x

Post de Munir no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nenhum programa de torcida tem alta adesão.. Os maiores tem adesão de 150 mil a 200 mil. Números na base de milhão não existe.

O que vale é exposição na TV.. E o valor de exposição da marca na TV vale muito muito mais que 12 milhões ofertados... Deve ter algum estudo de valor de exposição mais atual.

O Bmg se aproveitou do amadorismo do marketing.

em Bate-Papo da Torcida > Patrocínio BMG é tão ruim assim?

Em resposta ao tópico:

Fala pessoal, tudo bem? Esse é meu primeiro tópico no fórum. Apesar disso meu intuito não é ganhar joinha, é provocar uma reflexão.

Será o patrocínio do BMG tão ruim assim?

Adianto que, antes de refletir os pontos abaixo, eu também não tinha aderido. Agora já abri minha conta.

Recentemente saiu no Meu Timão uma notícia com a comemoração das 60.000 contas abertas, e foi nessa notícia que parei pra analisar alguns números públicos.

  • Fiel Torcida: 30.000.000 pessoas (não paga nada pra ser torcedor do Timão);
  • Camisas oficiais vendidas em 2019: 1.900.000 (paga de R$150.00 a R$300.00 mangos);
  • Fiel Torcedor em dia: 75.000 pessoas (paga anuidade/mensalidade);
  • Conta BMG: 60.000 pessoas (não paga nada, ganha R$10.00 e investe R$20.00 no Timão)

Agora aos comparativos:

  • 1.900.000 camisas oficiais vendidas - o torcedor PAGA até 300 mangos pra vestir o manto, mas não investe cinco minutos abrindo uma conta. A cada 100 pessoas que PAGAM pra comprar camisa, apenas três delas abrem conta;
  • 75.000 pessoas no Fiel Torcedor - são 15 mil pessoas a mais do que as que abriram conta em quase dois anos de patrocínio. De novo, torcedor paga anuidade/mensalidade, mas não abre conta.
  • Aqui mais um dado interessante: apesar de ambos poderem ser assinados de qualquer lugar do mundo (Fiel Torcedor e Conta BMG), esse primeiro é mais atrativo aos torcedores de São Paulo, tendo em vista o privilégio de assistir jogos na arena. Então o torcedor Paulista adere ao Fiel Torcedor e não está aderindo à conta, ou ele também adere a conta e quem não está aderindo são os torcedores de outras regiões (estudo interessante pra diretoria);
  • 60.000 contas do BMG - contas que podem ser abertas em qualquer lugar do Mundo, não paga nada, GANHA R$10.00 e investe R$20.00 no Timão. Apenas 0.2% da torcida aderiu. Essa aderência sim que é ridícula, e não os R$20.00 por conta que todo mundo critica. 0.2% é surreal de ridículo.

Agora, imagina você, diretor de marketing, vê que a torcida COMPRA anualmente quase dois milhões de camisas (DESEMBOLSANDO, sei lá, até R$300.00 pila). Você não vê potencial nessa mesma torcida abrir uma conta SEM DESEMBOLSAR nada? Vislumbrando que UM TERÇO das pessoas que compram camisa (uma em cada três pessoas), abram conta: dá mais de R$12.000.000 para o Timão.

Sério que você culpa esse diretor por apostar na 'FIEL TORCIDA'?

Eu não estou aqui falando que esse é o melhor patrocínio da história, porém não é o pior: ele PODERIA render muito, mas a torcida não aderiu, e por essa falta de aderência, sim, o marketing tem culpa! Em fazer poucas ações, divulgações, descontos (poderia por exemplo oferecer um desconto de X% para quem abrisse conta poder comprar produtos oficiais no site), entre outros, ou seja, faltou agregar valor.

E o Corinthians foi pioneiro nesse formato de patrocínio, seguido por vários outros times, inclusive o 'poderoso' Flamengo de 2019 com o patrocínio do BS2. Por ser pioneiro, pagou o preço de não saber onde estava pisando e que não podia contar com ovo no ## da galinha (aderência da torcida). E antes que alguém fale que hoje o patrocínio do Flamengo é maior que do Corinthians e não precisa de ação da torcida e blá blá blá, Sim, está correto! O valor FIXO deles é maior que o nosso, mas nossa POSSIBILIDADE é muito maior. Além do mais, essa é a realidade do Corinthians e se você não quer participar de uma ação pra ajudar, você realmente só é um apoiadorzinho que paga caríssimo numa camisa pra sair bonitão por ai, mas não abre conta. Não tem nada de torcedor fanático ou FIEL.

Conclusão: a torcida só adere aquilo que ela sente que está de fato ganhando algo.

Na camisa, o torcedor pode vestir, tocar, tirar foto, postar em rede social, ir aos jogos, é de marca, ostentar...

No Fiel Torcedor, o torcedor tem benefício, privilégio, cadeira cativa, visita estádio, postar em rede social, etc...

Agora, a conta não tem valor. Torcedor já tem conta em outro banco, pra que abrir outra?

Mas suponha que você trabalha no Banco A que acabou de ser comprado pelo Banco B. Você só não vai ser mandado embora se você abrir uma conta no Banco B... Hum, aí você vai correndo, né?

Então, você que veio até aqui, no Meu Timão, pra reclamar da diretoria (que de verdade, é um lixo), mas entenda: seus xingamentos e comentários não vão chegar à diretoria, ou seja, não vão mudar nada. Ou você pode de fato contribuir com R$20.00, ajudar o Corinthians de verdade e assim, sim, promover mudanças?

Responder ao post do Munir

Réplicas desse post

Foto do perfil de Gearlem

Gearlem 178 posts

@gearlem.camargo em 22/08/2020 às 13:10

O patrocínio é sim muito ruim, eu abri minha conta lá no começo e já desativei porque os serviços do banco são bem fracos.

O acordo nunca foi explicado direito para o torcedor, primeiro se falava que era uma sociedade, que o clube partilharia dos lucros dessas contas, agora se fala que é um valor fixo por conta aberta. Ou seja, o banco paga uma mixaria para o clube e fica com um cliente que dará a ele muito mais lucro.

E o pior é ter que ver ainda torcedor comprando a ideia que o patrocínio é ruim por culpa da torcida.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Fala Timao

    OFF - Tem que privatizar os Correios

    Criado há 57 segundos por Fala Timao

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas ¨

    Primeira intervenção judicial saiu. é para glorificar de pé

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno

    Vai esperar ser rebaixado?

    Última resposta há 2 minutos por Thiago Augusto

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 2 minutos por Carbone Artilheiro

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Colômbia x congo

    Última resposta há 2 minutos por Carbone Artilheiro

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 3 minutos por Testomaster da Fiel

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Marcelo paz falou uma bobagem gigantesca que mostra porque a gente não vai sair do buraco financeiro

    Última resposta há 4 minutos por Jeffevski

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 5 minutos por Carlos Luis Filho

    58respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 5 minutos por CORINTHIANS DA SILVA

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de LEANdrO D OlivEirA

    OFF:Urgente:intervenção judicial no Vasco e Pedrinho afastado!

    Última resposta há 7 minutos por Lucas Fogo

    12respostas

    acessar o tópico