Venha fazer parte da KTO
x

Post de manuel no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Precisa da mais oportunidade pra molekada.tao representando

em Análise dos jogos > Análise tática do jogo Corinthians x Internacional - não conseguiram...

Em resposta ao tópico:

As surpresas foram muito expressivas. A escalação de Matheus Davó, Inter perdendo do jeito como perdeu, Galhardo expulso...nesse jogo teve de tudo um pouco. A entrega foi grande...e vou explicar o por que de tamanha entrega. Alerta de spoiler: podem ter certeza de que não foi por qualquer coisa não!

Com olhos analíticos, vamos olhar e entender essa partida truncada e extremamente tática. Era sabido que explorar um time como o Inter, por mais falho defensivamente que eles sejam – isso eu expliquei, de forma muito subliminar, no último artigo que escrevi, na qual menciono o empate de 2 a 2 contra o São Paulo. Foram essas falhas que Mancini observou e fez valer a pena. Vamos ao jogo.

PRIMEIRO TEMPO

Os primeiros 10 minutos foram de pressão do Inter: teve 64% de posse de bola. Teve um chute do Otero, um impedimento do Davó que não houve e nada mais do Corinthians. Depois o Éderson, numa jogada de lateral, se infiltra na área, mas o Lomba pegou. Depois o Corinthians começou a ficar um pouco menos tímido, mas sempre que possível o Inter tentava contra-atacar diante das descidas do lateral e volante.

Dos 15 em diante o Corinthians passou a dominar mais e se aproximar ao ataque, oferecendo alguns lances interessantes. Houve dois lances em que Ramiro ou Éderson se aproximaram pra chutar com perigo, mas apareceu um zagueiro ou lateral. OS dois times passavam lento, o que facilitava a roubada de bola. Aos 27 do segundo tempo, num rebote, Éderson manda uma bola quadrada para o Ramiro, que perde a bola pra um ladrão e se não fosse o zagueiro o Corinthians teria tomando um gol.

E aí Davó, num contra-ataque, foi extremamente afobado e, no medo de perder a bola dos dois zagueiros, provavelmente quis encobrir mas simplesmente recuou para o goleiro! Até aquele momento, ele pôde passar apenas 6 vezes.

Mas aí não é que o Davó fez gol?! Num contra-ataque, novamente pela direita, Cazares chapelou um e cruzou de 3 dedos para ele, uma bola bastante difícil pra chutar, mas ele chutou de primeira, quase errando, mas matando o goleiro, para a ira do técnico Coudet! Após o gol, Internacional cruzaria com perigo, mas os zagueiros estavam afinados e tiraram a bola; Otero, na linha de fundo à esquerda, escorregou duas vezes mas conseguiu proteger e tirar a bola. O curioso é que o Inter tinha mais de 60% de posse de bola, mas nem parecia, uma vez que o Corinthians era bem incisivo, atacando pelos dois lados e na defesa se postava numa linha de 4 e outra de 5, ou o contrário (devido ao Xavier sendo líbero) ou duas linhas de 4 mesmo dependendo da situação. Acho que o analista Jow concordaria que o Timão possui claramente o princípio do futebol total semelhante ao Johan Cruyff.

Vocês podem ver nos mapas de calor do primeiro tempo o quanto o Corininthians jogou mais pelos lados, com Ramiro, Otero e Éderson. Observe que Ramiro e Éderson jogaram como meias mesmo, deixando Xavier como o único volante. Ramiro, Cazares e Xavier foram os melhores da partida porque foram os principais articuladores, e Ramiro recuou muito bem e bastante seguro.

SEGUNDO TEMPO

O Internacional criou um perigo gigante numa caneta do Patrick na linha de fundo em cima do Fagner e cruzando rasteiro, mas Gil tirou o enorme perigo e Ramiro completou o bicão. Mais tarde, aos 6 minutos, Patrick tentou fazer a mesma coisa com Ramiro, mas este foi muito seguro e tirou a bola.

E Fábio Santos mostrou a que veio: aos 12 minutos, numa jogada de lateral, ele acredita na bola e consegue tocar de carrinho para evitar a roubada de bola ou lateral do Inter e sobra pra Cazares, que cruza pra Davó mas Lindoso consegue tirar bisonhamente num mustela putorios furo, o furão, que incrivelmente deu certo!

Ainda assim o Inter pressionou bastante, sufocando o meio-campo do Timão. Uma coisa que foi percebido é que, quando Ramiro não recua, Fagner não consegue acompanhar o Patrick. E o próprio Ramiro, num contra-ataque, cruzaria para o Davó em seu último lance, que não conseguiu pegar por causa de um toquinho do zagueiro. Ele sairia em seguida aos 20 minutos para Natel entrar.

E o absurdo do jogo foi ver o juiz dando cartão para o Cazares porque ele não saiu pra ser substituído do lado que o juiz pediu...SENDO QUE O CARA ESTAVA NO MEIO DO CAMPO! E Luan entraria em seguida.

E aí o lance do choque entre Ramiro e o goleiro, depois saindo o gol, que o juiz apontou para o meio marcando mas um segundo depois validando o gol...e na minha opinião, se tivesse que dar alguma coisa caso não fosse o gol, seria pênalti!

Depois só deu Internacional, atacando constantemente pelo nosso lado direito com Patrick, às vezes congestionando o lado esquerdo.Mas ainda assim o Corinthians defendia muito bem com suas linhas defensivas, com Ramiro, Éderson e Xavier sendo extremamente precisos e os zagueiros firmes. A blitz não surtia efeito devido as linhas bem postas. O que me irritou, no final, foi Cássio fazendo cera no finalzinho, pedindo pra tomar cartão e ainda debochando.

