola, literalmente.

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X