Renan Free
Faz um tempo que não faço matérias aqui, mas me senti na obrigação de fazer esta com o que venho observando a tempos.
A ineficácia do Corinthians em utilizar as redes sociais a seu favor, porque digo isso? Temos uma torcida fiel que nas três principais redes tem:
SC Corinthians Paulista (Facebook) 11 milhões
@Corinthians (Instagram) 4.2 milhões
Corithians TV (Youtube) 1.2 milhões de inscritos
Obviamente os torcedores engajados costumam seguir duas a três dessas, e ai que vem o choque da ineficácia das redes sociais, pois mesmo com mais de 10 milhões de seguidores em suas redes, ele não consegue usar isso em seu favor:
O caso BMG é um caso tipíco da falta de força e também da falta de visão dos responsáveis por controlar elas, e digo porque: 'O Corinthians fez uma parceria audaciosa com o BMG. A cada cem mil contar abertas, o Corinthians ganha R$ 3 milhões' dizia seu Diretor.
Se trazermos para a realidade é uma baita oportunidade para elevar o valor do patrocínio sim, o que são 100 mil perto de 30 milhões? Ou dos mais de 10 milhões seguidores nas redes sociais? Só que a realidade é bem diferente, em 2020 até o mês de julho, foram abertas apenas 13 mil contas, sendo empurradas a 19 mil no dia de hoje, graças a campanha do 'BMG em preto e branco', mas porque não ter feito isso desde o começo do patrocínio?
Muitos torcedores se negam a abrir conta e se apegam no discurso do 'ah, não quero ajudar esse banco que ajuda o atlético mineiro' gente, esse é o pior discurso possível, o que o banco faz ou não faz, é problema dele, assim como o Corinthians faz o que bem entende!
PORÉM, eles têm um contrato assinado com o Corinthians, onde as contas abertas refletem diretamente no patrocínio do NOSSO CLUBE, ou seja, 100 mil contas, 3 milhões, 1 milhão de contas, são 30 milhões, a torcida pegou birra do Banco, mas o banco sempre foi claro e jogou limpo (foi quem divulgou o valor real do patrocínio) enquanto a Diretoria tentou omitir pra se sair grande, o Banco nunca faltou em nada com time, ainda ajudou a trazer (com seus interesses claro) o Luan, jogador que não custa barato.
Ah, e porque as redes sociais são ineficazes mesmo? Abrir uma conta la é de graça, você ganha um cartão personalizado, tem dezenas de vantagens como não pagar anuidade, ter um cartão de credito internacional, fazer transferências sem taxas entre outras coisas, e ai você faz uma autorreflexão, hoje você mantem e ajuda o Itaú, Santander, Bradesco, que seja, e isso te ajuda de que forma? Ajuda o clube de que forma? Esses bancos acima você paga transferência, taxas, anuidade, coisas que no MeuBMG pode não precisar, e ai abrimos o Facebook, o Instagram e você não vê a divulgação nenhuma do Clube para que você saiba disso, para que você abra conta, coisa que deveria ter pelo menos 1 vez por semana postagem falando dos benefícios, e lembrando, tudo isso aqui vale para o Fiel Torcedor, o CLUBE NÃO TRABALHA PARA VENDER SEUS PRODUTOS, o marketing do time é fraco, falho, e a impressão que dá é que é preguiçoso.