Venha fazer parte da KTO
x

Post de lelØu no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Como o rapaz aí embaixo falou, é uma discussão que traz consigo várias opiniões diferentes.

Eu discordo quando você fala que Corinthians sempre teve times que agrediam.

Sempre tivemos times que jogavam com raça, mas o DNA puramente ofensivo já não. O final dos anos 90, além de ser exceção, foi um marco na história do Corinthians pois era um time muito qualificado tecnicamente. Deixou saudade em muitos torcedores que esperam um dia o Timão possa voltar a jogar aquela bola, aquele estilo pra frente.

De 2008 pra cá, esse estilo compacto do Corinthians nos rendeu muitas alegrias, e vejo que ótimos resultados ainda podem sair disso. Ganhamos tudo assim e temos espaço para continuar, então na minha opinião devemos continuar jogando assim.

em Bate-Papo da Torcida > Resposta ao artigo 'Chegou a hora de mudar? '

Em resposta ao tópico:

Quem se lembra de Corinthians 2x2 Real Madrid, como eu, discorda desse 'DNA Corintiano' retranqueiro descrito por Pedro Assis em sua coluna. O DNA do Corinthians é de um time aguerrido. Retranca é sinônimo de covardia, não de coragem. É abdicar de lutar pela vitória pelo medo da derrota.

P.s.¹: Deixo o link do jogo completo para quem não viu e para quem quer relembrar. (Basta fazer a inscrição gratuita e assistir. E não esqueçam de ler o texto do Assis (link na aba Coluna).

https://footballia.net/pt/jogos-completos/real-madrid-sc-corinthians Real Madrid vs. SC Corinthians 2000 | Footballia Real Madrid vs. SC Corinthians 2000 | Footballia Reviva o jogo completo Real Madrid vs. SC Corinthians de Group stage, matchday 2 da Club World Cup de 2000 celebrado em Morumbi (São Paulo) em Footballia footballia.net

Mano e Tite trouxeram escolas de solidez defensiva e transições harmônicas para o ataque. Não de retranca. Carille foi quem implementou a retranca pela dificuldade em estabelecer um padrão ofensivo sem afetar o desempenho defensivo. Fez o pôde. Faz o pode.

Então não me venha com essa de 'sou conservador' porque essa era da retranca, embora vencedora, NÃO É a característica histórica do clube. É a característica de Carille. Porque Mano e Tite, mesmo com a postura defensiva como padrão, souberam (e ainda sabem) balancear suas equipes. E as fecha totalmente quando necessário, não como via de regra. Carille ainda está em evolução nesse sentido. O jogo recente contra o Botafogo é um exemplo positivo.

Nós corintianos sempre tivemos times que brigavam pela bola e agrediam o adversário a todo instante. Seja na técnica, seja na raça. Para mim, since 1990. Sempre houve a mescla entra craques e caneludos. 2000, por exemplo, tínhamos João Carlos de zagueiro, ladeado por Fábio Luciano, para encarar Anelka, Raul e Sávio 'voando'. Enquanto no meio para frente tínhamos Rincón, Vampeta, Marcelinho, Ricardinho, Edílson e Luisão...

Logo, essa retranca é NOVA e para próxima temporada quero ver o ANTIGO, o verdadeiro DNA Corintiano. Isso sim é ser conservador.

Como ficou claro, sugestiono algo já considerado 'antigo', implantado em 1998 por Luxemburgo e mantido por Oswaldo nos anos seguintes, mas que continua atualíssimo (embora ambos os técnicos pareçam obsoletos).

Dois volantes tecnicamente completos no box to box (Rincón e Vampeta), dois meias armadores que caem tanto para os lados, quanto triangulam pelo meio com passes e inversões (Marcelinho e Ricardinho), um atacante de velocidade jogando atrás da linha do centroavante fazendo o pêndulo (Edílson) e um finalizador nato que possa fazer o pivô (Luisão e Dinei). Nada além de um 4-4-2 muito bem esquematizado que nos deu o primeiro título mundial.

Bem treinada nem é necessário ter as peças desse quilate para fazer essa formação funcionar. Tanto que, possivelmente, Carille tenha bebido dessa fonte para repetir (como um mantra) sua vontade de testar Clayson 'por dentro' (e não 'como meia', como muitos interpretaram). Com as devidas modificações ficaria (mais ou menos) como no board abaixo.

Fecho com a reflexão de que é preciso se lembrar de onde veio para saber o caminho certo para onde vai. Para isso é necessário amor e respeito pelas nossas raízes. Mais antigas e profundas do que pouco mais de um terço de década ou da nossas memórias recentes.

Saudações corintianas!

P.s.²: se escreve Mateus Vital. Sem 'h'. E não 'Matheus Vital', como apresentado no board. Abraços para Pasquale e Phellippe (seja lá como se escreva o nome dele), corretores automáticos do fórum.

Responder ao post do lelØu

Réplicas desse post

Foto do perfil de Vinicius

Vinicius 2.584 posts

@vinicius.reboucas1 em 29/08/2019 às 17:44

De 1990 até hoje, período em que posso falar com mais propriedade, sempre tivemos times que agrediram os adversários. A exceção é o atual de Carille, que se entrincheira em duas linhas de marcação a 10,15 metros à frente da grande área.

Antes disso já pega um pouco. A leitura nunca será suficiente até porque descreve aquela realidade sob o prisma de quem relata.

Mas enfim, quando digo 'agridem' não me refiro a ofensividade total e intensa por 90 minutos. Essa característica não é a nossa. O Corinthians sempre buscou vencer. Marcar gols. Às vezes aos trancos e barrancos, mas sempre em busca de espaços para trabalhar a bola no campo do adversário.

Ou seja, queria a bola e buscava finalizar o lance. Seja em um chute na lua dado por Neto (porque nem sempre eram precisos, ele excedia na força e mandava na arquibancada) ou em uma triangulação esquisita entre Ezequiel, Fabinho, Mauro, Tupãzinho ou Paulo Sergio até sair o gol.

E já que falei de 1990, é bom lembrar que Wilson Mano e Marcio Bittencourt não eram caneludos...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Julio Silva

    Elenco do SP está apostando quem chutará a bandeira novamente

    Última resposta há 3 segundos por SCCP Maciel

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gustavo Henrique

    Kayke

    Última resposta há 17 segundos por Gustavo Henrique

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Everton

    Do nada, Dudu fecha com Cruzeiro

    Última resposta há 24 segundos por Michael Avelar

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Moisés Moisés Alves Dos Santos

    Referente a Saída do Carlos Miguel

    Última resposta há 29 segundos por Moisés Moisés Alves Dos Santos

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gustavo silva

    TIC TAC, confirmado envolvimento de quadrilha na empresa que intermediou o patrocínio da VAI DE BET

    Última resposta há 38 segundos por Ricardo Oliveira

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Jornal inglês...

    Última resposta há 45 segundos por Clint Corinthiano

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Aparecido Nascimento Junior

    A pouca Paciencia da Fiel muitas vezes acaba com jogadores

    Última resposta há 59 segundos por Estéfano Soares

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de tassio da silva bastos

    Virou notícia boa, o que deveria ser comum e obrigação

    Última resposta há 1 minuto por fernandele dia chagas

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haaland Corinthiano

    Assistindo essa Eurocopa só pra torcer pelo Sylvinho

    Última resposta há 1 minuto por TERMINATOR T-800

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ml lou

    Meu mano Sylvinho é foda. É Albânia campeã da Euro

    Última resposta há 2 minutos por André Lescano

    1resposta

    acessar o tópico