E antes que culpem o Luan pelo gol perdido no finalzinho, lembrem-se de que a bola do Gabriel veio num baita cruzamento viva-são-joão e ele tinha que pensar no goleiro vindo. É muito difícil dominar daquele jeito, principalmente depois daquele pique.

RESUMO DO JOGO

- O Corinthians, apesar de ficar só na defesa, tocou mais bolas no meio-campo. Foram 42 bolas na defesa, 177 no meio-campo e 137 no ataque. 261 passes foram para frente, 91 atrás, 191 na esquerda e 163 na direita.

- Matheus Davó foi quem chutou mais a gol: 3 vezes. Otero chutou 2, Ramiro, Cazares e Fagner 1 cada...e apenas Davó foi quem chutou dentro da área: no gol. Além deste, mais dois chutes foram a gol e 4 fora. Dos 12 passes, Davó acertou apenas 6.

- O mérito está nas interceptações: 19 do Corinthians. Éderson desarmou mais com 4 Gil e Fagner 3, Marlon e Otero 2 e Ramiro e Fábio Santos com 1.

- Éderson, com 8, e Otero, com 6, foram o que mais perderam bolas. Isso porque foram extremamente visados para serem roubados. Um detalhe é que ¾ das bolas perdidas do Corinthians foram na zona de ataque.

CONCLUSÃO

O time que não perdia há 7 jogos perdeu com um gol de um jogador que muito provavelmente entrou pra ser queimado, por ordem da diretoria. Quando escalou o Davó, eu disse: ANHÃ?!?! Mas eu sabia que ele era um ponta direita que fazia a transição para a esquerda e também como segundo atacante ou falso 9. Segundo Mancini, Davó era o mais próximo do Gustavo Mantuan. Fazia sentido, realmente...mas para quem há tempos não joga e nem era terceiro reserva, entrar de titular foi um susto...que deu muito certo, para a consternação do presidente!

Por que eu disse que “entrou para ser queimado”? Porque ele tocou a bola apenas 22 vezes e passou a bola apenas 12 vezes, errando metade, ou seja, dos titulares foi o que menos recebeu bolas! E esse filme eu já vi mais de uma vez. Não estou dizendo que Davó é gênio, mas já vi acusarem quem não deveria ser acusado. E falando em acusarem quem não deveria ser acusado, eu me pergunto...lá com os meus botões: cadê os críticos do Ramiro, hein?! Sumiram na braquiara!

Vágner Mancini ressaltou a importância do Luan, dizendo o quão valoroso ele é. Luan, de fato, tem muita qualidade, e enfim foi mostrado qual é a posição dele de fato: como meia-atacante ou falso 9. Como foi dito, não considero uma falha absurda dele no gol perdido, uma vez que a bola veio muito difícil de ser dominada e pouquíssimos conseguem fazer isso.

O curioso é que Mancini disse que notou falta de cobrança entre os jogadores. Isso reforça que, realmente, medalhões estavam acomodados e exigentes. E quando souberam da carta branca para alterar o time, com certeza o vestiário entrou em polvorosa...coisa que surtiu efeito nos medalhões covardes. Outro mérito dele está no seguinte: observem no último mapa de calor que o Corinthians só sufocou bem porque ele adiantou a marcação no meio-campo! Se vocês fizerem um retângulo cuja metade da base é no meio do campo e suas alturas exatamente nas metades entre o gol e o meio do campo, é exatamente onde o Corinthians sufocou o adversário - e esse foi o trunfo do Mancini!

O time lutou muito, jogando muito, todos foram muito bem. E com dedo do técnico. As mudanças que ele fez – segundo as notícias, GRAÇAS A DEUS, agora com carta branca do presidente para tirar qualquer um do time – foram extremamente significativas. Deixando o clubismo de lado para olhar com olhos analíticos, não dava pra jogar com Everaldo ou Natel justamente porque eles não conseguem recuar com perfeição, são bons para atacar mas péssimos para recuar. E Luan pelo mesmo motivo. E ficou provado que podemos jogar sem centroavante.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do manuel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Gilberto Alves

    Gostei demais dessa escalação, só de não ter Cássio e Hugo já vamos jogar com 11, ao invés de 9..

    Última resposta há 0 segundos por Juliano Cesar

    113respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost

    Safagner não renova

    Última resposta há 41 segundos por Disruptivo

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CORINTHIANS TIMAO

    Espero que o Carlos Miguel tenha sequência independente do resultado do jogo contra o florminenC...

    Última resposta há 53 segundos por Isabel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de gabriel da silva oliveira

    Diego palácios

    Última resposta há 1 minuto por Effenberg Mota Bandeira

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    CNN internacional escolhe foto Corinthiana como a melhor

    Última resposta há 1 minuto por Corneteiro

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Math LHP

    Alô turma do fora Cuca

    Última resposta há 2 minutos por Ling Marcel

    46respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Terminator

    Cemitério de jogadas não é titular domingo eeu fico triste

    Última resposta há 2 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Vinicius

    A notícia vazada do Fagner mostra a várzea que virou nosso clube

    Última resposta há 2 minutos por Julio Cesar Araujo

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fora Sonegador

    Esperei tanto por essa notícia

    Última resposta há 3 minutos por viviane Morato da Silva

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Assiste aí maior jogador da história depois do Pelé

    Última resposta há 3 minutos por fk7

    3respostas

    acessar o tópico